Tive uma paralisia facial periférica em janeiro de 2024 e, desde então, fiquei com uma sequela ocula

2 respostas
Tive uma paralisia facial periférica em janeiro de 2024 e, desde então, fiquei com uma sequela ocular permanente: a pálpebra não fecha totalmente, o que causa ressecamento, ardência, lacrimejamento e sensação de areia nos olhos após algumas horas no computador. Isso limita bastante minhas atividades contínuas em frente à tela, especialmente no trabalho.

Gostaria de saber se esse tipo de sequela pode, em casos como o meu, ser caracterizado como deficiência para fins de enquadramento como PCD ou, alternativamente, se poderia justificar um auxílio-acidente pelo INSS.

Sei que é necessária uma avaliação clínica individualizada, mas gostaria de entender se, em tese, mesmo diante da ausência de exames específicos capazes de demonstrar com precisão essas limitações funcionais, o quadro clínico relatado pode ser suficiente para embasar um laudo médico funcional ou declaração com esse fim.

Agradeço desde já qualquer orientação.
Dr. Ricardo Castanheira de Carvalho
Oftalmologista
Brasília
Recomendo uma avaliação para verifica necessidade de tratamento adicional ou cirurgia palpebral. Recomendo exame com Oftamoplástico. Sobre benefícios PCD etc acho que não se enquadra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, legalmente seu diagnóstico não o enquadra como PCD.

Especialistas

Thalita Cruz

Thalita Cruz

Fonoaudiólogo

Jose Luiz De SA Cavalcanti

Jose Luiz De SA Cavalcanti

Neurologista

Rio de Janeiro

Rodrigo Valença

Rodrigo Valença

Médico acupunturista

Teresina

Sérgio Câmara Fonseca

Sérgio Câmara Fonseca

Médico acupunturista

Sorocaba

Jessica Requião

Jessica Requião

Médico acupunturista

Salvador

Fabiana Versiani

Fabiana Versiani

Médico acupunturista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 158 perguntas sobre Paralisia facial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.