Tenho TAG há quase 2 anos. Não faço uso de medicação por opção.Na última semana passei a acordar

8 respostas
Tenho TAG há quase 2 anos. Não faço uso de medicação por opção.Na última semana passei a acordar a noite com a sensação de falta de ar, assustada; porém logo em seguida, adormeço e não se repete. Isto pode ser uma crise de pânico ou devo investigar uma apnéia do sono?
Acredito que seja muito importante você, ao menos, tratar seu TAG com psicoterapia cognitivo-comportamental já que decidiu não tomar a medicação prescrita.
Realmente me parece um quadro de ansiedade, mas é dificil avaliar sem poucos dados. Sendo assim, aconselharia você visitar o médico (se for psiquiatra) que lhe receitou a medicação para TAG e relatar esses sintomas. Ele também poderá lhe ajudar muito a entender o quadro.

Espero ter ajudado;

Olá,
Entendo sua opção por não tomar medicamentos, mas e quanto a uma psicoterapia? Você pensou sobre isso, faz tratamento?
Recomendo que se ainda não faz, busque um psicólogo de sua confiança. Todas as linhas teóricas estão capacitadas para esse tratamento. Eu indico a psicanálise por ser uma abordagem que analisa e interpreta as causas mais profundas da psiquê humana.
É importante que você possa falar sobre você, não se deixe rotular pelos diagnósticos que acabam por apagar a subjetividade de cada um.

Espero ter ajudado.
Abraço
Isso que está apresentando é uma crise de pânico. Seu diagnóstico pode até ser outro, tipo ansiedade, porém há que se tratar adequadamente para controle melhor, inclusive bloqueando as crises.
Trata-se de um quadro bem característico de ataque de pânico, causado por algo no seu sono que pode ser investigado em tratamento psicoterápico.
Um bom psicologo irá indicar uma clinica do sono caso necessário.
Olá! Realmente seu caso necessita de acompanhamento psicológico e medicamentoso. No tratamento psicológico conseguirá entender as causas desse quadro de ansiedade que lhe aflige e com o tempo aprender a lidar com ele, já o tratamento medicamentoso, realizado com um psiquiatra, lhe ajudará e controlar esses sintomas físicos, porém de causa emocional. Espero ter ajudado.
O tratamento medicamentoso deve ser pensado como uma opção valiosa no tratamento de seu transtorno ansioso juntamente com uma psicoterapia. Em seu caso a abordagem cognitiva comportamental é a que apresenta melhores resultados em menor período de tempo pelo que comprovam importantes estudos da literatura médica. Um tratamento medicamentoso adequado realizado por um bom profissional não deve te trazer riscos de dependência pelos medicamentos. Na verdade esse é um preconceito recorrente na assistência à saúde mental e não se verifica em outras especialidades médicas. Ou você já ouviu falar de algum paciente diabético, por exemplo, comunicar a seu endocrinologista que resolveu optar por não utilizar seu hipoglicemiante ou sua insulina por não querer ficar "viciado" nestes medicamentos? Pense nisso e que você tenha boas melhoras e muito sucesso no seu tratamento!
Olá...faça uma reflexão sobre os últimos acontecimentos em sua vida e tente identificar as causas de sua ansiedade. Inicialmente você está desenvolvendo síndrome do pânico, é fundamental procurar um especialista o quanto antes, para que assim o tratamento apresente resultados com brevidade.

Até
Como você está em dúvida entre crise de pânico e apnéia do sono, que tal procurar um médico para descobrir o diagnóstico correto? Esse me parece ser o primeiro passo, afinal, você está interessada em saber o que se passa com você. Somente o médico poderá descartar alguma causa orgânica para os sintomas que você está relatando. Contudo, você afirma possuir um diagnóstico que comporta como possibilidade crises de pânico e, frente a esse diagnóstico, sustenta a decisão de não tratar o que sente com remédios. Levando isso em consideração, outro passo importante a ser dado por você, é iniciar um processo psicoterapêutico, caso ainda não tenha começado a tratar o TAG com um psicólogo. No entanto, um dado importante não pode ficar sem análise: o susto e a sensação de falta de ar surgem depois que você desperta. É possível que você tenha acordado de um sonho de angústia, em outras palavras, um pesadelo. A interpretação desses sonhos podem te ajudar em relação ao que te produz pânico.