Toda avaliação neuropsicologica acompanha um plano de reabilitação neuropsicologica?

22 respostas
Toda avaliação neuropsicologica acompanha um plano de reabilitação neuropsicologica?
Os objetivos da avaliação neuropsicológica são :
1. Diagnosticar e contribuir para um diagnóstico clínico - registrar a existência de lesão cerebral suspeitada;
2. Delinear o perfil cognitivo em casos de diagnóstico já determinado
* Estimativa da evolução e prognóstico da enfermidade.
* Delineamento de programas de reabilitação cognitiva. (É importante solicitar ao neuropsicólogo que inclua no laudo esse item ok?)
* Uso legal.
* Acompanhamento de fármacos.
Espero ter ajudado. Grande abraço

Olá! Na verdade toda avaliação neuropsicológica representa uma avaliação global das funções cognitivas do indivíduo, assim como humor e personalidade; afim de identificar déficits que podem corroborar com as queixas apresentadas. A indicação de reabilitação será realizada conforme a necessidade avaliada, assim como indicação para psicoterapia e avaliação de demais profissionais, por exemplo. Espero ter esclarecido!
Bom dia, é importante realizar primeiro a avaliação neuropsicológica, depois que tiver os resultado dos testes a profissional dirá o que é preciso adequar para pessoa. Muito depende desses resultados, a partir dai o/a profissional poderá proceder com um plano de reabilitação ou não.
Concordo...muito bem esclarecido.
Sim. Uma avaliação neuropsicológica pode ter dois focos distintos, que não se opõem. Por exemplo, um encaminhamento médico pode somente desejar informações sobre se há ou não a presença de prejuízos cognitivos e quais os níveis desses comprometimentos. Neste caso, no seu relatório, o neuropsicólogo recomenda algumas práticas, cuja realização fica a critério do juízo médico. Essas recomendações geralmente envolvem a realização de uma reabilitação cognitiva e a procura de outros profissionais da saúde, pois foram observadas durante a avaliação neuropsicológica alterações em áreas específicas (fora da neuropsicologia), que merecem uma investigação mais aprofundada. Nesse caso, há o delineamento da estrutura de um plano de reabilitação neuropsicológica.
Por outro lado, é possível realizar a mesma avaliação neuropsicológica com foco na reabilitação neuropsicológica, se esta for a solicitação do encaminhamento médico, geralmente focando em um quadro neuro/psiquiátrico específico. Nesse caso, se procura identificar através da avaliação neuropsicológica as forças e fraquezas cognitivas, apresentadas pelo paciente, e a partir dessa identificação e de aspectos psicológicos e outros investigados, haverá condições para se desenhar um plano de reabilitação neuropsicológica (com as suas etapas, foco, etc.) e não só delineamento de sua estrutura.
Esse plano de reabilitação neuropsicológica incluirá a reabilitação cognitiva e dependendo do caso envolve a transdisciplinaridade de áreas da saúde; com a participação do próprio paciente e seu cuidador, psicólogo, neuropsicólogo, psiquiatra, neurologista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta com a diferença, que todos se comunicam entre si durante o processo.
Ao final da avaliação, ao redigir e devolver o laudo neuropsicológico a quem tenha requisitado o mesmo, o profissional deve fazer as devidas indicações e recomendações para o caso. É comum constar acompanhamentos necessários, como psicológico e psicopedagógico, e indicações de como cuidadores, professores e demais profissionais envolvidos devem lidar com o caso.
A avaliação neuropsicológica orienta quais funções cognitivas devem ser reforçadas, mapeando quais são as forças e as fraquezas cognitivas e, com isso, a reabilitação vai ser traçada a partir das necessidades avaliadas e as ações centradas nos ganhos funcionais do paciente, considerando suas queixas.
Olá, a avaliação neuropsicologica na maioria dos casos são por encaminhamento médico, neste caso, somente podemos chegar a uma hipótese diagnostica, por isso devemos sugerir alem da reabilitação neuropsicologica um acompanhamento multidisciplinar, sempre considerando que cada profissional tem seu plano de trabalho.
Acho interessante salientar que uma avaliação neuropsicologica não deve ser utilizada como rótulo. Realizamos os levantamentos das hipóteses de diagnóstico, pois é uma avaliação técnica, o fechamento do diagnóstico é realizado pelo médico que irá informar a melhor conduta, principalmente se houver necessidade de medicamento.
No relatório seguem as orientações para um trabalho multidiciplinar e sugestões para reabilitação.
Bom dia...não necessariamente, somente se houver déficits cognitivos ou questões emocionais a serem trabalhadas.
