Tenho um filho de 20 anos, ele é desatencioso, assimila devagar, tem preguiça mental, tem horas que

8 respostas
Tenho um filho de 20 anos, ele é desatencioso, assimila devagar, tem preguiça mental, tem horas que é um amor mais tem horas que é muito bruto, impaciente, se irrita com facilidade é estressado, é ansioso e como muito até sem ter fome. Ele tem TDAH? Que especialista procurar?
Prezado(a), o comportamento e atitudes de seu filho podem ter diversas causas. Primeiro é importante saber a quanto tempo ele é assim? Desde criança ou há pouco tempo? Ele vai a escola? Em que ano ele está? Trabalha? Tem algum interesse, hobby, esporte? A descrição que você faz, se isto for meio recente, podem descrever, por exemplo (não quer dizer que seja o caso dele) o comportamento de um jovem que faz uso da maconha.
Já tentou uma conversa séria e amorosa com ele? Em caso de procurar alguma ajuda psicológica é importante que ele também queira e não só você. Atenciosamente.

É indicado você levar seu filho a um neurologista inicialmente, assim o profissional fará os exames e avaliações necessárias e o encaminhará para o tratamento profissional adequado.
Olá! Percebo que as queixas às quais você se refere são, em sua totalidade, queixas comportamentais ou na esfera cognitiva. Penso que o profissional mais indicado para a avaliação inicial do caso é um bom psiquiatra, visto que este profissional terá a sensibilidade para perceber e caracterizar as dificuldades do paciente e as queixas que você referiu. Com isso, ele poderá elaborar uma impressão diagnóstica e iniciar um possível tratamento. Como médico que é, o psiquiatra, se for necessário, realizará exame físico e solicitará exames complementares (de laboratório, neuroimagem etc). Atenciosamente, Cleberson
Olá! O médico neurologista poderá analisar a hipótese de TDAH, verificando se o caso do seu filho atende aos critérios para o diagnóstico desta ou de outra condição. A partir de avaliação cuidadosa, será capaz de fazer os encaminhamentos e tratamentos adequados. Atenciosamente, Ana Carolina.
Seria importante buscar um neuropsicólogo, para fazer uma avaliação neuropsicológica, com a finalidade de mapear, aspectos cognitivos e emocionais,apresentados por seu filho. Analisando o histórico de vida. Com relatório poderá procurar um psiquiatra ou neurologista,para introduzir uma medicação eficiente, se necessário.
Olá, o médico psiquiatra está habilitado para avaliar casos como este, sendo o profissional indicado. Essas queixas são comuns na prática psiquiátrica, especialmente para aqueles que atendem a população mais jovem. Como médico, em casos que são necessários, o psiquiatra solicita tanto exames laboratorais como outros exames complementares, além de poder medicar se for necessário, e encaminhar pra outros profissionais, quando for indicado.
Olá, pode ser que sim , porque os sintomas descritos são bem parecidos porém, é importante que procure um especialista para avaliação correta do quadro.

Sugiro que procure um psiquiatra ou neurologista que poderão avaliar e solicitar uma avaliação neuropsicológica (bateria de testes ) e exame PAC ( processamento auditivo central ), geralmente o PAC é coberto pelos planos /convênios.

Com esses exames é provável que ele seja encaminhado para iniciar sessões com fono para as devidas correções. Dependendo do caso , seu filho poderá ser medicado caso confirme o quadro.

Importante que o seu filho além das sessões de fono , inicie tb um acompanhamento psicopedagógico e psicológico para complemento do tratamento.

Sugiro que tb procure por um acompanhamento psicológico , pois é preciso aprender a lidar com pessoas TDAH, devido ao desgastes e conflitos familiares que podem surgir dentro do âmbito familiar inclusive.

Boa sorte !
Boa tarde!
Comportamentos podem ter relação com diversos fatores (emocionais ou não); que só poderão ser analisados em contato direto com o mesmo. Sobre o diagnóstico de TDAH, é realizado, não somente a partir de uma lista "sintomática" mas, de uma análise ampla contendo também, aspectos subjetivos do indivíduo.
Para auxilia-lo, sugiro que converse sobre a possibilidade de aceite em iniciar com análise pessoal individual, com Psicóloga (o) da escolha do mesmo. Lembrando que, dada a idade do mesmo, não é comum a orientação de pais (geralmente até os 18 anos).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.