Tenho endometriose há dez anos, faço uso do mirena há seis anos, todos dizem que o mirena dura cinco

2 respostas

Tenho endometriose há dez anos, faço uso do mirena há seis anos, todos dizem que o mirena dura cinco anos, mas minha médica diz que posso continuar com ele até sete anos que irá continuar a fazer o efeito contraceptivo! Devo tirar ou posso continuar por mais um ano?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. Com certeza a sua médica está fazendo o melhor por você.
O tratamento da endometriose visa melhora das dores pélvicas, dores na relação sexual e cólicas menstruais, além de permitir o funcionamento adequado dos órgãos pélvicos com bexiga e intestino e permitir uma gravidez espontânea. Com isso, você terá uma melhora da sua qualidade de vida e do bem estar.
Para atingir esses objetivos, nem sempre a cirurgia é necessária. O tratamento medicamentoso com anticoncepcionais e medicações hormonais pode ser realizado. O uso de medicações moduladoras de dor, fisioterapia e acupuntura pode ajudar no tratamento.
Neste tratamento, o DIU hormonal pode ser utilizado.
Para evitar uma gravidez o DIU hormonal tem duração de 5 anos e deve ser trocado a cada 5 anos. Existem trabalhos mostrando que o DIU hormonal pode ter efeito até 7 anos de uso, mas para evitar a gravirez temos que obedecer a bula e troca-lo a cada 5 anos.
Se você está usando o DIU hormonal apenas para controlar os sintomas da endometriose e usa algum outro método para evitar uma gravidez, ele pode ser mantido por até 7 anos.
Se você usa o Mirena para evitar uma gravidez, sugiro que faça a troca do seu DIU.
Na falha do tratamento clínica, a cirurgia deverá ser considerada.
Converse com o seu médico. Discuta o seu tratamento. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Olá! Na bula está que a duração de 5 anos e como no seu caso além da questão da prevenção da gestação tem a endometriose o ideal seria que você colocasse um novo Mirena sim!!
Att