Tenho muita vontade de estudar para concurso já sou formado.Tenho muita dificuldade de concentração

10 respostas
Tenho muita vontade de estudar para concurso já sou formado.Tenho muita dificuldade de concentração e mim dá logo sono.Como trabalhar esse problema?
Para trabalhar a concentração é necessário aumentar o foco no objetivo do que quer alcançar. Ter mais disciplina e organização com aquilo que foi planejado. Trabalho com o EMDR, uma abordagem, que trabalha com dessensibilização e reprocessamento. Com essa terapia é possível reprocessar o cérebro. Torná-lo mais focado. O EMDR tem mostrado ótimos resultados em vários problemas psicológicos possibilitando aos clientes ficar mais objetivos e ter habilidades de enfrentamentos. Pode ser que esse sono signifique alguma resistência que tem em relação ao estudo. Um desvio de atenção para uma tarefa que acha enfadonha. Então, com terapia é possível conhecer essas forças que o imobiliza. Boa sorte...

Mas em si tratamento de dificuldade de concentração e sonolência, pode-se pensar nas possiveis causas, hipóteses que você mesmo já fez e se a partir delas você já tomou a iniciativa de eliminar a causa desses dificultadores do processo de estudo. Se você não conseguir levantar hipóteses, procure um profissional, se co seguir fazer alguma coisa para interromper a causa, mas ainda não resolver procure um profissional. Preocupações, incômodos, perdas não elaboradas podem atrapalhar o desempenho cognitivo.

Danilo Alves da Cruz
Olá! Sempre é muito difícil afirmar qualquer coisa com base em apenas um sintoma. Mas veja, a sua dificuldade pode ter relação com uma falta de motivação pessoal, embora haja vontade de passar num concurso. Pode ser o método de estudo que não seja o mais adequado para a sua atenção; como pode ser um sintoma depressivo ou de um déficit de atenção. Para ter um diagnóstico preciso e receber a ajuda que busca, aconselho que procure por um Neurologista ou um Psiquiatra e seguir as orientações dos mesmos. Se necessário fazer um acompanhamento médico e psicológico para trabalhar as questões emocionais envolvidas. Espero tê-lo ajudado . Um abraço Soraya Elias
Olá, Realmente somente com as informações fornecidas não é possível afirmar qual o motivo da sua queixa.

O ideal seria você iniciar um processo Psicoterapêutico, bem como avaliar com o profissional, como está sua vida nesse momento; se você está passando por algum momento de stress, se o ritmo acelerado do dia-a-dia e do trabalho o estão deixando cansado para estudar ou se você passa por dificuldaded de ter foco e concentração., bem como desmotivação.

O Coach é um processo que também pode ajudar bastante a trabalhar questões como foco. E o mais importante de tudo se você quer passar em um concurso público você deve ter metas específicas; Qual área você quer prestar concurso, fazer cursinho e começar a estudar ! O hábito do estudo é algo que vai sendo construído !! Boa sorte !!
Olá. Sugiro uma avaliação neuropsicológica para identificar possíveis disfunções e prognóstico. Entretanto, sinalizo a necessidade de um acompanhamento mais específico, uma vez que vários são os fatores que podem desencadear o déficit de atenção. É preciso então considerar a idade, qualidade de sono e alimentação, rotina, dentre outros. Assim, indico que busque um suporte a fim de direcionar os procedimentos a serem seguidos. Um abraço e disponha!
A dificuldade em se concentrar pode estar relacionada a diversos fatores (orgânicos e/ou socioculturais). Pensando nisso, sugiro que busque um psicólogo para te ajudar a entender quais são as suas dificuldades e o que você pode fazer para melhorá-las, a fim de que consiga ter êxito nos seus estudos. Abraços e boa sorte!
Estudar sempre requer concentração, seria bom buscar o melhor horário que sua concentração esteja melhor, o sono é comum m todos nos, mais se o caso for desproporcional, a melhor coisa é procurar ajuada.
Realmente não é seguro afirmar o motivo pelo qual você não consegue se concentrar nos estudos por meio destes poucos dados que você transmitiu. Mas se você acredita que precisa resolver questões pessoais, ou emocionais que tomam o lugar da aprendizagem, como por exemplo, a ansiedade, com certeza você obterá resultados positivos se estudar e tiver o acompanhamento de psicoterapia focada no seu objetivo, que é passar no concurso. Boa sorte!
Importante verificar se o fato de "dar logo sono" seja por alguma dificuldade real de concentração, ou se, em linguagem Gestáltica, o estudo não se fez Figura para você. Ou seja, se o estudo ainda não se tornou o foco principal da sua motivação. Ainda que tenha o interesse por ele, não se sente motivado para ir ao encontro deste objeto - que, convenhamos, requer uma grande dose de dedicação e persistência.
Procure um serviço psicológico especializado para verificar eventuais dificuldades cognitivas, Recomendo ainda psicoterapia, na linha existencialista.
Parece que você não quer o que diz que quer. Procure urgente um bom psicólogo.