Paralisia facial - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma paralisia facial?

A paralisia facial é uma lesão do nervo facial. O nervo facial é um nervo misto e de dupla face, que é responsável por quatro tipos de funções:

  • Mobilidade dos músculos de um lado do rosto: o lado direito ou esquerdo. Ele também controla um músculo do ouvodo, muito pequeno, que é responsável pelo amortecimento de ruídos altos e dois músculos do pescoço.
  • Recolhe a sensibilidade do que canal do ouvido.
  • Controle de lágrimas e saliva.
  • É responsável pelo sabor, na frente da língua.

Quais são os sintomas de paralisia facial?

  • Falta de mobilidade voluntária dos músculos de uma metade da face, lado direito ou lado esquerdo, mostrando a metade do rosto flácida, sem rugas ou sulcos.
  • Não é possível fechar os olhos.
  • Desvio da boca para o lado e no meio da face afetada.
  • Dor no ouvido quando um ruído alto. Você também pode prejudicar o ouvido, quando a causa é um vírus.
  • Nenhuma sensação no canal do ouvido do mesmo lado.
  • Ausência de lágrimas.
  • Falta de saliva na metade da boca afetada.
  • Ausência de sabor na língua anterior, no meio da face está paralisada.

Os sintomas às vezes não ocorrem com a mesma intensidade, como parte da testa, por exemplo, costumam ter fibras nervosas que provêm do nervo facial saudáveis, a outra metade do rosto, ea oferta, em parte, dependendo do lado de paralisia, também, o fundo pode ter cruzado de fibra de um lado do rosto. Além disso, os sintomas dependem do grau de extensão do nervo  afetado, uma vez que alguns sintomas, dependendo não vão aparecer.

Se a causa da paralisia facial foi sido herpes zoster, muitas vezes a surdez e tontura também podem ocorrer (síndrome de Ramsay-Hunt).

O que produzi paralisia facial?

Paralisia facial periférica pode ocorrer por razões muito diferentes.  É conhecido na medicina como frigore paralisia facial ou paralisia de Bell. Os próximos mais importantes paralisia facial traumática, com 25% dos casos. Depois, seguiu em ordem do maior para o menor número de apresentações, tumores, herpes zoster, infecções agudas e crônicas do ouvido e, em menor medida, certas doenças do corpo que secundariamente afetam o nervo facial.

O que causa a conhecida paralisia facial, paralisia facial ou frigore de paralisia de Bell?

Todos esses nomes significam a mesma coisa: que há uma paralisia do nervo facial não se sabe como ele foi produzido. Há duas explicações:

  • Uma lesão por má circulação do sangue para o nervo facial
  • A infecção direta do nervo facial causada por vírus.

Aparece, de repente,  em poucas horas. Maior parte do tempo, mas pode estar associada a qualquer outra condição. Sua evolução é benigna, totalmente recuperado em 80% dos casos. O período de recuperação é entre um e seis meses.

Paralisia facial traumática

A paralisia facial é produzida por trauma externo, especialmente em acidentes de trânsito com envolvimento cabeça. Também pode ocorrer durante o parto, as operações do cérebro, ouvidos, glândula parótida (que é onde caxumba ocorre em crianças) e facadas nesta área.

Como é o diagnóstico pelo médico?

O médico explora a mobilidade voluntária dos músculos da face, utilizando um método que parece muito divertido, como é exigido movimentos miméticos. O formulário utilizado é o método de maio, e é a seguinte:

  • Palpar o tônus ??muscular você tem a face.
  • Ele diz ao paciente para franzir a testa.
  • Para fechar os olhos
  • A piscar
  • Que rugas no nariz
  • Que mostra os dentes
  • Que apito
  • Que as bochechas cheias de ar
  • Levei-o para fora e para baixo o lábio inferior
  • Para apertar os músculos do pescoço.

Ele mede a quantidade de lágrimas produzidas em ambos os olhos e compara a quantidade de ambos. Para este efeito, a tampa permanece em uma tira de papel de filtro irá absorver a umidade. O olho afetado pela paralisia facial não têm lágrimas. (Teste de Schirmer lacrimejamento).

