Ter pensamentos imaginários quando sozinho, em situações do cotidiano, com gesticulação motora e às

24 respostas
Ter pensamentos imaginários quando sozinho, em situações do cotidiano, com gesticulação motora e às vezes vocalização, como se estivesse sussurrando é sinal de que doença? Que especialista devo procurar?
Seria interessante procurar um psicólogo para entender esses pensamentos imaginários se as gesticulacoes e vocalizacoes tem relação com eles. Não há necessariamente uma doença atrelada a isso. Um psicólogo conseguiria discernir essas questões com mais informações e trabalhar nas causas desse comportamento.

Não necessariamente. Fiquei pensando: como você se deu conta disto?
Algumas questões me surgiram: você está descrevendo algo que se passa com você e que te preocupa no sentido da imersão que é capaz de ser feita a partir de uma fantasia, ou você está observando uma outra pessoa que tem estes comportamentos que despertam a atenção.
Caso esteja preocupado com alguém, sugiro que você dialogue com esta pessoa e tente saber melhor o que está se passando dentro dela nestes momentos.
Se é algo que ocorre em você, sugiro que procure um psicólogo que te ajude a entender melhor o seu contato com o seu mundo interno.
Boa tarde, um autor U Bloser explica que falar em voz alta a depender do que se pensa não é loucura mas, uma forma de desacelerar o ritmo mental; Porém não é qualquer tipo de pensamento, é o pensamento e organiza as ideias, e que permite solidificar o que foi aprendido. Agora teus pensamentos são na base do que foi aprendido, tentando se dar uma resposta ou são aleatórios? Se consegue se dar uma resposta sozinho ok, se não precisa procurar um psiquiatra ou um psicologo que te ajudem a esclarecer o que esta acontecendo com você, de qualquer forma a psicoterapia é sempre uma boa escolha para tirar suas duvidas e se conhecer melhor. Espero ter ajudado
Olá! Todas as pessoas tem pensamentos "imaginários". Algumas também falam/sussurram quando estão sozinhas, ou gesticulam, enquanto pensam e imaginam situações. Por si só isso não é negativo ou um problema. Teria de ver que tipo de pensamentos são esses, como eles te afetam e o que está levando esses pensamentos a surgirem, e a partir daí decidir o que fazer com esse conjunto. Isso poderia ser analisado com calma em um processo de psicoterapia com um psicólogo. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
A linguagem estrutura o pensamento, muitas vezes falamos/sussurramos e até mesmo gesticulando, isso ajuda a organizar os pensamentos, deve-se observar se esses pensamentos e comportamentos estão afetando o cotidiano, se essa ação é voluntária ou não, sendo assim, é necessário a procura de um psicólogo para fazer uma análise através da psicoterapia.
Olá! Esses sinais não indicam, necessariamente, nenhuma doença. Porém, se este comportamento está te incomodando ou causando algum receio, seria benéfico que você se consultasse com um profissional. Assim você pode explicar com mais detalhes o que se passa e receber o apoio adequado. Um grande abraço!
Como os colegas já disseram a linguagem estrutura nossos pensamentos, ações, afetos, entre outras funções psíquicas. Pelo fato de ter percebido este tipo de comportamento e se isto está causando um incômodo, pode ser interessante procurar um psicólogo, que poderá a partir de uma psicoterapia analisar melhor a situação e intervir no que for necessário.
Olá, acredito que todas as orientações se voltam para que vc procure um psicólogo. Se tiver dúvidas ou precise de indicação sou de Curitiba. Abraços
DEPOIS DE TODA AS OBSERVAÇÕES QUE FORAM FEITAS, RESTA LHE PERGUNTAR SE ESTES PENSAMENTOS ESTÃO CONTEXTUALIZADOS NA SUA REALIDADE. SE SUA RESPOSTA FOR NÃO E, ESTES PENSAMENTOS ESTIVEREM INTERFERINDO NO SEU AGIR, SUGIRO A BUSCA DE UM PSICOLOGO OU PSIQUIATRA
Boa noite , deveria procurar um psicólogo para entender o contexto desses pensamentos , em quais momentos eles aparecem e quais são os gatilhos , pra depois pensar em um possível diagnóstico e ter auxílio do médico também pra isso , se for necessário
Olá!