Coloco-me a disposição
Priscilla C Sociale - Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Não necessariamente, a avaliação tem por objeto o diagnóstico de possíveis transtornos, normalmente são feitas sugestões de caminhos para tratamento.
Olá! A conclusão de avaliação acompanha algumas sugestões de encaminhamentos, caso sejam necessários e/ou sugestões de procedimentos para se lidar com as situações observadas durante a avaliação. Boa sorte!
Prezada!
Cada profissional irá delinear sua escolha profissional e traçar o objetivo a ser trabalhado. Após a realização e conclusão da Avaliaçao o Neuropsicólogo irá sugerir de acordo com a demanda ao diagnóstico do paciente o encaminhamento para um profissional específico ou aquele que trabalhe com a Reabilitação cognitiva ou a outro.
Atenciosamente
Não necessariamente, só nos casos que forem diagnosticados, e se for solicitado um acompanhamento interdisciplinar. Já fiz muito acompanhamento de déficit de atenção e concentração com bastante resultado significativo pra vida futura do paciente. Todo tratamento de e ser com profissionais especializados para obtenção de resultados positivos. Mas sugiro que não abandone o tratamento quando este for indicado. As vezes o paciente faz duas ou três sessões e não aparece para continuidade do tratamento. ☺️
Ao final de uma avaliação neuropsicologica a Neuropsicologa entrega um laudo com os encaminhamentos aos profissionais que irão desenvolver um plano de terapêutica vinculada aos achados na avaliação.
Sim, uma boa avaliaçao neuropsicologica além de funcionar como um exame auxiliar no diagnostico deve fornecer diretrizes para a reabilitação (seja reabilitaçao neuropsicologica ou qualquer outro tipo de reabilitação, habilitação ou tratamento). Depende do que se entende por reabilitação também. Sempre se deve sugerir opçoes de tratamento.
Não necessariamente. A avaliação tem como objetivo ajudar no diagnóstico diferencial. O plano de reabilitação pode ser discutido a partir daí, mas não necessariamente estará no relatório final da avaliação. Nem todo neuropsicólogo que faz avaliação neuropsicológica está habilitado para traçar um plano de reabilitação, pois são coisas diferentes e específicas.
Não, a reabilitação estará indicada quando necessário.
A Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico deve responder a demanda, ou seja, qual é a queixa? O encaminhamento veio de um médico, da escola ou foi espontânea (da família) ? No caso de uma criança com dificuldade de Aprendizagem por exemplo, podemos avaliar as funções cognitivas deficitárias e auxiliar em um diagnóstico apontando as potencialidades e fraquezas do sujeito, além de visita a escola, analise de relatórios da coordenação da escola, questionários e escalas respondidas pela família e escola, testes de desempenho escolar (entre outros) observação clinica e primeiro de tudo, entrevista com os pais. Uma dificuldade de Aprendizagem é diferente de um Transtorno de Aprendizagem e a avaliação vai ajudar a responder a queixa: a dificuldade de aprendizagem está relacionada com as funções cognitivas? Na conclusão é importante fazer a correlação da demanda com os resultados, assim como sugestões de intervenção ou avaliação, caso necessário, com psicopedagogo, neurologista pediatra, fonoaudiólogo, etc para completar a hipótese diagnóstica. Com o laudo em mãos, o neuropsicólogo poderá fazer um planejamento de intervenção (Reabilitação, Estimulação ou Habilitação cognitivas) visando metas e qualidade de vida , assim como onde aplicar de forma prática no seu cotidiano. As metas da intervenção devem ser: especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e devem ter um tempo determinado. Depois um novo planejamento deve ser feito se necessário. Não apenas pacientes lesionados são beneficiados com as Reab e apenas uma Avaliação criteriosa pode indicar.
Se forem identificados déficits importantes que prejudicam a qualidade de vida e o "funcionamento global" do avaliado, um plano de reabilitação neuropsicológica será sempre recomendado. Para traçar o programa de reabilitação é necessário, antes, ter havido uma boa avaliação neuropsicológica. São 2 serviços diferentes e complementares.
Bom dia! Nem sempre a reabilitação está associada após a avaliação neuropsicológica. Vai depender dos resultados da avaliação neuropsicológica e das queixas apresentadas pelo paciente. Podem ser indicados vários profissionais da área da saúde, como Fonoaudiologa, neurologista, psicoterapia… sempre com objetivo de ajudar o paciente.
via de regra as avaliacoes em geral propoe de uma certa forma um prognostico, isto e uma orientacao sobre o qeue deve ser feito...