Terapia comportamental dialetica pode ser feita online?

22 respostas
Terapia comportamental dialetica pode ser feita online?
A terapia comportamental dialética (DBT) além de outros distúrbios, foi inicialmente direcionada para casos de desequilíbrio emocional mais severos , apresentando comportamentos suicidas e automutilação. Nesses casos, não é recomendado a terapia de forma online. Procure um profissional que faça a avaliação completa para melhor orientação.

Terapia EMDR pode e com sucesso.
dialética é a uma das bases da DBT, expressa na condução do tratamento pelo terapeuta, Que O terapeuta comunica o tempo todo ao paciente que a verdade não é nem absoluta, nem relativa, mas sim desenvolvida e construída ao longo do tempo. Essa é uma das bases da dialética portanto podendo tambêm ser conduzida de forma remota ou seja online.
Olá! A terapia online não é um impeditivo para a Terapia Comportamental Dialética (DBT). Os comportamentos são compreendidos como estratégias pouco efetivas para o manejo de problemas e emoções avassaladoras. Essas estratégias foram aprendidas e mantidas ao longo da história de vida do cliente e uma das funções do tratamento é ajudá-lo a compreender a história que demandou tal aprendizagem, bem como contribuir para a aquisição de novas habilidades psicossociais para lidar com os problemas da vida. Guiados pelo paradigma da mudança, terapeuta e cliente analisam juntos tudo aquilo que pode aproximar ou distanciar o cliente da vida que ele quer viver (propósito). A partir daí, metas, objetivos e comportamentos-alvo vão sendo clarificados em conjunto com a elaboração de métodos e estratégias que permitam ajudar o cliente a caminhar em direção a uma vida valiosa. Então, sim, pode ser feita online. Espero ter ajudado, abraços!
Eu acredito que pode ser desenvolvida de forma online sim.
Temos ferramentas psicológicas que pode ser desenvolvidas remotamente sim, inclusive a Analise Corporal e Comportamental.
Olá, na primeira consulta é feito uma melhor avaliação e indicações como: frequência, funcionamento do trabalho de forma on-line e como o paciente se sente nessa modalidade, grupos de habilidades, terapia DBT, comprometimento do paciente em potencial, sensações em relação a consulta e vinculo com terapeuta etc.. caso a caso para que depois da avaliação o profissional possa dar as indicações, e se, a/o psicóloga/o identificar alguma situação em que avalie ser
imprescindível o atendimento presencial irá sinalizar, é possível ser realizado de forma on-line e segura para autocuidado do terapeuta e cliente em tempos de pandemia. Abraço
Há casos e casos. Para alguns pacientes, a psicoterapia precisa ser presencial, mas em sua maioria, nada impede o atendimento on-line. Tudo indica que o atendimento remoto veio para ficar.
Olá! Muitos terapeutas da DBT - Terapia Comportamental Dialética, estão realizando atendimentos online com os mesmos resultados do atendimento presencial. Abraço!
Sim, é possível realizar o psicoterapia comportamental dialética online. O resultado tende a ser o mesmo do presencial.
Não há nenhum impeditivo para realizar os atendimentos na abordagem Cognitivo Comportamental através do atendimento online. O que você precisa é se sentir bem e acolhido pelo psicólogo que escolher.
Pode. Procure um especialista em DBT.
sim.
Olá, boa noite. Sim! O tratamento on-line funciona, é importante que você se sinta seguro, acolhido e se identifique com a abordagem e com o profissional.
Sim, é possível que seja feita de forma online.
E é uma das linhas teóricas, mais recomendadas para tratar o desequilíbrio emocional.
Abçs
Sim. Pode ser feita. Procure um especialista para melhor avalia suas questões
Não considero recomendável, não antes de algumas sessões presenciais e de orientação psicanalítica. Boa sorte!
Olá!
Sim, a Terapia Comportamental Dialética pode ser feita online, principalmente nesse momento difícil de isolamento.
Abraço!
Olá! Pode sim, bem como outros tipos de abordagem. Observe numa vivência de psicoterapia online a empatia, se você fica à vontade, a forma de condução da profissional que vai te atender... se gostar e achar que lhe fará bem, faça a terapia.
Olá!
Sim, qualquer abordagem da Psicologia pode ser utilizada online. Essa prática online está regulamentade pelo Conselho Federal de Psicologia, inclusive.
Abraço
Prezado(a), a terapia online é uma das especialidades que mais tem crescido e deflagrado novas possibilidades no meio Psi. Penso sê-la viável, sobretudo, em virtude do momento ao qual estamos submergidos. Nesse sentido, acredito que todos os tipos de terapia são possibilitados por esta via. Para maiores esclarecimentos coloco-me à disposição.
Olá! Com a pandemia o conselho regional de psicologia até pede que as terapias sejam feitas de modo online. Seria bom conversar com o seu terapeuta sobre a possibilidade de fazer online. Espero ter ajudado!
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
Não é o tipo de terapia que tem impeditivo para realização on-line, mas a gravidade e tipo de paciente. Com a pandemia, os conselhos regionais facilitaram os atendimentos on-line, entretanto antes disso, pacientes com transtornos graves não podiam ser atendidos on-lines, principalmente os que envolviam risco de suicídio. Pois atendimentos para este público online apresentava e ainda apresenta alguns riscos, principalmente se o psicólogo iniciar seu atendimento on-line sem ter tido experiências com atendimentos prévios presencialmente com o mesmo paciente.
Infelizmente, há psicólogo que atendem tais casos on-line sem apresentar os riscos ao paciente ou simplesmente ignorando-os. Mesmo no momento pandêmico, esses elementos não podem ser ignorado. A DBT especificamente, aborda casos de desequilíbrio emocional mais severos presentes em alguns transtornos graves. Mas ela, a terapia em si não é o impeditivo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!