Se os pensamentos são recorrente, assumindo um personagem na sua mente, de fato são gatilhos gerado por preocupações ou culpas não associado a fatos. É importante ajuda de um psicólogo para avaliar a qualidade/intensidade/frequência dos pensamentos e assim, junto a pessoa buscar ajuda médica.
Imagina é super saudável e isso se chama autodialogo é uma conversa de vc com vc mesma. Mas seria interessante vc procurar um psicólogo para te ajudar a organizar esses pensamentos e, caso sejam relacionados a desejos seus, te ajudar a elabora-los.
Ola. Bom dia.
Ter pensamentos imaginários, fantasias, quando sozinho , não parece ser um problema em si ao meu ver como Psicoterapeuta Psicanalista, mas sim sua preocupação com essas atitudes e talvez haja necessidade sua de falar com um profissional e busca ajuda para autoconhecimento.
Esse e o sentido da Psicanalise.
Qualquer necessidade estamos aqui.
Obrigada.
Fabiana Cruz Destro.
CRP. 06/56108-0
Olá, amigo!Todos nós temos pensamentos, imaginários e podemos até repeti-los em voz alta. Podemos conversar com nós mesmo também quando nos encontramos a sós! Nada disso tem qualquer mal. São as nossas fantasias.Devemos nos preocupar com pensamentos persecutórios e de violencia apenas!!!Nada mais.Abraço
Inicialmente, por seu relato, não posso apontar para uma "doença", no entanto , deve-se investigar. Podendo tratar-se de pensamentos intrusivos, obsessivos, enfim. Ou estar dentro da normalidade.
Procure um profissional de psicologia. Será o melhor a fazer nesse momento.
Abraço
Olá, tudo bem??
Pensamentos imaginários necessariamente não indicam que você tem uma patologia. Cada indivíduo lida com conflitos de modo diferente uns dos outros. Mas se isso for muito recorrente e estiver te preocupando, vale marcar uma conversa com um profissional da área da saúde mental p/ avaliarem mais detalhadamente sua questão.
Boa sorte!
Se essa pessoa que está com esses sintomas e no mais está tudo normal... conversa normal, tem diálogo com pensamento conexo... o profissional indicado é o psicólogo para avaliar e dar um diagnóstico preciso e já tratar! Se a conexão de idéias e pensamentos estão desconexos.... fala de um assunto, não termina e passa para outro ou fala acelerado demais, os as falas e pensamentos não conferem com algo concreto... então o profissional adequado é o psiquiatra diagnosticar e medicar com precisão.
Olá
Busque um psiquiatra ou psicólogo, profissionais da saúde mental. Os colegas já abordaram boas hipóteses, e informações importantes, porém, mais informações será útil para uma análise mais sólida e só será possível na consulta ou sessão. Havendo necessidade, eles farão os devidos encaminhamentos. Abraços.
Fechar um diagnóstico sem mais informações, não cabe fazermos para darmos um nome de uma “doença”.
Aconselho que marque uma consulta com um psicólogo para fazer as avaliações devidas.
Deverá buscar um psicólogo , para que possa rever esse pensamentos, verificar frequência e o sentimento que é gerado quando vc passa por esta situação. Pode não estará associado a nenhuma doença !!!
Os sintomas apresentados podem ser ocasionados por diversos fatores, dentre eles psicológicos e/ou neurológicos. Para obter um diagnóstico mais preciso é aconselhado que busque fazer uma avaliação psicológica na qual o profissional poderá emitir um parecer com mais propriedade.
Olá! Apenas pela descrição que você fez não seria possível dizer que se trata de algum transtorno específico. Na verdade, muitas pessoas podem viver bem com tais comportamentos, mas é importante estar atento sobre o quanto esses pensamentos e gesticulações lhe atrapalham no cotidiano. Penso que pode ser importante se perguntar em que momentos esses devaneios surgem e o que eles normalmente trazem à mente. E, se achar necessário, procurar a parceria de um profissional para falar a respeito.
Você consegue controlar esses pensamentos ou é um algo alheio à sua vontade?
Olá! Veja, o ideal é procurar atendimento psicológico. Aparte, é comum que pessoas com ansiedade alta imaginem cenários: por exemplo.: Se você for ansioso e tiver marcado um encontro, é natural que você imagine o que ocorrerá nesse encontro, isso faz com que uma situação estranha se torne familiar e, assim, mais fácil de lidar e menos estressora.