Você pode fazer um teste de audição para ver se o músculo que protege audição de ruídos altos é afetado. Para fazer isso, é colocado no canal do ouvido um fone de ouvido que vai medir o seu desempenho automaticamente. A orelha afetada não responderá (reflexo acústico).

Você pode estudar o gosto da frente da língua, estimulando com uma pequena quantidade de eletricidade as bordas laterais da língua, produzindo um gosto metálico. Em pessoas saudáveis, isso ocorre quando ela atinge uma corrente de 30 microampères, enquanto a paralisia facial exige uma corrente maior de 100 microamperes, para ocorrer a estimulação gustativa transmitida pelo nervo (electrogeusiometría).

Ele pode medir a quantidade de saliva de cada lado da boca, colocando um pequeno tubo dentro dos ductos das glândulas salivares. No lado da paralisia facial produz menos saliva (teste de saliva).

E, talvez, os testes mais interessantes são aqueles projetados para verificar a evolução e prognóstico da paralisia facial. Por um lado, a eletroneurografia, que envolve a aplicação de pequenos estímulos elétricos, verificar como os músculos se contraem. Existe uma relação direta entre a quantidade de fibras nervosas e da função de resposta na contração muscular. Este teste pode ser realizado no terceiro dia de paralisia facial mostrar, e relatórios sobre o prognóstico. Por outro lado, é a eletromiografia, que mede como o músculo em repouso e, quando contratados. Este teste pode ser realizado a partir da terceira semana do início da paralisia facial, e nos informa sobre a regeneração do nervo.

O médico pode fazer uma imagem de raios-X do cérebro, usando um CT (tomografia computadorizada) ou estudo de ressonância magnética (RM) para descartar qualquer outra causa.

Qual é o tratamento de paralisia facial?

Tratamento da paralisia de Bell deve ser iniciado imediatamente após a sua aparência, de modo a obter os melhores resultados em sua recuperação.

Corticosteróides são administrados o mais cedo possível para evitar uma maior deterioração do nervo. O esquema de administração é ditada pelo médico, e é de grande importância seguido de perto, tanto para melhorar a paralisia facial, e para evitar efeitos colaterais da medicação em si. Este tratamento pode ser adicionado  ao tratamento com vitamina B para aumentar a recuperação do nervo.

Junto com este medicamento é normalmente muito importante que o tratamento local seja feito para preservar o olho afetado. No olho da metade do rosto está paralisado, há uma falta de fechamento da pálpebra e uma falta de lágrimas. Tanto a causa quanto o olho pode secar, o que pode formar úlceras e infecções, com um alto risco de ferimentos graves ou mesmo a perda desse olho. Para evitar isso, deve ser dada lágrimas artificiais durante o dia e à noite, o olho pode ser coberta para evitar ressecamento.

Tratamento local também é útil na realização de massagem dos músculos faciais para impedir a atrofia muscular.

Para aqueles casos que têm uma causa conhecida, não são muito específicos medidas cirúrgicas para eliminá-los.

Evolução e prognóstico

A evolução da paralisia de Bell é geralmente muito boa, chegando a uma cura completa  em quase todos os casos.

Nos casos raros em que a paralisia facial não se recupera nada, existem tratamentos, como enxerto de nervo e do uso dos músculos e nervos futuro saudável, para melhorar a funcionalidade dos músculos afetados, e outros tratamentos para melhorar a estética. Todos esses tratamentos são destinadas a alcançar a abertura da pálpebra inferior, para preservar o olho em ótimas condições.

Você pode evitar a paralisia facial?

