Tenho dificuldades em lidar com o tempo, tenho duvidas sobre a faculdade que escolhi e o futuro me assusta

10 respostas
Tenho dificuldades em lidar com o tempo, tenho duvidas sobre a faculdade que escolhi e o futuro me assusta muito. Tenho muitos medos e às vezes o fato de pensar no dia de amanhã me faz ter ataques de choro. A terapia cognitiva comportamental é indicada pro meu caso? Se não, qual seria?
Existem muitas outras abordagens psicoterapêuticas.
Algumas mais apropriadas a determinados sintomas e diagnósticos que outras.
Em se tratando das suas dificuldades e dúvidas, tão inerentes a todos nós, como respondeu o Psicólogo Luiz Paulo Milani, todas as formas terapêuticas de auxílio são válidas. Cabe a você experimentar e escolher com qual profissional e qual técnica se identifica mais.
Caso prefira algo mais pontual, não considerando em primeiro instante todos os cofatores relacionados ao seu sofrimento, você pode buscar alguém que tenha mais habilidade em trabalhar a depressão e a ansiedade.
Boa sorte!

Sempre haverá dúvidas em nossas escolhas. É algo inerente ao ser humano e a existência. O que de fato cabe a nós é questionar sobre essas dúvidas, quero dizer, o que nós estamos fazendo perante esse problema e como pensamos sobre ele.
Todo tipo de psicoterapia pode ser útil. Experimentar é uma ótima forma de descobrir.
As dúvidas sobre a vida profissional e temores quanto ao futuro são comuns e bem características de uma transição do ciclo vital. A ansiedade e as crises de choro são algumas das manifestações emocionais que podem estar envolvidas nessas situações.
Na presença de um sofrimento psicológico associado a questões emocionais, interpessoais e de crises ou transições inerentes ao ciclo vital, a psicoterapia costuma ser uma intervenção bastante benéfica, pois permite ampliar a consciência sobre o que se vive e adotar diferentes perspectivas que podem atenuar o sofrimento e ajudar você a tomar atitudes que tragam maior bem estar.
A terapia cognitivo comportamental pode ser uma boa opção, pois as evidências científicas apontam ótimos resultados dela para problemas relacionados à ansiedade, além de ser uma abordagem que envolve construção de novas habilidades para um enfrentamento mais efetivo dos desafios que se apresentam nos diversos momentos do ciclo vital.
Nem sempre "todas" as abordagens terapêuticas trazem boas respostas. Em algumas ocasiões, algumas abordagens e profissionais pioram as coisas.
Um exemplo clássico disso foi o que aconteceu na década de 80 nos Estados Unidos. Naquela época acreditava-se que todas a vítimas de traumas e catastrofes deveriam ser estimuladas a narrarem minuciosamente os fatos ocorridos em uma técnica chamada "debreifing". Foram criadas verdadeira forças tarefas para disseminar essas técnicas em situações de catastrofes, or exemplo.
Ao estudar o resultado do debrefing precoce às vítimas de trauma, constatoou-se que quem se submetia a essa técnica esta pior, depois de dois anos em comparação aos que não receberam tratamento algum.
Sugiro que você procure sempre por terapeutas que utilizem técnicas empiricamente respaldadas e que meçam seus resultados através de objetivos terapeuticos claramente explicitados no início da terapia.
Só para contrariar os meus colegas: pelo que você conta na sua pergunta, falta-lhe autoconfiança. Apreender autoconfiança de maneira planejada, com resultados antecipados, pode tentar. Se perder paciência, lembre-se que o assunto é profundo, diz respeito à personalidade toda. Falando como psicoterapêuta humanista e psicanalista, quero destacar o que acontece numa terapia bem sucedida: É como se você avançasse de costas. Você vê só o que você já passou. Não dá para antecipar nem medir. No diálogo com @ terapêuta você fala de qualquer coisa e el@ te ajuda entender você mesm@, mas sem tarefas. Com o tempo você percebe que ficou mais forte, com menos preocupações, com mais respaldo mental para agir e perseguir projetos. É uma aprendizagem indireta.
Tais dúvidas que te causam o sentimento de medo em relação ao futuro são a manifestação superficial de questões latentes que, talvez, não estejam muito claras para você. Qualquer que seja a perspectiva, desde que bem respaldada e endossada por um bom profissional, deve te fazer despertar para tais questões e, a partir daí, você talvez tenha um vislumbre de que caminhos tomar. Espero ter ajudado.
Concordo com o colega acima Dr. Fábio e acrescento: se você está tendo dúvidas sobre a escolha profissional, faça um teste de orientação vocacional ou profissional pode lhe ajudar muito.
Dúvidas relacionadas ao futuro e à dificuldade de organização são temas que podem ser muito bem trabalhados em qualquer psicoterapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma ótima abordagem para tratar de problemas como esses, já que ajuda a ampliar a sua perspectiva acerca da sua situação de vida atual e das possibilidades que estão por vir. Além disso, a TCC poderá te auxiliar no aprendizado de novas habilidades que servirão como base para diminuir o seu sofrimento e te ajudar a tomar decisões positivas.
Olá. Existem várias formas de psicoterapia que podem ajudar. Cada uma possui uma característica particular na sua forma de compreender o sofrimento humano. O mais importante talvez não seja você se preocupar se esta ou aquela será a mais indicada para o seu problema, mas sim encontrar um profissional com quem você se sinta à vontade para falar sobre as suas questões.
O futuro é algo incerto. Vivemos num tempo em que tudo parece ser líquido, o que é hoje pode não ser mais amanhã. As carreiras profissionais entram também nessa lógica. Criatividade, empreendedorismo, auto-confiança, networking tudo isso é fundamental nos dias de hoje. Isso tudo pode não ser necessariamente negativo. Suas questões parecem trazer uma angústia frente a algo que não sabemos e não controlamos, mas o que de fato controlamos? O processo terapêutico pode ser muito interessante para que você tenha uma oportunidade de se escutar, de compreender os modos pelos quais se vê, onde "trava" e o quê a faz "travar". A escolha da abordagem a meu ver tem muito mais a ver com o estabelecimento de uma relação de confiança com o profissional do que com uma dada linha teórica. Em outras palavras, o mais importante é que você se sinta acolhido(a).