Tenho um bebe de 5 meses que quando nasceu ficou na UTI, ele está sendo acompanhado por uma neuropediatra,

8 respostas
Tenho um bebe de 5 meses que quando nasceu ficou na UTI, ele está sendo acompanhado por uma neuropediatra, agora com 5 meses ela disse que o desenvolvimento dele está normal, porém, acho que ele está atrasado, ele não consegue rolar ainda, devo procurar outro médico?
Ter uma segunda ou terceira opinião é importante até para baixar a ansdiedade.
Mas é fundamental entender que independente ou não de ter uma sequela, cada organismo se desenvbolve de forma diferente.
Os protocolos cientificos são importantes para acompanhar o desenvolvimento, mas cada pessoa vai responder de forma própria aos estimulos ao longo da vida.
Abraços

Olá! você precisa estimular, algumas crianças precisam de estimulação! Busque por um Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Algumas informações que não constam em seu relato são importantes para avaliar a condição do seu filho: qual o tempo em que ficou na UTI, com quantas semanas nasceu, entre outras. Sabe-se que bebês prematuros ou que estiveram um período em UTI terão um outro tempo de desenvolvimento (enfatizo que mesmo em bebês que não tiveram esta experiência, os marcadores do desenvolvimento estão situados em faixas de tempo).
Se você não se sente segura, procure por outro profissional.
Se ainda assim você tiver dúvidas, há psicólogos que atuam na intervenção precoce com bebês e orientação com pais que poderiam lhe orientar, acolher suas dúvidas.
Querida, bom dia!
Também sou mãe e sei como ficamos aflitas quando imaginamos que algo pode não estar bem com nossos filhos. Mas fique calma, primeira coisa!
A neuropediatra que está te acompanhando é da sua confiança? Está satisfeita com o trabalho dela? Se não, sugiro que tenha mesmo uma segunda opinião, para você ficar tranquila! Mas é importante lembrar, que cada bebe tem seu tempo, na verdade, não só os bebes... cada pessoa tem seu tempo... e por isso, ele pode estar reagindo aos estímulos, mas não de acordo com as suas expectativas... Outro fator que me ocorreu, é que talvez vc esteja ansiosa e com isso pareça que ele está demorando no desenvolvimento...
Talvez um acompanhamento psicológico para vc nesse momento fosse bom, pois vc teria o apoio de um profissional de perto para saber como lidar com essas questões que te aflingem e com isso poderia ter um olhar menos preocupado para seu filho. A energia que geramos influencia nosso meio e as pessoas que estão nele. Tudo de bom! :)
Imagino o quanto deve estar preocupada com o desenvolvimento do seu bebê, e uma opção seria compartilhar essa dúvida com a profissional que o acompanha, além de buscar outra opinião, caso considere necessário. Mas gostaria de expressar que cada criança tem um tempo próprio de desenvolvimento, e estar um pouco antes ou depois destes, é comum, pois eles são definidos como uma média. Estimo que consiga sanar sua dúvida, e desejo um futuro de saúde para seu bebê que já passou por uma superação ao ter ficado na UTI quando nasceu. Um abraço.
Não sei como foi sua gestação, quanto tempo seu bebê permaneceu na UTI e quais foram as razões. Sem sombra de dúvida, estes fatores podem ser preditores de atrasos no desenvolvimento. Sua preocupação é válida mas infelizmente muitos só se darão conta que algo não estava se desenvolvendo bem no lá no início quando a criança começar a ter atrasos cognitivos na fase de alfabetização. Existem protocolos e testes para avaliar se o seu bebê estará dentro da faixa esperada de desenvolvimento que poderão ser realizados a partir dos seis meses de idade. Caso seja constatado algum atraso, a intervenção precoce e consequente acompanhamento, será essencial para fornecer um melhor prognóstico. Procure um neuropsicólogo para obter mais informações. Caso queira entrar em contato comigo, estou a disposição.
Olá, ter uma segunda opinião sempre é bom. Atualmente existe um teste que avalia o atraso no desenvolvimento infantil a partir de 16 dias, o Bayley III que pode ser aplicado por Neuropsicológos e pediatras.
Neste momento, não há nenhuma motivação para levar seu filho para avaliação psicológica devido a pouca idade. O especialista que precisa manter acompanhanto do seu filho além do Pediatra é o Neuropsicólogo, e você menciona que ele já faz este acompanhamento. No entanto, para lhe trazer mais segurança em relação ao tratamento que seu filho está recebendo, acho que sim, é válido buscar uma segunda opinião e até uma terceira opinião. O importante neste momento, é que vc se sinta segura em relação ao tratamento que está sendo oferecido ao seu filho.
Acho que seria legal um acompanhamento Psicológico (Psicoterapia) para você, pois assim saberá como lidar melhor com momentos de insegurança e ansiedade como parece ser o caso.