Tenho problemas de ansiedade, mas ela melhora muito com a passiflora de forma contínua. Mas resolve?

15 respostas
Tenho problemas de ansiedade, mas ela melhora muito com a passiflora de forma contínua. Mas resolve? Tem problema manter esse fitoterápico sempre ou devo tentar mesmo medicamentos como fluoxetina, sertralina etc?
Olá
Para obter essa resposta é essencial que você consulte um psiquiatra. Ele vai poder te orientar da melhor maneira para a diminuição de seus sintomas.
Além de cuidar dos sintomas é de extrema importância que se descubra a raiz da sua ansiedade, e este trabalho é feito através de uma psicoterapia, onde você junto ao terapeuta poderá investigar com afeto e respeito a sua história e descobrir as raizes que lembram aos sintomas.
Precisando estou a disposição.

Olá. A ansiedade é um sintoma que se resolve com a ajuda de um profissional da psicanálise/psicologia. Você deve procurar por ajuda profissional. A medicação deve ser usada em ultimo caso por um profissional psiquiatra. A medicação é algo para apaziguar os sintomas, mas não resolve, embora, o passiflora seja uma medicação, digamos " natural", mas procure fazer terapia, para tratar seus sintomas. Sintomas emocionais não são gerados ao acaso!
Se resolve? A ansiedade pode ser gerada por um modo de funcionamento mental que você construiu ao longo de anos perante as demandas do mundo contemporâneo, família, relações em geral, trabalho... Então o medicamento, mesmo fitoterápico, pode aliviar esse sintoma, mas para realmente buscar compreender como ele se dá para você, para, a partir daí, tentar alterar esse modo de funcionamento de um modo que lhe traga menos prejuízo, realmente seria indicada uma terapia psicanalítica. Estou a disposição!
É comum pesquisar sobre o tratamento para ansiedade na internet e uma das recomendações encontradas é o de uso de ansiolíticos como os que você menciona. Porém, não são apenas esses medicamentos que podem ajudar. Se a passiflora está surtindo efeito, a minha opinião seria manter. Se ela tem um efeito fisiológico ou atua como placebo em você, isso importa pouco, já que tem lhe beneficiado e os efeitos colaterais conhecidos são baixos. Mas esteja ciente: apenas o uso de uma substância não trata as causas da ansiedade. É recomendado também a busca por um psicólogo para você entender a fundo as causas do seu problema e ter mais autonomia sobre sua própria vida. Abraço!
Você poderia procurar uma avaliação psicológica, nem tudo se resolve com medicamentos, o medicamento age no sintoma a psicologia vai na causa.
Olha, para ser franco contigo, nem medicação, nem passiflora curam ansiedade, no máximo, disfarçam os sintomas reduzindo a intensidade, enquanto as razões pelas quais você sente ansiedade continuam existindo. Ansiedade é apenas um sinal de percepção de algum risco (quase sempre, algo dentro da própria pessoa que está representando algum risco, seja a possibilidade de perder o controle sobre os impulsos, seja a aproximação de alguma preocupação ou mesmo o medo de algo dar errado), sendo assim, o real problema, não é a sensação de ansiedade, mas esses perigos internos que estão sendo anunciados por ela e enquanto eles não forem resolvidos, ou você aprender a lidar com eles, continuarão gerando ansiedade.
Não existe cura para aquilo que não é doença. A ansiedade é uma resposta exagerada a alguma situação onde o sujeito percebe muitas vezes de forma exagerada. A medicação seja ela fitoterápica, homeopática ou psiquiátrica ajudam em alguns casos, mas em hipótese alguma tem a possibilidade de eliminar esse fenômeno.
O interessantes seria você poder elaborar essa questão, poder separar aquilo que é seu, suas exigências, e a do Outro. Quem sabe aí você conseguirá seguir uma direção onde seja possível amenizar seus efeitos.
Vivemos em uma época em que as pessoas se acostumaram com o uso de remédios. Às vezes até mesmo incorrendo no risco da automedicação - não que este seja seu caso. Creio que você deva se perguntar o seguinte: sua ansiedade é tão acentuada a ponto de você necessariamente ter que recorrer à fitoterapia e à alopatia? Não seria melhor uma travessia - através da psicanálise - para que você melhor compreenda sua subjetividade? Seus gatilhos emocionais e sintomas? Será que a dependência de calmantes lhe trará o conforto que espera? Se quiser investir em seu autoconecimento, posso lhe ajudar. Boa sorte!
Se você deseja ficar menos dependente de medicação ou fitoterápicos, é crucial que você investigue a raiz da sua ansiedade. Neste sentido, psicoterapia de orientação analítica teria um bom efeito. Nela você, junto ao terapeuta poderão abarcar aspectos relacionados a sua história e descobrir os gatilhos e entrelaces relacionados ao sintoma. Já com relação a parte medicamentosa, seria interessante que tu procurasse uma avaliação psiquiátrica.
Espero ter te ajudado, fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Qualquer medicação só deve ser iniciada caso seja receitada e acompanhada por um médico, principalmente as que tratam ansiedade. Sugiro que vá em um Psicólogo inicialmente, ele te encaminhará para um Psiquiatra caso necessário.
A passiflora é uma planta comumente utilizada como um suplemento natural para tratar a ansiedade. Algumas pesquisas sugerem que pode ser eficaz na redução dos sintomas de ansiedade e no aumento do sono. No entanto, é importante lembrar que os suplementos naturais, incluindo a passiflora, não são regulamentados pelo FDA (Food and Drug Administration) dos EUA e podem conter ingredientes não listados na embalagem. Além disso, a eficácia e segurança desses suplementos podem variar dependendo do fabricante.

