Todos os tipos de fobia é tratado com um único remédio que serve para todos os tipos de fobia ? Ou c
3
respostas
Todos os tipos de fobia é tratado com um único remédio que serve para todos os tipos de fobia ? Ou cada fobia é um remédio diferente ?
Bom dia, existem diversos medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da fobia, independente de qual ela seja, sendo os ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) os mais comuns e a psicoterapia cognitiva comportamental como terapia mais indicada. Sugiro procurar um atendimento psiquiátrico e psicológico para uma melhor orientação. Abraços!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento para fobia pode ser ajustado de acordo com a reposta que cada individuo tem: alguns deixam de ter sintomas sob uso de uma medicação e dose tal, outros podem nao ter a mesma resposta. Mesmo assim iniciamos num medicamento padrão para diversos sintomas de fobia e avaliamos a resposta. Vale lembrar que ha inumeras opcoes de tratamento , que vao desde os antidepressivos que inibem a receptação de serotonina ( ex escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina entre outros) assim como ha também a classe dos tricicliclos ( ex clomipramina). A escolha da medicação entre varias possiveis varia muito de acordo com doenças que o paciente possa ter a exemplo de pressão alta, problemas cardiacos ou demais condições especificas como a amamentação.
No caso da psicoterapia, sim, ha abordagens especificas para alguns sintomas e fobiras especificas. ainda mais se a linha for a Terapia cognitivo comportamental.
Em resumo: sempre ha algo novo a ser feito quando o quesito é medicação, devido a enorme gama de opções. Consulte um psiquiatra
No caso da psicoterapia, sim, ha abordagens especificas para alguns sintomas e fobiras especificas. ainda mais se a linha for a Terapia cognitivo comportamental.
Em resumo: sempre ha algo novo a ser feito quando o quesito é medicação, devido a enorme gama de opções. Consulte um psiquiatra
Em relação ao tratamento medicamentoso, o tratamento das Fobias giram em torno dos antidepressivos e, algumas vezes, outras medicações. O tratamento deve ser SEMPRE individualizado, mesmo sendo usado, muitas vezes, os antidepressivos. Além disso, medidas não farmacológicas como atividade física e psicoterapia são de extrema importância no tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É normal se sentir desconfortável no meio de muitas pessoas?
- O que devo fazer já que tenho medo social ? Devo arrumar um trabalho primeiro ou procurar um profissional para depois tentar arrumar um trabalho?
- Quais são os direitos de uma pessoa que sofre de ansiedade social (combinado com episódio depressivo moderado) em uma universidade pública?
- É possível que uma pessoa desenvolva um transtorno de personalidade esquizoide a partir da fobia social ou que elas ocorram mutuamente? (não é evitativa, é esquizoide mesmo).
- O som de barulhos como de porta-giratórias, barulhos de carros de som de propaganda, torneiras pingando ou a aglomeração de pessoas falando e que causam agitação mental e dor de cabeça constante são sinais da fobia social?
- Eu falo mas tenho dificuldade pra conversar que devo fazer?
- Minha psiquiatra receitou Venlafaxina 37.5mg para Fobia Social, tomei por 30 dias e não obtive melhoras, ela aumentou a dose para 75mg, estou a uma semana tomando e não vi melhora alguma também. Quanto tempo devo esperar para perceber os efeitos?
- Com qual idade uma pessoa pode começar a apresentar sintomas de fobia social?
- Gostaria de saber como se comporta uma pessoa que tem fobia social?
- É verdade que a fobia social pode ser “hereditária”?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Fobia social
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.