Tenho TAG e pensamentos repetitivos compulsivos. Estou em processo Psicológico e Psiquiátrico. Sei

18 respostas
Tenho TAG e pensamentos repetitivos compulsivos. Estou em processo Psicológico e Psiquiátrico. Sei o origem dos meus problemas, fui aos profissionais somente para ter certeza (coisas que se deu no processos psicoterapêutico). Existe algum tratamento para resistência?
 Dennys S. Oliveira
Psicólogo
São Paulo
Olá. Seria necessário que você detalhasse melhor o que está chamando de resistência. Seria resistência ao tratamento. TAG e pensamentos obsessivos podem melhorar com tratamento. Caso não esteja conseguindo, pode procurar uma segunda opinião com outros profissionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Indico psicoterapia cognitivo comportamental e tratamento medicamentoso para sintomas obsessivo-compulsivos. O tratamento para resistência é psicoterapia individual semanal e acompanhamento psiquiátrico bem regular. Abraço!!
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Ola! A resistência faz parte, para muitos pacientes, de um processo de negação. As mudanças de pensamentos, sentimentos e condutas requer um "time" individual e forçar pode ser prejudicial, mas é importante ficar atento às "sabotagens". Acredito que a melhor maneira de enfrentar a resistência eh realizar o que foi e será estabelecido pelos profissionais como: ir a psicoterapia e psiquiatra, utilizar os medicamentos corretamente, pratica de atividade física, cumprir com os compromissos seja no trabalho ou vida social, não procrastinar ou pelo menos evitar ao máximo! Abraço
 Elciane Lipski
Psicólogo, Psicopedagogo
Curitiba
Olá, seria o próprio processo de psicoterapia, você pode trabalhar isso com seu psicólogo, mas precisa abordar este assunto com ele!
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
O Processo de resistência se dá justamente por ter em mente que já sabe a origem dos 'problemas'.. o trabalho com a terapia vai te ajudar a entender se são essas mesmas as origens ou se há algo que ainda não identificou.. aos poucos sua resistência vai baixando, mas só será possível com o tempo e com a mudança de algumas crenças.

Ressignificar algumas questões pode ser importante na busca pelo entendimento. Procure abordar com seu psicólogo os assuntos que você acha que já sabe de 'cór' e aos poucos vai funcionar melhor.
 Eliezer Zulianeli Andrade
Terapeuta complementar
Natal
Mais de 90% de nossas questões e sintomas tem um fundo inconsciente, memórias reprimidas, desejos e impulsos aleatórios à vontade própria do indivíduo, as quais não dominamos e não conhecemos, por isso mesmo imprevisíveis. A natureza do sintoma é a - repetição.

Afirmar que sabe quais são as origens dos sintomas, ou causas, seria o mesmo que dizer, "estou curado" é só questão de tempo - e não parece ser o caso.

