Tenho diabetes tipo 2 e tomo Glifage xr 500 e Glixanbe, Hoje minha Glicemia deu 148 em jejum, precis

2 respostas
Tenho diabetes tipo 2 e tomo Glifage xr 500 e Glixanbe, Hoje minha Glicemia deu 148 em jejum, preciso tomar insulina? Que dose?
Boa noite,
Você deve procurar um Endocrinologista, para que o especialista avalie se já é necessário ou não o uso da insulina, esse profissional consegue avaliar como está sua função pancreática e até mesmo associar outros medicamentos para melhorar seu controle glicêmico se for necessário.
Att

Entender sua preocupação com a glicemia de jejum de 148 mg/dL enquanto está sendo tratado para diabetes tipo 2 com Glifage XR 500 e outro medicamento é um passo importante na gestão da sua condição. A questão de se você precisa iniciar a terapia com insulina e qual seria a dose adequada é complexa e depende de uma avaliação cuidadosa de vários fatores relacionados ao seu tratamento e saúde geral.

A decisão sobre a introdução da insulina em pacientes com diabetes tipo 2 não se baseia apenas em uma única medição da glicemia, mas sim em uma avaliação abrangente que inclui a eficácia do tratamento atual, o controle glicêmico ao longo do tempo, indicado por medidas como a hemoglobina glicada (HbA1c), e a presença de sintomas ou complicações relacionadas ao diabetes. Além disso, considera-se a adesão ao plano de tratamento atual, incluindo a medicação e as recomendações dietéticas, bem como a possibilidade de ajustar as doses dos medicamentos atuais ou adicionar outros tratamentos antes de recorrer à insulina.

O Glifage XR, uma forma de metformina de liberação prolongada, é frequentemente utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 por sua capacidade de reduzir a produção de glicose pelo fígado e melhorar a sensibilidade à insulina. A decisão de adicionar insulina ao seu regime de tratamento é uma consideração séria que requer uma discussão detalhada com seu médico, levando em conta sua saúde geral, histórico médico e qualquer outro fator relevante.

Se a sua glicemia de jejum continua acima do alvo desejado, apesar do tratamento atual, é essencial conversar com seu médico sobre as próximas etapas. Seu médico pode sugerir uma série de estratégias para melhorar o controle da glicemia, que podem incluir ajustes na dieta, aumento da atividade física, ajustes na medicação atual ou a introdução de novos medicamentos. A terapia com insulina pode ser considerada se outras estratégias não forem suficientes para alcançar o controle glicêmico desejado, mas a decisão de iniciar a insulina, bem como a escolha da dose, deve ser personalizada e baseada em uma avaliação cuidadosa de suas necessidades específicas.

É importante lembrar que o manejo do diabetes é um processo contínuo que requer monitoramento regular e ajustes no plano de tratamento para refletir as mudanças em sua saúde e necessidades. Trabalhar em estreita colaboração com sua equipe de saúde é crucial para garantir que você receba o cuidado mais eficaz e personalizado possível.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.