Tenho transtorno do pânico, ansiedade e depressão. Não me recordo de quase nada da minha infância e

5 respostas
Tenho transtorno do pânico, ansiedade e depressão. Não me recordo de quase nada da minha infância e adolescência e hoje em dia minha memória é bem falha. É normal da doença isso?
Olá, Estudos científicos vêm demonstrando que situações de estresse crônico (alguns transtornos, ansiedade, depressão) levam à liberação excessiva do hormônio cortisol. Isso pode prejudicar a memória a curto prazo ou até mesmo causar a atrofia de regiões do cérebro relacionadas ao armazenamento de informações. Uma avaliação mais detalhada, pode levar a outras causas também, pois há lembranças que estão "guardadas" que podem ajudar na melhora do diagnóstico aqui apresentado. Procurar um especialista para verificar se ocorre outras causas é importante e conjuntamente fazer psicoterapia afim de aliviar os sintomas. Estou a disposição para ajuda-lo(la). Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi. Ha quanto tempo toma essas medicações para depressão? Mudou algo na sua vida ou tudo continua como antes de começar a medicação?

Terei muito prazer em ajuda-la a sair dessa situação. Tenho uma larga experiencia nesse tema e gosto muito de tirar a pessoa da depressão. Sou Mentora na area de Relacionamentos e Carreiras. Parapsicologa, Psicologa e Sexologa Cida Santos
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em coaching - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. Seria importante fazer uma avaliação com um neurologista para avaliar a questão da memória. Descartadas as causas físicas, essa "falha da memória" pode ser de causas psicológicas/ emocionais. As vezes, é possível esquecer-se de algo que não se quer lembrar, como por exemplo, alguma experiência traumática ou que lhe trouxe sofrimento. Sugiro iniciar acompanhamento psicológico para que essas questões possam ser investigadas mais afundo.
Olá! Importante uma avaliação neurológica para descartar possibilidades físicas são recomendadas. Fora isso, os 3 sintomas estão interligados e nesse caso é muito interessante um tratamento psicológico para compreender-se, e o que motiva esses sintomas. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia, que, com certeza, te ajudará muito
É possível que tenham havido eventos traumáticos, angustiantes ou conflituosos internamente, durante o período da infância. A psicoterapia/psicanálise pode te ajudar a investigar os acontecimentos da sua vida e sua apreensão sob eles. Quanto a memória atual, pode ser o caso de recorrer a exames clínicos, mas seria interessante observar sua atenção aos fatos que são esquecidos (a memória também está associado a atenção, e a depressão pode afetar a atenção).

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1134 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.