Tenho TAG fui diagnosticada com TOC há 30d. Tomo Luvox, Paroxetina, Bromazepam e Donarem, além de fazer

3 respostas
Tenho TAG fui diagnosticada com TOC há 30d. Tomo Luvox, Paroxetina, Bromazepam e Donarem, além de fazer acompanhamento psicológico. Em alguns momentos fico bem sem pensamentos obsessivos e tem outros que meio que estranhando "não estar com o toc". Isso faz parte do processo do tratamento?
Sim, esse sentimento que vc tem é o objetivo ideal de um tratamento para o TOC. Vc está tão acostumado com os sintomas obsessivos-compulsivos que na ausência dele é estranhada por você. Aos poucos vc irá acostumando o seu ser sem o TOC. Parabéns pela sua melhora!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Fernanda Marques Saraiva
Psiquiatra
São Paulo
O TOC é uma das patologias em psiquiatria que mais demoram a ser diagnosticadas, pois o paciente tende a esconder e minimizar a doença até que os sintomas se tornem de fato muito incômodos! Se você conviveu por um longo período da sua vida com o TOC ou mesmo apenas com alguns sintomas obsessivos compulsivos antes de se tornar um TOC é normal que com a remissão do quadro você sinta uma certa ambivalência entre estar aliviada e estranhar a ausência dos sintomas! Com o decorrer do tratamento você vai conseguindo se perceber, entender e aceitar cada vez mais!
É bastante natural e aceitável que num processo terapêutico haja esse tipo de pensamento de "achar estranho" não estar mais experimentando aqueles pensamentos, sentimentos e sintomas.
Isso porque eles eram tão presentes e tão reais que sua ausência "faz falta".
O seu cérebro se acostumou com aquilo, os comportamentos eram automáticos e agora, com o tratamento, ele está sendo "forçado" a pensar de uma nova maneira, mais funcional e equilibrada.
Haverá sim uma ambivalência nesse período e a mudança acontecerá quando você perceber que faz mais sentido não ter os sintomas do que ter.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.