Tenho este transtorno, e me formei em advocacia sinto insegurança, não exerço e preciso trabalhar

3 respostas
Tenho este transtorno, e me formei em advocacia sinto insegurança, não exerço e preciso trabalhar mas não consigo por não gostar, não me sinto segura e em outros trabalhos não me sentia também bem. Sinto este vazio e tristeza profunda. Gostaria de saber se posso me aposentar por invalidez?
 Thiago de Sousa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Você passou por algum/a profissional para ter certeza sobre "ter" esse transtorno? Veja, há uma diferença entre não gostar e não conseguir trabalhar. Em relação a aposentadoria, você tem certeza que quer bater o martelo de vez e ser uma inválida o resto de sua vida? Essa é uma marca, que assim como a do transtorno, não necessariamente precisam estar em sua vida não é mesmo?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Elaine Inácio Pereira de Souza
Psicólogo, Terapeuta complementar
Curitiba
Prezada paciente, na realidade a sua situação não é indicativa de invalidez, ao contrário, o processo de se isolar e não ser mais produtiva vai piorar ainda mais o seu quadro.
É preciso identificar as causas desse vazio e tristeza, pois algum evento ocorrido na sua vida a tornou insegura em relação a sua profissão e pelo seu relato, insegura a qualquer tipo de profissão e isso se refere a autoestima.
Marque uma consulta rapidamente, pois esse quadro tende a se agravar e você é uma pessoa capaz, afinal, terminou uma faculdade e defendeu uma tese. Você tem a capacidade intelectual, o que está faltando é a sua conscientização quanto a sua capacidade emocional.
Dra. Ana Lúcia Pereira
Psicólogo
São Paulo
Concordo com a colega Vânia Castor. E acrescento que se aposentar possivelmente não seria o melhor caminho a ser seguido, pelo menos não antes de trabalhar essa questão em psicoterapia.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2454 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.