É importante consultar um médico ou psiquiatra antes de usar qualquer suplemento para tratar a ansiedade ou outra condição de saúde. Seu médico pode avaliar sua situação e recomendar o tratamento mais adequado para você.

A passiflora pode ser uma opção segura e eficaz para o tratamento da ansiedade, mas é importante lembrar que cada caso é único e pode haver outras opções de tratamento mais eficazes para você. É recomendável que você converse com seu médico para discutir as opções de tratamento e escolher a melhor abordagem para suas necessidades.
Ansiedade é um mecanismo biológico de segurança, de proteção. Todos nós somos motivamos a realizarmos algo ou deixar de fazer algo devido a ela. O que significa que se você não souber o que fazer, qual estratégia psicológica ou comportamental adotar diferente das que possui atualmente, a sua autonomia e independência emocional continuarão se afastando de você.
Terapia, ok? Se custa sua paz é caro demais. Durma bem viva bem e... busque um terapeuta de confiança que saiba ajudar você.
Não há nenhum problema tomar a passiflora de forma contínua, porém tratar a ansiedade somente com medicações não resolverá seu problema com a ansiedade. Uma terapia com a abordagem psicanalítica, por exemplo, visa explorar as raízes inconscientes dos sintomas da ansiedade e promover o autoconhecimento. É um processo mais longo e focado na compreensão dos conflitos internos e padrões de pensamento e comportamento. Muito útil para entender e resolver questões mais profundas relacionadas à ansiedade. A medicação psiquiátrica já é para um caso mais avançado. Recomendo procurar um atendimento psicanalítico antes.
Olá! Se o passiflora está funcionando bem e aliviando sua ansiedade, não há problema algum. No entanto, é importante trabalhar em análise o que significa essa ansiedade e quais situações ou motivos o/a levam ao mal estar.
Olá, espero que você esteja bem. Se a passiflora funciona, porque trocar? O mais importante é verificar que a ansiedade é um sintoma. A medicação vai agir no sintoma, mas como todo sintoma, a ansiedade está sinalizando que exite algo que precisa ser tratado através de terapia. É importante identificar o que está causando essa ansiedade para "atacar o problema" na raiz.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação terapêutica

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!