Tenho vaginismo,estou na 6° sessão de fisioterapia e no último dilatador,já até faço os exercicios

16 respostas
Tenho vaginismo,estou na 6° sessão de fisioterapia e no último dilatador,já até faço os exercicios em casa com facilidade.mas quando penso em ter relação com meu marido,penso que não conseguirei ir até o fim.o que posso fazer?fiz terapia,mas não me ajudou.
Toda vez que a gente tem a sensação que vai cair, colidir ou sentir dor, inconscientemente e involuntariamente, nosdos musculos se contraem. O vaginismo está relacionado com este pressentimento. Não só fisico, mas também quando fazemos algo que imaginamos ser errado ou pecaminoso, mesmo inconsciente e longe do nosso raciocínio lógico, nos contraimos e sentimos muita dor.
A psicoterapia e a psicanalise poderá auxiliar você a desvendar este enigma e colocar a questão sob o domínio do eu.
Um abraço,
Léa

Olá. O seu tratamento está bastante adequado. Você já passou por avaliação médica, já está fazendo a fisioterapia adequadamente e está fazendo o tratamento psicoterápico.
Você com certeza terá sucesso no seu tratamento. Esse tratamento é muito longo, mas não desanime. Conversa com o seu psicologo. Discuta novas formas de terapia.
Sem dúvida alguma a terapia pode te ajudar de maneira significativa, seja na compreensão dos fatos em relação ao vaginismo, seja suportando os obstáculos que podem aparecer. Recomendo que volte ao seu psicólogo e discuta com ele sobre tudo que sente e pensa em relação a sua terapia.
Concordo plenamente com os colegas e acredito que hipnose para resignificar as experiências sexuais e memórias de desconforto e dor. Vai ajudar muito na tua terapia.
Cada vez que voce busca um psicologo, o foco e o tipo de abordagem tem uma nova dimensão felizmente, pois somos pessoas diferentes e de percepções e abordagens diversas e claro. Graças a isso, cada vez que busca um novo terapeuta ; a percepção e interpretação em relação ao que relatas é diferente. Também da sua parte. Isso proporciona constante evolução terapeutica.
Portanto, a terapia tende a se renovar, assim como o tempo e os fatos acrescentam no dia a dia, . Terapia é crescimento e superação. Enfrente e seja feliz.
Um abraço!
É importante seguir o tratamento que já está fazendo, contudo você relata insegurança para a relação sexual, que neste caso tem cunho emocional. É um processo delicado que precisa ser discutido e entendido quais pontos te geram mais insegurança. Não desista da terapia. Converse com seu Psicólogo ou procure um outro que se identifique mais. Com certeza ajudará!

Boa sorte!
Concordo com o que já foi dito pelos demais colegas, mas ressalto que independente da abordagem teórica você deve se sentir bem e confiante com o terapeuta, por isso mesmo que não tenha dado certo com terapeuta anterior não quer dizer que não irá dar certo com o próximo.
Em relação a ter relação com seu marido, vale ressaltar que relação sexual não é somente penetração, você pode experimentar fazer outras carícias em seu marido para ir adquirindo confiança.
Que tal tentar terapia com outro Psicólogo? existem terapeutas especializados em sexualidade, costumo dizer que encontrar o Psicólogo ideal , é como escolher um parceiro, às vezes pode ser o primeiro, mas outras pode demorar um pouco! O que na relação com seu marido te faz ter o vaginismo?
Primeiramente parabéns por ter buscado ajuda e ter avançado com o tratamento...Tratamento está correto e em bom avanço.. concordo com os demais profissionais; que está no caminho correto junto do acompanhamento do seu ginecologista e realizando a fisioterapia e o psicólogo e fundamental agora nessa fase que vc se encontra, derepente poderia mudar de psicólogo na busca de novas formas de abordagem de tratamento direcionado p esse diagnóstico ...De toda forma acredite em vc ,na sua capacidade, não tenha medo vc pode e vai conseguir... boa sorte ...grande abraço.
Bom, se a insegurança aparece justamente quando se trata de se relacionar com seu marido sugiro tentar uma nova terapia. É importante falar sobre do que essa segurança se trata de fato, quem sabe podendo dar um outro destino que não a inibição. A escuta psicanalítica tem muito a oferecer nesse tipo de caso uma vez que grande parte dos casos de vaginismo são psicossomáticos.
Acredito que parte do seu problema está relacionado com sua fala: "quando penso em ter relação com meu marido, penso que não conseguirei ir até o fim". Vários aspectos precisam considerados: pensamentos desadaptativos, ansiedade, medo; além disso, uma relação sexual não precisa ter um fim clássico, existem outros momentos interessantes, de preliminares, de sensações. Você poderá inovar e ficar mais despreocupada com o que terá que fazer, ou como se sairá naquela relação.
Continue com sua psicoterapia, ou busque outro profissional. Estou à disposição.
Olá. Ao falar já fiz terapia, é importante saber por quanto tempo? Concordo com a fala dos colegas, e sugiro uma nova tentativa, resinificar essas experiências é muito importante para que você tenha êxito e possa entender melhor o que acontece.
A fisioterapia é muito pertinente para que sua musculatura retorne ao estado natural de relaxamento. Mas a psicoterapia vai te auxiliar a entender a causa que te levou e que ainda pode te levar a está contração intensa que constitui o vaginismo.
Não desista de buscar uma ajuda terapêutica por não ter “dado certo” com este primeiro profissional. São muitos fatores que podem influenciar na desistência dos clientes. É importante ter uma empatia com o profissional que estiver te atendendo. Também existem diversas técnicas e abordagens que podem ser mais pertinentes para sua queixa. Não desista.
Certamente terapia EMDR poderá te ajudar uma vez que utilizamos a abordagem para dessensibilizar traumas conscientes e inconsciente. Ligue e tire suas dúvidas. Abç!
Acredito que um trabalho pontual com Psicologo Emdr (Reprocessamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos) resolva seu problema. Os traumas reprocessados com EMDR pode ajudar melhorar dos sintomas do vaginismo.
Olá, concordo com os colegas e acrescento que a Psicanálise é muito indicada no seu caso. E importante verificar as questões inconscientes associadas a esse seu sintoma. Nesse processo você poderá ressignificar questões importantes relacionadas a sexualidade e prazer sexual. É importante também encontrar um profissional (Psicólogo/ Psicanalista) que você desenvolva uma relação de confiança para que o processo possa funcionar. E também é importante dar um tempo para que funcione, é um processo profundo que pode levar mais tempo dependendo do caso.