Meu filho tem 5 meses e ainda não ri. Representa algum problema? O quê posso fazer para estimular?

2 respostas
Meu filho tem 5 meses e ainda não ri. Representa algum problema? O quê posso fazer para estimular?
O esperado é que o bebê esteja sorrindo até o terceiro mês de vida. Quando isso não acontece, é importante que seja dito ao pediatra que acompanha a criança para que avalie o desenvolvimento dela, e, se for confirmado o atraso, encaminhe para avaliação especializada com neuropediatra. Também seria importante uma avaliação com oftalmopediatra (a fim de avaliar se está tudo ok com a visão da criança).

Para estimular seu bebê de 5 meses: converse, cante, conte historinhas. Utilize objetos de cores contrastantes (ex: branco e preto) para estimular o bebê, observe se ele acompanha o objeto com olhar. É importante olhar nos olhos da criança sempre que for conversar ou interagir com ela. Outra dica superimportante é evitar que assista tv, videos em celular ou em telas (tablet, computador).A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatra é ZERO horas de telas até os 2 anos de idade. Estudos comprovaram que as telas podem atrasar o desenvolvimento das crianças.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É compreensível que você esteja preocupada com o desenvolvimento do seu bebê. O fato de ele ainda não estar rindo pode indicar um atraso no desenvolvimento, mas não necessariamente um problema grave. É importante que você converse com o pediatra que acompanha a criança para avaliar o desenvolvimento dela e, se necessário, encaminhá-la para avaliação especializada com neuropediatra. Além disso, estimular o bebê por meio de atividades lúdicas e interações é fundamental para o desenvolvimento. Conversar, cantar, contar histórias, utilizar objetos de cores contrastantes e olhar nos olhos do bebê são algumas atividades que podem ajudar. Importante ressaltar que é fundamental evitar que o bebê assista televisão, vídeos em celular ou em telas (tablet, computador), pois isso pode atrasar o desenvolvimento das crianças. Caso tenha mais dúvidas, uma teleconsulta com um neuropediatra pode ser útil para tirar mais dúvidas e acompanhar o desenvolvimento do seu bebê.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Victor Queiroz

Victor Queiroz

Pediatra

Sorocaba

Ally Alahmar Filho

Ally Alahmar Filho

Pediatra

Barretos

Carla Pacheco Lacerda Silva

Carla Pacheco Lacerda Silva

Pediatra

Goiânia

Bianca Caluf Negrão

Bianca Caluf Negrão

Pediatra

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Distúrbios do desenvolvimento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.