Terminei recentemente um relacionamento marcado por abuso, caos e destruição, já fui agredido fisicamente

13 respostas
Terminei recentemente um relacionamento marcado por abuso, caos e destruição, já fui agredido fisicamente pela mulher e ofendido verbalmente. Estava na psicoterapia para entender porque continuo ligado a este relacionamento, mas a terapia só estava me deixando pior. O que posso fazer?
Obrigado.
Olá! É evidente que você está passando por um período conturbado e de muita fragilidade. A psicoterapia irá ajudá-lo a reconstruir a imagem que tem de si mesmo e fortalecer sua autoestima. Mas é preciso que haja alguma identificação entre você e o profissional que irá lhe atender. A ideia é que você se fortaleça com o processo, ainda que tenha que enfrentar duras questões e rever o seu modo de se posicionar diante dos obstáculos da vida. Se não deu certo da primeira vez, recomendo que conheça outros profissionais e linhas de trabalho. Insista no seu tratamento, vai valer a pena. Sucesso pra você!

Todo termino de relacionamento, abusivo ou não, vai causar angustias, questionamentos, decepções conosco e com os outros. Quando abusivo e sendo quem sofreu o abuso essas decepções e questionamentos se voltam para nós mesmos com maior intensidade e com certeza precisaremos reconstruir nossa autoimagem, trabalhar nossa estima, nos encontrar e reconciliar conosco e a Psicoterapia ajuda nisso... Você já fez uma tentativa de buscar essa ajuda, mas que não conseguiu prosseguir, mas digo que é importante que você continue procurando ajuda psicológica para ajudar você neste seu momento atual... procure outros profissionais com outras linhas de atuação e com certeza encontrará um que você se sinta bem em entrar no processo terapeutico. Abraços.
A psicoterapia estava te deixando pior em que sentido? A ideia eh que o processo terapêutico possa auxiliar a pessoa em sofrimento a encontrar novas saídas e fazer novas escolhas. Penso que uma escuta psicanalítica possa te ajudar. A questão é que não há uma receita. É preciso atravessar a dor, a angústia, a repetição de padrões de escolha que não te fazem bem para se libertar deles. E isso não é prazeroso. Por outro lado, às vezes o profissional pode não estar preparado o suficiente. O melhor é vc buscar um profissional em quem vc confie. As vezes demora um pouco.
Você precisa de ajuda profissional para reestabelecer a sua autoestima e compreender porque ainda está vinculado emocionalmente a alguém que lhe faz sofrer.

Criar o vinculo de confiança com o terapeuta é importante, pois é a partir daí que você irá se fortalecer e compreender o que se passa com você.
Olá! O processo terapêutico toca em questões por vezes insuportáveis, e é compreensível procurar evitá-las. Questione-se o que lhe faz sair "pior" das sessões para aproximar-se, por você mesmo, do que lhe é insuportável e fale com seu terapeuta. Ter esta conversa com ele ajudará a ambos como deve se dar seu processo. Somente se não houver compreensão para ambos, sugiro que procure outro profissional. Abraços.
A psicoterapia proporciona a chance de entrar em contato com dificuldades e com sentimentos dolorosos de abandono, rejeição ou frustrações (inclusive aquelas conectadas à relacionamentos), entre outros. É natural que este contato seja desprazeroso.

No entanto, dedicar-nos a elaborar estas vivências difíceis e atualizá-las é fundamental para avançar. Há de se ter bastante cuidado para não confundir este desprazer com uma "piora" na psicoterapia.

Isso não quer dizer que você não deve ter parâmetros de avaliação para saber se está avançando e, se isso não estiver acontecendo, talvez seja o caso de reavaliar o profissional que te acompanha. Porém, tenha em mente que trabalhar-se é um desafio que exige disposição interna para enfrentar o que é, de fato, difícil e doído.

Comprar esta empreitada é uma escolha que pode ser extremamente recompensadora e frutífera.
Acho que podemos levantar alguns pontos na sua colocação e na sua questão.
Uma psicoterapia pode levar um tempo para ter efeitos e nela a pessoa acaba entrando em contato com questões conflituosas e angustiantes que estão causando sofrimento e que são dolorosas de se enfrentar. Porém tudo em seu tempo e seu ritmo. É importante você estabelecer uma boa relação com seu ou sua terapeuta para que você possa inclusive conversar sobre como está se sentindo com a própria psicoterapia. Esse pode ser um momento importante do processo também.
E se mesmo tratando com ela(e) esse ponto, sentir que não está fazendo sentido continuar, talvez seja interessante procurar outro profissional.
Olá! A psicoterapia não é, como a maioria das pessoas pensam, um lugar de conforto. Geralmente antes de se atingir o conforto, se faz necessário enfrentarmos nossas questões, crenças e subjetividades na nossa relação com o mundo, conosco e com as pessoas. Então o processo terapêutico é um caminho de persistência em busca da desconstrução e reconstrução do EU através do autoconhecimento que vai sendo descoberto.
Boa sorte!
Pode conversar na própria terapia que acha que só está pior e, avaliar se não é o caso de trocar de profissional.
Quem sabe este relacionamento seja para você de alguma forma familiar, onde você busque resgatar algo de um relacionamento de infância, por exemplo. Pontos a serem explorados de forma positiva numa terapia em que, antes de tudo, haja afinidade e confiança com o profissional.
A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios, problemas interpessoais.
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas de base científica que permitem acompanhar e da respostas eficazes a este momento ao qual você esteja passando. Comunique ao seu psicologo seu desconforto permitindo que o mesmo possa lhe orientar, se julgar necessário procure outro profissional.
A principal base para um processo ser bem sucedido é a relação terapêutica, você deve se sentir bem ao se comunicar com seu psicoterapeuta até para compartilhar seu desconforto, tirar dúvidas, buscar respostas para seu sofrimento. Seja aberto com o profissional que te acompanha. De fato, muitas vezes quando estamos passando por certos processos, algumas clarificações parecem ter um cunho doloroso, mas somente através de uma relação terapêutica forte você conseguirá manter-se em evolução na terapia.
Seria interessante você conversar com a sua psicóloga sobre esse seu incômodo, dessa forma vocês poderão decidir juntas qual caminho seguir.