tenho dor no punho (pratico artes marciais que exigem esforço na região) mas no laudo da RM consta

3 respostas
tenho dor no punho (pratico artes marciais que exigem esforço na região) mas no laudo da RM consta que não há nenhuma anormalidade. É possível ser uma tendinite ou artrite mesmo que, segundo o laudo, as estruturas tendíneas tenham aspecto preservado?
As dores no punho podem ter origem articular( artrose ou artrite) ou extra-articular( tendinites) que são mais comuns. A maioria dos casos de tendinites são desencadeados por movimentos repetidos ou excesso de carga. Nem sempre a lesão aparece no exame de imagem, como a ressonancia, pois podem ser quadros mais leves e autolimitados que não geram muita inflamação ou melhoram logo apenas com repouso. Então, para uma melhor análise do quadro o reumatologista consegue analisar estes casos, de acordo com a história clinica e exame físico, onde há divergência entre o quadro e o exame de imagem e fazer um diagnóstico correto.

Sou faixa preta de Taekwondo,e estas dores podem ocorrer após os treinamentos.A RM mostra tendinite em 90% dos casos.Portanto em 10% existe a tendinite e o exame não mostra .Para se fazer o diagnóstico de artrite ,e´preciso haver inflamação na articulação.Se as dores persistirem,marque uma consulta com um reumatologista.
Quando as dores se tornam crõnicas é mais difícil a sua recuperação.,
Olá, as dores no punho podem sim estar ligadas diretamente ao esforço local durante o esporte conforme colocado. Mas não podemos descartar a possibilidade de tendinite, visto que em fase inicial pode haver uma discrepância entre os exames complementares de imagem e a avaliação clínica do médico assistente. Porém para melhor avaliação é preciso conhecer com riqueza de detalhes toda história clínica do paciente, como a idade, rotina de trabalho / exercícios, movimentos repetitivos, início dos sintomas, se melhora com alguma medicação entre outros. Para assim poder conduzir o tratamento de forma mais adequada.