Na paralisia de Bell, devido à ignorância da causa, hoje, somos incapazes de evitá-los. Em contraste, o segundo tipo de paralisia facial, traumáticas, por número de apresentações, especialmente aquelas causadas por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e durante a prática desportiva, você pode impedi-los adequadamente protegendo a cabeça.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - paralisia facial

Amanda Carvalho

Amanda Carvalho

Neurologista

Rio de Janeiro

Jucimáira Miranda

Jucimáira Miranda

Fonoaudiólogo

Vespasiano

Renata Onisto Franco

Renata Onisto Franco

Fonoaudiólogo

Marília

Fernanda Aparecida Passos Dorneles

Fernanda Aparecida Passos Dorneles

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Paralisia facial

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Paralisia facial

Bom dia, caso a paralisia tenha sido ocasionada por um acidente vascular cerebral isquêmico, a lesão pode estar aumentando, por obstrução das artérias encefálicas (cérebro, tronco, cerebelo e…

OLA
CABE UMA AVALIACAO MEDICA , O NERVO PODE TER FICADO COM ALGUMA SEQUELA DEVIDO A PARALISIA FACIAL , NECESSITANDO DE TRATAMENTO ESPECIFICO.
ATT DRA PRISCILLA DIAS

Boa noite! A resposta se dá mais rápido, quando o tratamento é iniciado precocemente...,e dependerá bastante do tratamento proposto. Eu costumo tratar Paralisia Facial com o Método Kabat.

Especialistas falam sobre Paralisia facial

A fisioterapia ajuda na paralisia facial? Sim. A fisioterapia é importantíssima para que ocorra melhora rápida e diminuição das possíveis sequelas da paralisia. Exercícios e terapias manuais são aplicadas, além de orientações para o paciente.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


A Paralisia Facial Idiopática (Paralisia de Bell) é uma doença caracterizada pela perda total ou parcial da função do nervo facial causada por uma inflamação do nervo, habitualmente decorrente de uma infecção viral. Os sintoma principal é a paralisia dos músculos da expressão facial de uma lado da face, algumas pessoas também apresentam alteração do paladar, ressecamento ocular e sensibilidade aumentada a sons do lado afetado. O tratamento é realizado com corticoides e cuidados com o olho, sendo que alguns pacientes também necessitam do uso de antivirais. A recuperação é completa na maioria dos casos, mas é fundamental o início do tratamento o mais rapidamente possível.

Rodrigo Vargas

Neurologista

Goiânia


A Paralisia Facial é um quadro que assusta o paciente, pois muitas vezes é confundida com AVC. Porém, quando ocorrida de forma isolada, trata-se apenas de comprometimento do nervo facial, sendo normalmente unilateral e caracterizada por dificuldade de fechar o olho do lado afetado e desvio da boca para o lado não comprometido quando o paciente sorri, além de outras alterações como diminuição do paladar. Existem várias causas possíveis, porém os casos mais comuns são idiopáticos, ou seja, apesar de ampla investigação não se encontra uma causa. São conhecidos como Paralisia de Bell e normalmente têm boa recuperação. O tratamento envolve fisioterapia, fonoaudiologia e uso de corticóides.

A paralisia facial é uma patologia que afeta diversas pessoas, muitas vezes tem etiologia desconhecida, e gera um problema de cunho social muito importante. Pois, em geral, a pessoa acometida por essa patologia apresenta um isolamento social e emocional significativo, afetando em última instância o potencial econômico do indivíduo. Atualmente, existem diversos tratamentos para corrigir as deformidades resultantes da paralisia facial, desde cirurgias até procedimentos não invasivos. Somente em consulta que o profissional poderá adequar as queixas dos pacientes às possibilidades terapêuticas.

Roney Fechine

Cirurgião plástico

São Paulo


A paralisia facial periférica é uma afecção comum no cotidiano do neurologista. Caracteriza-se pela perda total ou parcial de movimentos de uma metade inteira da face, representada por dificuldade para fechar o olho, desvio da boca para o lado não afetado, entre outros sintomas. Deve-se sempre buscar um especialista para o diagnóstico, visto que o tratamento adequado, iniciado precocemente, contribui para uma plena recuperação do quadro em um grande percentual de pacientes afetados. Várias podem ser as razões para o surgimento deste quadro. O neurologista é o profissional médico habilitado a analisar o quadro clínico e julgar quais exames complementares pedir e quais medicamentos usar.

Carlos Hortala

Neurologista

Niterói

Quais profissionais tratam Paralisia facial?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.