Tenho depressão e baixa autoestima porque tenho defeitos como timidez. Devo parar de me preocupar com

10 respostas
Tenho depressão e baixa autoestima porque tenho defeitos como timidez. Devo parar de me preocupar com isso, pois não se deve julgar ninguém por um defeito pelo qual a pessoa não tem culpa?
Como a colega bem salientou, a timidez e a introversão são características da personalidade, modos de adaptação ao mundo. A atribuição de valor (se é uma virtude ou defeito) vem do tipo de sociedade em que vivemos. Ela não é em si um defeito. Se isso afeta sua vida de modo geral (em forma de depressão, por exemplo) é interessante procurar ajuda especializada: um psicólogo.

Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia! Primeiramente acredito que você não deva considerar sua timidez um defeito e sim uma característica da sua personalidade. Creio, então, que seja interessante você procurar um psicólogo para trabalhar as questões de sua timidez, buscando em suas experiências as possíveis causas para o desencadeamento de uma possível depressão, e desenvolver possíveis formas de aumentar sua baixa autoestima.
Olá,
Todos nós temos tantas inseguranças não é mesmo? quem não as tem? Não é defeito! Nem existe um culpado para isso! Mas se existe algo a incomodando e te impedindo de ser o que você gostaria de ser, talvez seja o momento de buscar ajuda! Se você acha que este é o caso, nós psicólogos estamos preparados para te ajudar!
Um abraço,
Thais.
Além do que foi dito pelos colegas a timidez não é defeito, mas característica da sua personalidade, se incomoda a ajuda de um psicólogo é fundamental para conseguir lidar melhor com essa característica. Quanto ao fato de dizer que tem depressão, este é um diagnóstico feito por um psiquiatra ou ideia sua ou que alguém lhe disse?
Se este for o caso vale a pena também passar por uma consulta com psiquiatra e se necessário será indicado um tratamento, o que contribuirá para melhora do quadro.
Voce pode e deve se ajudar procurando uma psicoterapia onde poderá elaborar essas questões e promover mudanças significativas para uma melhor qualidade de vida.
Estou de acordo com o profissional Danilo Alves da Cruz, e faço minhas as suas palavras...Nenhum indivíduo é igual ao outro, comparar se com alguém, não te traz sua própria individualidade e muito menos te traz dignidade.
Indo no sentido dos colegas acima, a psicanálise parte de uma análise estrutural do sujeito, para que possamos nos orientar. Mas em análise o sujeito terá a oportunidade de análisar seu posicionamento diante disso. É preciso falar do que nos angustia, nos incomoda poder rever nossa posição nisso. Analisando o significante autoestima, será que se trata disso no seu caso. Ou como que introjetamos valores sobre nós? É preciso análisar isso.

Lembrei-me de Mario Sá de Carneiro:

Eu não sou eu nem o outro
sou qualquer coisa de intermédio
pilar da ponte de tédio
que vai de mim para o Outro
Veja sua timidez como parte importante de sua personalidade. Mas se você percebe como ela afeta a sua vida de maneira significativa saiba que possivelmente você consiga desenvolver outras habilidades suas que minimizem os efeitos da timidez. A baixa autoestima também pode reforçar os efeitos dela. Se você pretende conhecer mais sobre isto estou a sua disposição!
Primeiramente, voce tem de gostar de si própria, e aceitar-se como é, e buscar se conhecer, saber quem é, quando souber quem voce é, não vai mais se preocupar com que as pessoas pensam de voce.
Talvez se sente insegura de si própria, por isso, é importante buscar se conhecer....saber quem é, buscar sempre sua autenticidade.
Isso voce pode conseguir buscando ajuda de especialista. (Psicólogo)
Entendo a depressão como a volta ao útero. Via de rega, o útero é um lugar agradável onde tudo funciona muito bem para o bebê. O indivíduo, quando não aguenta o externo, se volta para dentro de si para, se tiver ferramentas, buscar as respostas dos por quês. Todos nós em alguns momentos da vida voltamos e iremos voltar para dentro, porém quanto mais intensa for a depressão maior e melhor é o que precisa ser entendido.
A timidez, todos temos um pouco, como colocaram os colegas, mas associe depressão com timidez.
Uma análise poderá lhe dar ferramentas para entender e encontrar uma saída para essas questões.
Boa sorte.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.