Tenho vontade de chorar mas nao consigo. Das outras vezes quando chorei senti um grande alivio e as

13 respostas
Tenho vontade de chorar mas nao consigo. Das outras vezes quando chorei senti um grande alivio e as emocoes cederam lugar pra tranquilidade e paz. O problema é que esta dor emocional nao expressada esta me deixando deprimido e com sintomas como dormencia emocional anedonia. Suprimir a dor emocional e o choro pode levar mesmo a depressao ?
Olá, o choro é uma reação fisiológica do corpo que é uma forma de aliviar sentimentos de angústia, tristeza, porém é necessário descobrir o que esta ocasionando esses sentimentos ruins.
Para isso devemos descobrir que tipo de pensamentos e situações estão causando essas sensações.
Existem técnicas de relaxamento que também podem ser utilizadas para ajudar a você se sentir melhor.
Na terapia você consegue expressar essa dor que você vem sentindo e buscar o tratamento adequado para lidar com o que vem te incomodando.

Olá tudo bem?
Qualquer sentimento quando reprimido pode nos adoecer, sentimentos precisam ser vivenciados e entendidos não dá para fingir qua não estão lá. O choro é uma das formas que temos de expressar o que sentimentos, mas as vezes o importante é entender o que sentimentos. Busque ajuda para lidar com isso, você merece uma vida ótima e pode tê-la. Sentimentos não são ruins só precisam ser entendidos. A psicoterapia pode te ajudar.
Todas as emoções tem uma função e mensagem para passar. O choro é uma das formas mais comuns e espontâneas de expressar várias emoções (tristeza, raiva e até mesmo felicidade). Quando a gente não consegue entender ou expressar o que sentimos, é como se o sentimento não pudesse "seguir adiante" e a gente acaba prolongando a sensação e trazendo sofrimento emocional. Muitas pessoas acabam tendo dificuldade em chorar porque nossa sociedade recrimina muito o choro como forma de fraqueza, como algo errado... Então é preciso entender o que tá te impedindo de se expressar, para poder agir em cima disso.
Com certeza um psicólogo poderia lhe auxiliar nesse processo.
Olá! O choro é uma forma de alívio dessas emoções, e se está sendo reprimido, vai lhe causar ainda mais sofrimento. Com essa cultura atual de buscar a felicidade a qualquer custo, a gente acaba não se permitindo sentir algo negativo, que na verdade, faz parte do ser humano. Procure um psicólogo, para se conhecer melhor e ter um lugar onde você possa colocar para fora o que lhe incomoda. Um abraço!
A depressão é um transtorno que envolve múltiplos fatores (e têm a ver com questões fisiológicas, o contexto da pessoa, intensidade e duração de alguns fatores que são melhor avaliados e explicados dentro da consulta, já que variam de pessoa para pessoa). Chorar não, necessariamente, leva à depressão. É uma reação desencadeada por conta de determinadas emoções atreladas a um contexto.
Olá
Vc está certa/o, nós precisamos expressar o que sentimos. Pode ser através do choro, falando, escrevendo….
Qdo os sentimentos ficam guardados, eles crescem e ocupam espaços importantes em nossas vidas.
Procure um/a psicólogo/a que possa te dar um suporte nessa jornada.
Boa sorte
Olá , mais importante ainda que deixar as lágrimas rolarem , é entender o que está causando a dor , ressignificar o que está se passando dentro de você . Estou a disposição .
Olá, muitas vezes temos dificuldade ou negamos entrar em contato com algumas emoções desagradáveis, não nos permitindo e julgando o que sentimos, o auxílio de um profissional pode facilitar nesse processo, trazendo alívio e diminuindo sintomas. Estou à disposição.
Olá! É necessário que você busque auxílio psicológico para poder falar dessa angústia, assim como buscar compreender o que pode estar na base desse "bloqueio" de chorar. Talvez algo do contexto cultural ou familiar, talvez algum trauma, talvez uma questão outra muito particular...
Junto de observar essa questão, você poderá falar das questões para as quais está necessitando de alívio e de outras formas de amenizar suas dores.
Fique bem!
Sim pode, mas na verdade o importante é compreender o porque desta supressão. Estratégias vivenciais podem te auxiliar neste entendimento. Saiba mais sobre estratégias vivenciais no youtube psicologa Thais Galvão Terapia do Esquema
Olá, tudo bem?

O choro é uma forma de expressão de emoções muito importante, onde permite que diversos sentimentos e emoções que estavam reprimidos ou presos, fluam, causando grande alívio.
Estudos dizem que reprimir emoções pode prejudicar a saúde mental do indivíduo, causando angústia, tristeza, e até mesmo, sintomas físicos, como a palpitação, o sufocamento, dentre outros. A depressão, por sua vez, surge por diversos motivos, e são muitos os aspectos envolvidos no seu desencadeamento.
Não se pode afirmar que apenas a repressão de emoções, de um modo isolado, desencadeia um transtorno depressivo, mas pode contribuir. Outrossim, a angústia que surge por essa repressão, pode levar a um humor mais depressivo sim, sendo de extrema importância que as suas preocupações, seus receios, seus medos e anseios, sejam expressados, não necessariamente através do choro, mas também, a partir de um diálogo, uma conversa com alguém de confiança, de atividades que gosta, e, principalmente, através de um processo psicoterapêutico.
Psicólogos são habilitados para auxiliar na compreensão de emoções e sentimentos, e no ensino de métodos de como lidar com diversas situações do dia a dia.
Se existe algo em você que te incomoda, um sentimento que acredita ser necessário expressar, procure ajuda de um profissional da Psicologia.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Sim, reprimir emoções e não expressar a dor emocional pode levar a depressão. As emoções são uma parte importante da nossa vida emocional e psicológica, e quando elas são suprimidas ou reprimidas, isso pode causar danos emocionais e psicológicos.

O choro é uma forma natural de liberar emoções e liberar tensões, e pode ajudar a aliviar a tristeza e a dor emocional. Quando não expressamos essas emoções, elas podem se acumular e causar mais estresse e tensão, levando a sintomas como depressão, anedonia e dormência emocional.

Se você está tendo dificuldade em expressar suas emoções e sente que isso está afetando sua saúde mental, é importante procurar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta. Eles podem ajudá-lo a explorar suas emoções, desenvolver estratégias para expressá-las e encontrar maneiras de lidar com seus sentimentos de forma saudável e construtiva.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Como psicóloga, na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental (TCC), é importante entender que reprimir a expressão emocional, como o choro, pode ter impactos significativos na saúde mental. A emoção é uma resposta natural a eventos da vida e chorar pode ser uma forma de liberar e processar sentimentos. Ao evitar chorar e reprimir a dor emocional, você pode estar acumulando tensão e dificultando o processamento emocional saudável. A negação das emoções pode levar a sintomas de depressão, como dormência emocional e anedonia, pois o indivíduo pode perder o contato com suas emoções e enfrentar dificuldades para experimentar alegria ou prazer em atividades cotidianas. É fundamental acolher suas emoções, inclusive o choro, e buscar formas adequadas de expressá-las, seja através do apoio de amigos ou familiares, ou em sessões de terapia, para promover o bem-estar emocional e prevenir o agravamento dos sintomas depressivos. Lembre-se que a TCC pode ser uma abordagem eficaz para trabalhar essas questões emocionais e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a depressão e suas emoções de maneira saudável e construtiva. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!