Tenho síndrome do pânico, uso oxalato de escitalopram (20mg), comecei a malhar, psicologo (TCC), mudei

4 respostas
Tenho síndrome do pânico, uso oxalato de escitalopram (20mg), comecei a malhar, psicologo (TCC), mudei o estilo de vida. diminui a dose (10mg) e há 15 dias parei a medicação e os sintomas voltaram, é esperado? A ansiedade constante é normal para o caso? ab
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Olá! É importante você tirar essa dúvida com seu médico, seguir o desmame corretamente, se esse for o caso e verificar como você reagirá. Tente manter sua dinâmica saudável (terapia, atividade física, meditação etc)! Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, o retorno dos sintomas pode sim reaparecer, não eh o esperado, mas acontece. Não entendi se essa diminuição e posterior retirada da medicação foi feita junto com o psiquiatra. Retome o tratamento com o psiquiatra e continue seu tratamento em psicoterapia. Talvez sua crença central ainda esteja ativada, não sei em que fase do tratamento da TC você está. Converse sobre isso com seu terapeuta. Ele vai poder te ajudar. Não se preocupe. Perceba se eh uma grande crise ou apenas alguns sintomas, se passa mais rápido do que antes, se você consegue controlar a crise com os exercícios propostos pelo terapeuta. Enfim acalme-se e continue seu tratamento. A ansiedade tem altos e baixos, algumas vezes os sintomas podem aparecer. Observe seu episódio, faca os exercícios. Abraço
Olá! Todo o processo de retirada medicamentosa deve ser acompanhada pelo seu psiquiatra, se caso não tenha ocorrido desta forma indico você retornar ao médico para uma reavaliação do quadro. Recomendo que continue com os hábitos saudáveis como atividade física, reeducação alimentar e permanência com a terapia. Acredite que através do processo terapêutico você criará condições psíquicas para lidar com os conflitos sem alterações drásticas de sua ansiedade e poderá ter segurança em retirar o medicamento quando for o caso.
O Transtorno do Pânico é um Transtorno de Ansiedade e apresenta uma série de sintomas que causam muita angústia e sintomas físicos na pessoa acometida. Por isso, o tratamento de envolve tanto o uso de medicamentos psicotrópicos quanto a psicoterapia. Desta forma, ao parar de tomar os medicamentos sem a orientação do seu psiquiatra, os sintomas podem sim voltar. Sugiro que você volte ao seu médico e retome o tratamento medicamentoso.

Especialistas

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 155 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.