Tenho depressão e tomo, diariamente, um dosagem baixa de dois anti-depressivos (tarja vermelha) há

12 respostas
Tenho depressão e tomo, diariamente, um dosagem baixa de dois anti-depressivos (tarja vermelha) há alguns meses. Estava me sentindo bem, mas ultimamente parece que os medicamentos não estão mais fazendo efeitos. É possível isso acontecer? O organismo pode se acostumar com uma dosagem?
Algumas pesquisas tem demonstrado que medicamentos contra depressão sem psicoterapia não são tão eficazes quanto os dois tratamentos associados. No início, os antidepressivos sozinhos funcionam muito bem. Mas, como a depressão é um transtorno persistente, caracterizada por um estilo de pensamento que não contribui para a melhora das emoções, dependendo da situação que ocorra com o paciente, ela pode retornar. Com isso, talvez seja necessário trocar ou aumentar a dosagem da medicação à critério do médico psiquiatra.

Bom dia. Existe a possibilidade do organismo ter se acostumado com o medicamento. Neste primeiro momento, é importante que você procure seu médico para reavaliar o seu tratamento, precisando mudar a dosagem ou até mesmo o medicamento. O tratamento da depressão precisa vir acompanhado da psicoterapia, pois, esta irá trabalhar as causas que estão originando esses sintomas, o que é tão importante quanto a medicação. Espero ter ajudado!
Para tratar a depressão recomendamos psicoterapia em conjunto aos medicamentos.
Dificilmente se tem êxito no tratamento de depressão sem a coexistência de tratamento psicológico. Sugiro tratamento com terapia cognitivo comportamental e EMDR Brainspotting. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Sim, pode acontecer do organismo ter se adaptado à dose inicial. Para te responder mais especificamente, precisaria saber :
- Há quanto tempo faz uso das medicações nessa mesma dosagem ?
- Quantas consultas já foram realizadas com o médico que prescreveu a medicação ? Há quanto tempo se trata com esse mesmo médico ?
- Que outras medicações já tomou ? Por quanto tempo ?
Já fez outros tratamentos anteriormente ?
Na ausência dessas informações, fica impossível te esclarecer a dúvida de forma eficaz.
Sim, alguns medicamentos podem não fazer mais o mesmo efeito depois de algum tempo, pois o organismo fica tolerante ao medicamento. Nesse caso, é importante que você faça uma reavaliação com seu médico, pois o mesmo pode aumentar a dose ou trocar o medicamento, ele fará os ajustes necessários. Não esqueça que para o tratamento ser eficaz, sua psicoterapia tem estar em dia também, pois só o medicamento não funciona.
Olá, existe um mecanismo chamado tolerância que reduz gradativamente os efeitos de um medicamento no organismo. Dentro de um tratamento de uma depressão, e também de outros transtornos de origem psicológica, são realizados para que haja estabilização no quadro para trabalhar outras questões psicológicas que estejam retroalimentação o ciclo do transtorno. Por isso é importante que este período de melhoria seja acompanhado juntamente com um psicólogo para trabalhar estratégias que interrompam o ciclo disfuncional do seu quadro. Caso já esteja em psicoterapia, verifique também com o seu psiquiatra se há possibilidades de outras combinações medicamentosas mais assertivas.
Pode acontecer do organismo se acostumar com o medicamento,você precisa procurar seu medico para que ele reavalie o tratamento medicamentoso,as vezes precisará mudar a dosagem ou até mesmo de medicação.
Vale ressaltar que o tratamento da depressão ou de qualquer outro transtorno precisa vir acompanhado de psicoterapia,pois a medicação trata dos sintomas e a psicoterapia irá trabalhar as causas que estão dando origem aos sintomas, assim melhorando sua qualidade de vida.
Qualquer coisa, estou a disposição! Espero ter ajudado!Fique bem!
Ola , bom dia , é muito comum termos que ajustar a dose das medicações , as vezes a dose mínima ou doses baixas não são suficientes e temos que ajustar a dose , uma outra questão é que os trabalhos que compararam associação de doses baixas de antidepressivos com monoterapia nao mostraram eficácia desta estratégia , aparentemente usar um único antidepressivo em doses maiores poderia ser mais eficaz que doses baixas de dois ou mais , seria interessante relatar essa piora pra seu psiquiatra para ele poder ajustar a medicação , grande abraço.
Olá. É importante que você esteja sempre em contato com o seu psiquiatra, para que os ajustes necessários na dose ou no tipo de medicamento sejam feitos. Mas é importante lembrar que um acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista é fundamental para que você possa ter uma maior compreensão sobre como lidar com as questões relacionadas à sua depressão.
É possível. De todo modo, confio que seja fundamental você aliar o seu tratamento com a psicoterapia.
Acredito em uma perspectiva que percebe os sintomas, como a depressão, relacionado à saúde, ou seja, ele está ai para alguma coisa. Normalmente os sintomas nos ajudam a lidar com algo que está difícil. Tem um fundo emocional, relacionado à sua história, experiência de vida e relações que precisa ser olhado. Olhando e cuidando terapeuticamente do sintoma é possível sair dele.
olá.
Sim é possível que o organismo se acostume com a medicação, mas para saber se é só isso e não a recorrência das questões que te levaram a depressão é preciso saber se você iniciou a terapia no mesmo período que a medicação. Se não procurar descobrir a causa da depressão através da terapia, talvez você sempre fique com essa sensação depois de algum tempo de medicação, por isso é ideal que tome a medicação em conjunto com a terapia.