Tenho pancreatite, posso tomar composto lácteo com gordura vegetal?

5 respostas
Tenho pancreatite, posso tomar composto lácteo com gordura vegetal?
Olá! A pancreatite aguda frequentemente requer uma restrição significativa de gorduras na dieta, especialmente gorduras saturadas e trans. Isso ocorre porque o pâncreas é responsável pela produção de enzimas que ajudam a digerir gorduras. Durante a inflamação pancreática, a capacidade do pâncreas de produzir essas enzimas pode ser afetada, o que pode levar a problemas digestivos e piora dos sintomas. Por isso, se você está considerando consumir um composto lácteo, opte por aqueles com baixo teor de gordura ou sem gordura. Consultar um profissional é essencial ao escolher alimentos durante a pancreatite, para avaliar seu caso individual, considerando a gravidade da sua condição, histórico médico e necessidades nutricionais. Abraços!

Se você tem pancreatite ou qualquer condição médica, é importante sempre seguir as orientações e recomendações do seu médico ou nutricionista. A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, e a dieta desempenha um papel crucial no tratamento e na recuperação dessa condição.

Geralmente, pessoas com pancreatite são aconselhadas a seguir uma dieta de fácil digestão, com baixo teor de gordura e evitando alimentos que possam sobrecarregar o pâncreas. A gordura é um dos macronutrientes que pode ser mais difícil de digerir para algumas pessoas com pancreatite, portanto, é essencial selecionar fontes de gordura adequadas e consumir-las com moderação.

Os compostos lácteos com gordura vegetal podem conter vitaminas que podem ser mais toleráveis ​​para algumas pessoas com pancreatite em comparação com vitamina animais. No entanto, ainda é crucial verificar os rótulos e a composição específica do produto para garantir que ele atenda às suas necessidades dietéticas individuais.

É importante lembrar que cada caso de pancreatite pode ser diferente, e as necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa. Por isso, é fundamental discutir suas opções de dieta com o profissional de saúde responsável pelo seu tratamento. Eles poderão fornecer orientações personalizadas com base na gravidade de seu pancreatite, seu histórico médico e suas refeições induzidas.

Além disso, considere consultar um nutricionista especializado em pancreatite, pois eles podem ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar adequado, garantindo que suas necessidades nutricionais sejam atendidas sem agravar a condição.
Olá, você tem pancreatite e a recomendação é que evite alimentos que dificultem a digestão e prejudique a produção das lipases pancreáticas, prejudicando por consequência a absorção de gorduras.
Evite comer em grande quantidade alimentos ricos em gordura e opte pelas gorduras de boa qualidade quando for comer (azeite extra-virgem , castanhas, etc)
Olá, sei bem como é ter pancreatite e o quão difícil é, eu mesma já tive por conta de um acidente de carro. A principal recomendação é que se evite gorduras (independente de ser origem animal ou vegetal), pois a digestibilidade dela é feita por parte das enzimas produzidas pelo pâncreas. As instruções são diversas, dependendo do tipo de pancreatite e de sua fase (Aguda ou crônica). O cuidado com os outros macronutrientes também será importante, sempre deixando-os em equilíbrio e em quantidade individualizada para sua patologia peso altura e idade, pois o pâncreas também participa da produção de outras enzimas como a amilase, tendo que ser analisado todos os seus sinais, sintomas e exames.
È importante ressaltar que a gordura é importante para o seu corpo, por exemplo para a produção de hormônios e se deve evitar as gorduras em fase da pancreatite aguda, porem depois existem estratégias de ir recolocando as gorduras (principalmente as boas) novamente na alimentação e até algumas suplementações especificas que te ajudaram.

Estimo melhoras no seu tratamento e se precisar de alguma ajuda pode me contatar @nutrifabiolaferraresso
Olá, como vai? Espero te encontrar bem. A recomendação para quem tem pancreatite é evitar alimentos ricos em gordura, principalmente do tipo saturada e trans. De qualquer modo, evite o consumo excessivo e prefira o equilíbrio nas refeições. Por exemplo: leite desnatado batido com fruta ou iogurte desnatado com fruta e granola é mais interessante que o composto lácteo, pois contem uma quantidade maior de proteína q atrasa a digestão da gordura não hiper estimulando o pâncreas. Espero ter te ajudado, bjs da @dehgaribanutri