Tenho distonia cervical. Este ano comecei a tratar com botox com 200UI e a cada aplicação aumenta 50UI.

3 respostas
Tenho distonia cervical. Este ano comecei a tratar com botox com 200UI e a cada aplicação aumenta 50UI. A próxima será de 350UI. Até agora não senti nada de melhora. Somente se tomar rivotril e akineton melhora um pouco. O fato de não melhorar com botox significa que o diagnóstico está incorreto?
Bom dia
O tratamento das distonias cervicais é dificil e desafiador ao injetor.
Acredito que em casos de aumentos progressivos de doses sem resultados deve ser pensado primeiramente se foi realizado a seleção adequada dos grupos musculares. Pois como podemos ver na literatura médica a melhora da dor ocorre em 90% dos casos por tempo médio de 92 dias.
O conhecimento das distonias vêm mudando vem mudando com o tempo e principalmente após um estudo de 2011 feito por Reichel foi observado uma maior variedade de padrões de distonias cervicais (antes 4 e agora 10). Com músculos de camadas cervicais profundas e muitas vezes não abordados.
Para finalizar se um músculo está atingido pela distonia e você não tratou ou mesmo pensou nele você pode aumentar as doses que não terá boas respostas.

A toxina botulínica é o medicamento de primeira escolha no tratamento de distonias cervicais. Alguns fatores podem.estar envolvidos com a falha terapêutica como a dose determinada para cada músculo, a seleção adequada dos músculos tratados, a diluição e manipulação do medicamento, a forma de armazenamento do medicamento . Converse com seu médico a respeito e de preferência busque profissionais com experiência no uso terapêutico da toxina botulínica.
Olá! O fato de ainda não ter respondido não quer dizer erro de diagnóstico não.Uma das regras do tratamento com Toxina Botulínica é: comece devagar e vá devagar. Ou seja, em uma primeira aplicação a dose normalmente é baixa pois não sabemos como aquele paciente responde. Cada organismo tem uma resposta. Eu tenho tanto paciente que aplico 200 como 500(dose alta). Aos poucos vai chegando na sua dose ideal. Lembrando que a seleção dos músculos corretos é fundamental .
Um grande abraço
Dra Sara Casagrande