Tenho Tab e Toc. Porem tenho tomado medicacao mais pelo tab. Venlafaxina vem sendo tirada pois comecei

3 respostas
Tenho Tab e Toc. Porem tenho tomado medicacao mais pelo tab. Venlafaxina vem sendo tirada pois comecei a ter mania. Tomo Torval e Lamotrigina. Somente os dois controlam o tab?
Para maior eficácia do tratamento recomendo aliar a Psicoterapia para autoconhecimento.
Isso vai lhe ajudar a entender seus aspectos psico emocionais e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços.

O controle do transtorno bipolar de humor muitas vezes requer a combinação de dois ou mais estabilizadores de humor. Dependendo das doses utilizadas e de sua resposta, estes dois podem, sim, ser suficientes para o tratamento. O uso de antidepressivos só deve ser feito em associação com estabilizadores, e muitas vezes pode provocar mania, como parece ter ocorrido com você.
Prezado paciente, o ácido valpróico (Torval) e a Lamotrigina não são os únicos medicamentos para o controle do Transtorno Bipolar. Existem vários outros fármacos possíveis de serem usados no tratamento, como lítio, carbamazepina e vários outros medicamentos da classe dos antipsicóticos. No caso desta última classe, elas também podem ser úteis no manejo do TOC, principalmente no caso dos pacientes com Tr Bipolar que apresentam risco de virada no uso de antidepressivos. Esta combinação de estabilizador + antipsicótico é muito útil nesses casos, sendo necessário o acompanhamento com um psiquiatra com boa experiência clínica para a condução do tratamento.

Já em relação à associação de Lamotrigina e ácido valproico, deve-se tomar muito cuidado pelo risco de desenvolvimento da um grave efeito colateral chamado Sindrome de Steven Johnson, decorrente da interação farmacológica.

Já em relação à psicoterapia, este tratamento já é sabidamente ineficaz para o controle do Transtorno Bipolar.