Os processos inconscientes relativos aos nossos sintomas e suas causas podem ser acessados e trabalhados via análise psicanalítica.
Olá! É difícil opinar sem saber mais detalhes do seu contexto. Normalmente esse quadro que você disse apresentar costuma melhorar com o acompanhamento psiquiátrico e terapêutico, principalmente com a Terapia Cognitivo Comportamental (não sei qual a abordagem que você está trabalhando!). Com certeza levará um tempo! Se você estiver inseguro, pode discutir sobre isso com o psiquiatra ou consultar um outro especialista. Fico a disposição. Att, Sandra Romao
Caro pode definir o que significa * resistência ao seu pensar? Resistência ao tratamento a psicoterapia ou uso de medicamentos !? Caso seja realmente torna-se difícil a melhora diante da resistencia em querer melhorar .
Dr. Decio Deforme da Cunha
Psicanalista, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Para que possamos prosseguir na senda evolutiva, precisamos vencer o nosso natural medo do novo. O sofrimento emocional é um sinal de que estamos sendo convidados a revisar a nossa verdade atual a favor de uma verdade maior. Resistência é a oposição à revelação de conteúdos inconscientes, de onde emerge esta verdade maior, pois crescemos de dentro para fora.Quando este chamado é feito e não atendido, surgem os sintomas, que são os acicates que a natureza usa para que o processo evolutivo não seja interrompido.As psicasnálises são redescobertas da sabedoria milenar. O budismo original, visto como técnica psicoterápica era uma solução prática para o problema básico da ansiedade gerada pelas nossas preucupações diárias, problemas e vicissitudes e "receitava"para vencer a RESISTÊNCIA à lei do contínuo ultrapassar-se, o chamado caminho óctuplo: 01- Reta Compreensão-02-Reto Pensamento-03-Reta Fala-04-
Reta Ação-05-Reto Meio de Vida-06-Reto esforço-07- Reta Atenção-08-Reta Concentração.
 Antonio Souza
Psicólogo
Fortaleza
Você tem a vida que você merece e sonhou?
Pare de buscar diagnósticos e direcione o foco de sua vida para o que você realmente quer e merece. Busque um Psicólogo Coach e elabore um projeto de vida visualizando o que fato você merece. Existe tratamento. Estou à sua disposição.
 Olga Regina Tersario
Psicólogo
Guarulhos
Penso que por mais que você considere saber quais são as origens dos seus problemas, muitos conteúdos inconsciente podem estar envolvidos, talvez até como forma de "proteção". Converse com seu psicoterapeuta sobre a sua impressão, pois trabalhar a resistência é importante para que o processo flua.
 Maria de Lourdes Tomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Você está em tratamento com psiquiatra e psicólogo e já teve certeza sobre a origem do seu problema. Você já sabia a origem. Será que as respostas daqui te trarão alguma certeza sobre resistência? A certeza é segurança, garantia. Resistir é enfrentar, defender-se. Agora, algumas palavras apenas para constar em relação à sua resistência, não são para lhe dar certeza alguma. São elas: medo, julgamento, arrogância, orgulho, vaidade, soberba. Tempo. Cura. Responsabilidade.
 Luciana Gurjão Santos
Psicólogo
Fortaleza
Mesmo já sabendo as causas das suas queixas, é importante que estas queixas sejam trabalhadas, a fim de que consiga lidar melhor com sua ansiedade e a mesma possa diminuir com o tratamento. Converse com seu psicoterapeuta sobre a questão da resistência. Se você já faz acompanhamento psiquiátrico há bastante tempo e não percebe melhora nos sintomas de TAG, converse também com seu psiquiatra para rever a sua medicação. Abraços!
 Jamile Karin
Psicanalista
São Paulo
Vc pode tentar, experimentando um outro profissional.

Para que vc, mesmo tire a sua dúvida e saia da zona de conforto, desse seu pensamento

Até logo
 Katiana da Costa Santiago
Psicólogo
Fortaleza
É preciso compreender o que significa resistência. Vamos ao longo da nossa vida assumindo posturas e adoecendo pela própria linguagem e ambiente. A assimilação daquilo que retemos em nosso desenvolvimento faz com que venhamos a repetir alguns padrões inconscientemente. Temos muitas memórias esquecidas ou reprimidas que somatizam e vão dirigindo a nossa vida. Considere que a ação de persistir em uma terapia é sua.Compreendo que muitos mecanismos de sabotagem se manifestam no período da análise. Vale lembrar que faz parte do processo. Essa própria resistência pode ser trabalhada junto ao seu terapeuta.
Dra. Sonia Maria Leite Quezada
Psicanalista, Psicólogo
Fortaleza
Ola amigo.A resistência é uma das manobras do inconsciente.Enquanto você estiver se submetendo a um tratamento psicoterapi
 Ana Tercila Campos Oliveira
Psicólogo
Fortaleza
Olá! Resistência faz parte de todo processo psicoterápico. A tendência é que essa resistência vá diminuindo com o tempo, a medida que a relação entre você e seu terapeuta vai se fortalecendo e a confiança vai aumentando. Caso não se sinta segura com o terapeuta atual, você pode procurar outro. É importante também ter paciência com o processo, pois os resultados aparecem a longo prazo.
 Oneildy Aparecida Vinhandelli
Psicólogo
Fortaleza
Olá
Acredito que o tratamento para a resistência ocorre dentro do processo psicoterápico.Porém exige disponibilidade e desejo para trabalhar todo esse conteúdo que esta lutando em resistir. A partir do momento que você diz saber quais são os conteúdos é levar para sua psicoterapia. Concedendo, assim a possibilidade de enfrentamento as possíveis causas de sua ansiedade.
Vá em gente não resista. Persiste!
Estou aqui, caso precise.

Especialistas

Francisco Alves Dias

Francisco Alves Dias

Psicanalista

Fortaleza

Jairo Gonçalves Venancio

Jairo Gonçalves Venancio

Psicanalista, Nutricionista

Pouso Alegre

Luciana Crescencio Araujo

Luciana Crescencio Araujo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Hannah Rocha

Hannah Rocha

Psicanalista

Brasília

Dayane Mendes Barbosa

Dayane Mendes Barbosa

Psicólogo

Ribeirão Preto

Karen Sales Parra

Karen Sales Parra

Psicanalista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 315 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.