Tenho pensamentos obsessivos que nada é real, as vezes me deixa duvidando das coisas é normal?

14 respostas
Tenho pensamentos obsessivos que nada é real, as vezes me deixa duvidando das coisas é normal?
Olá!

Normal é viver uma vida funcional e saudável.
Quando você se vê acometido(a) por questões de ordem de saúde mental, chegando a atrapalhar a sua vida prática e te impedindo de estabelecer uma relação equilibrada com os meios aos quais você pertence (o Mundo ao seu redor e seu ambiente subjetivo) e com as pessoas com quem convive, talvez seja hora de buscar ajuda especializada.

Pelo que me descreve, posso perceber o grau de sofrimento que tudo isso parece estar proporcionando a você. Tenho certeza que já deve estar exausto(a) de ter que lidar com esses pensamentos intrusivos e que deve estar lutando, constantemente, para evitar entrar em espirais das quais, depois, parece extremamente difícil se livrar.

Estou à disposição para trabalharmos na busca de uma vida mais leve e satisfatória pra você, de modo que consiga se encontrar em paz com seu mundo interior e deixe de se sentir atormentado(a) por esses transtornos com os quais deve ser tão desgastante de se conviver.
Obrigado por compartilhar sua angústia comigo.
Um abraço apertado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90

Olá, qualquer sentimento ou pensamento que traga sofrimento deve ser investigado. Muitas vezes nos acostumamos com dores físicas ou psicológicas e não deveríamos, devemos sempre buscar uma vida mais saudável e feliz.
Olá, tudo bem? Imagino como deve ser angustiante conviver com esses pensamentos que pelo visto parece te trazer sofrimento.
Observe seus pensamentos e as situações em que eles são mais frequentes, por exemplo, os pensamentos surgem depois de uma situações estressante? assustadora? ou conflituosa? Nessas ocasiões, nosso processo de reflexão se vê prejudicado, gerando ideias pessimistas e exageradas que ficam ruminando na cabeça. Procure confrontar os pensamentos através de evidencias no momento que eles surgem. Se precisar de ajuda profissional, estarei a disposição.
Olá, não sei quais são os conteúdos dessas idéias e interrogações, mas se esses pensamentos que estão te acometendo trazem essa sensação de que nada é real, estão te desorganizando e trazendo um sofrimento é importante cuidar dessa questão com um profissional.
Olá! Espero que você esteja bem!

Esses tipos de pensamentos podem ser associados a condições como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou outros transtornos de ansiedade. No TOC, por exemplo, as pessoas podem ter pensamentos intrusivos e obsessivos que causam ansiedade, e muitas vezes buscam realizar rituais ou compulsões para aliviar essa ansiedade temporariamente.

Se você está achando esses pensamentos perturbadores ou se eles estão afetando sua vida cotidiana de maneira significativa, é altamente recomendável procurar ajuda profissional. Um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental pode avaliar sua situação de forma mais detalhada e oferecer orientação apropriada.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa situação e buscar ajuda é um passo importante para lidar com esses pensamentos obsessivos e as emoções associadas a eles.

Um forte abraço!
Olá!! Ter pensamentos de que as coisas não são reais, a ponto de você duvidar da realidade, pode estar relacionado com sensações chamadas de desrealização e/ou despersonalização, onde a pessoa se sente desconectada do próprio corpo ou do ambiente, como se estivesse se observando de fora do corpo e o ambiente fosse estranho. Essas sensações são comuns e muitas vezes causadas por excesso de stress, uso de drogas, privação de sono ou após uma situação traumática. Se essas sensações estiverem acontecendo frequentemente e estiverem causando angústia, o melhor a fazer é buscar ajuda com uma psicóloga, de preferência da abordagem da terapia cognitivo comportamental, pois elas podem causar muito sofrimento emocional e nós não precisamos ficar sofrendo.
Olá! Que bom que está procurando entender melhor o que está acontecendo. No entanto, é importante que inicie um processo de psicoterapia para compreender de fato a origem de tais pensamentos, além de compreender se trata-se de algo que mereça acompanhamento e tratamento medicamentoso.
Pensamentos assim podem trazer muito sofrimento e te impedir de viver o presente e ter relações saudáveis.
Fico à disposição para conversarmos.
A princípio, conforme seu relato, o que parece estar lhe causando estas sensações tem o nome técnico de desrrealização ou despersonalização. Nesses casos, é comum o relato de uma sensação de desconexão com o próprio corpo e/ou do ambiente, como se estivesse se fora um mero observador de tudo que acontece à sua volta. Várias são as hipóteses para explicar a ocorrência dessas situações. Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem o que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Bom dia! Procure ajuda de um profissional da área de Psicologia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal.
Pensamentos obsessivos que fazem você questionar a realidade podem estar relacionados a condições como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou a ansiedade. Esses tipos de pensamentos podem causar desconforto significativo e interferir na sua qualidade de vida. Embora não possa fornecer um diagnóstico definitivo, é importante considerar procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Assim você pode ter sua situação avaliada de forma adequada e ter orientação sobre como lidar com esses pensamentos obsessivos e preocupações em relação à realidade.
Oi, tudo bem? Ter pensamentos obsessivos em que nada é real acontece com vários pacientes.
Nessa questão que vc trouxe, existem até TOCs violentos (pensamentos violentos sobre ações que a pessoa não quer fazer, mas eles vem e os afetam). O importante é verificar o quanto isso está afetando a sua vida e o quanto está te causando sofrimento.
Vc não está sozinha. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esses pensamentos intrusivos que estão trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Além da Ro-DBT (que estou estudando no momento e é bastante eficiente para TPOC).
Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
Oi! Como vai você? Espero que melhor.
Pensamentos obsessivos ou intrusivos podem causar grande incômodo e até duvidas diante da realidade. Quando acabamos focados nesses pensamentos , eles acabam até parecendo realidade. Compreender em que momentos eles aparecem, em que contexto a frequência deles podem auxiliar no entendimento. Mas em um processo terapêutico um profissional da psicologia pode te ajudar a passar por isso, te auxiliar a entender sobre eles e pesar em estratégias de como se proteger deles diante de situações que possam disparar gatilhos. Caso queira ajuda, pode contar comigo. Espero ter ajudado. Abraço!
@leticiafernandespsi
Pode acontecer uma confusão sim, especialmente quando a quantidade de pensamentos obsessivos está alta. É importante fazer terapia para lidar melhor com essas questões. Abraço.
Ter pensamentos obsessivos e dúvidas sobre a realidade são sintomas de que algo não está funcionando bem. É preciso investigar. A psicoterapia pode te ajudar a compreender a origem deles, que afetos e vivências estão envolvidos para que eles apareçam desta forma. Não se acostume a uma vida ruim, busque ajuda para encontrar caminhos que deixem sua vida mais leve e saudável, aprendendo a conviver com a sua realidade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!