O que devo fazer já que tenho medo social ? Devo arrumar um trabalho primeiro ou procurar um profiss

25 respostas
O que devo fazer já que tenho medo social ? Devo arrumar um trabalho primeiro ou procurar um profissional para depois tentar arrumar um trabalho?
Olá!
Se você está enfrentando o desafio do medo social, saiba que existem maneiras eficazes de lidar com isso. Buscar apoio profissional de um psicólogo ou terapeuta pode ser útil, pois eles podem oferecer orientação e estratégias personalizadas para ajudá-lo a superar o medo social.

Além disso, é importante se envolver em atividades sociais gradualmente, enfrentando seus medos de forma progressiva. Isso pode incluir participar de eventos sociais de pequena escala ou praticar habilidades de comunicação com amigos de confiança.

Ao considerar procurar um emprego, leve em conta o ambiente de trabalho e suas preferências pessoais. Optar por ambientes que valorizam a colaboração em equipe e oferecem apoio mútuo pode ajudar a reduzir a ansiedade social.

Lembre-se de que superar o medo social é um processo gradual e individual. Com o apoio adequado e a disposição para enfrentar seus medos, você pode aprender a gerenciar o medo social e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Estou a disposição para lhe ajudar nesse processo!

Se você está sofrendo de fobia social, é altamente recomendável procurar ajuda profissional antes de procurar um emprego. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ajudá-lo a entender suas questões subjacentes e desenvolver estratégias para lidar com o medo social.

Uma vez que você tenha começado a trabalhar com um profissional de saúde mental, você pode começar a procurar um emprego com mais confiança. Eles podem ajudá-lo a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com situações sociais no local de trabalho e em entrevistas de emprego.

Lembre-se de que buscar ajuda é o primeiro passo para superar a fobia social e melhorar a sua qualidade de vida. Não hesite em procurar ajuda e lembre-se que você não está sozinho.
Se você sofre de fobia social é recomendável, se possível, que busque auxílio profissional antes da busca por emprego. Todavia, caso não seja possível, é indicado então, que faça o acompanhamento psicológico (e, se necessário também, psiquiátrico), concomitante a busca por trabalho. Isso porque a ajuda de profissionais da saúde poderá auxiliá-la/o no desenvolvimento de ferramentas e estratégias para lidar com as situações de fobia. Ademais, durante a busca por emprego, foque em ambientes que valorizem o trabalho em equipe, o apoio mútuo e a atenção à saúde do funcionário/colaborador, uma vez que, esses espaços estarão mais abertos aceitar profissionais portadores de sofrimento mental, além de terem um olhar mais cuidadoso para esses. Se cuide! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Entendo sua preocupação sobre a fobia social e é ótimo que você esteja buscando ajuda para lidar com isso.
Considerando que o medo social está impactando sua vida, pode ser útil buscar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem oferecer suporte, estratégias e técnicas para lidar com o transtorno de maneira eficaz.
Em última análise, a decisão sobre se deve buscar um emprego primeiro ou procurar ajuda profissional pode depender de vários fatores, incluindo sua situação específica, nível de funcionalidade e recursos disponíveis. Não hesite em buscar orientação de um profissional de saúde mental para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para suas necessidades individuais.
Oii

No seu caso, acredito que, como o medo social está impactando significativamente sua vida diária e sua capacidade de buscar emprego, pode ser benéfico procurar ajuda profissional primeiro. Um psicólogo pode ajudá-lo a explorar esses aspectos internos, desenvolver estratégias para lidar com o medo social e fortalecer sua autoconfiança e autoconhecimento.
olá, boa tarde. Parece que vc já está fazendo algo, quando busca ajuda através de sua pergunta. Creio que precisa continuar sua busca, procurando apoio numa relação terapêutica, quanto às iniciativas de trabalho no mundo profissional.
Estou a disposição!
Entendo sua preocupação sobre lidar com o medo social e a indecisão sobre qual passo tomar primeiro. É uma situação desafiadora, e é importante reconhecer que não há uma resposta única ou certa para essa questão. Cada pessoa enfrenta suas próprias circunstâncias e necessidades.

A psicanálise pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a lidar com o medo social. Ao explorar suas experiências passadas, relacionamentos significativos e padrões de pensamento, podemos compreender melhor as raízes desse medo e trabalhar para superá-lo de forma mais profunda e duradoura.

Quanto à sua pergunta sobre se deve procurar um trabalho primeiro ou buscar ajuda profissional, não há uma resposta definitiva. Algumas pessoas podem se sentir mais confortáveis em buscar ajuda terapêutica primeiro para desenvolver estratégias para lidar com o medo social, enquanto outras podem preferir enfrentar diretamente a situação ao buscar um emprego.

O importante é considerar qual abordagem se alinha melhor com suas necessidades e capacidades atuais. Se sentir que o medo social está causando um impacto significativo em sua vida e bem-estar emocional, pode ser útil procurar um profissional qualificado, como um psicoterapeuta ou psicanalista, para receber apoio e orientação.

Por outro lado, se você se sentir capaz de lidar com o medo social enquanto busca um trabalho, isso também pode ser uma opção válida. É importante lembrar que não há uma maneira única ou correta de lidar com isso, e o que importa é encontrar o caminho que melhor se adapte a você e suas necessidades individuais.

Seja qual for a sua escolha, saiba que você não está sozinho nessa jornada, e há recursos e apoio disponíveis para ajudá-lo a superar o medo social e alcançar seus objetivos. Estou aqui para apoiá-lo nesse processo, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para explorar suas preocupações e trabalhar em direção à melhora.
Espero ter te ajuado. Qualquer dúvida, estou à disposição. Grande abraço!

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Esta é uma pergunta que seria melhor respondida com um acompanhamento terapêutico. No entanto, de forma geral, depende em grande parte da gravidade do seu medo, do impacto que está tendo em sua vida e de suas circunstâncias pessoais. Recomendaria considerar uma avaliação profissional para entender melhor suas necessidades e obter orientação personalizada sobre como lidar com o medo social. Um acompanhamento psicológico pode fornecer suporte emocional, estratégias eficazes de enfrentamento e um espaço seguro para explorar suas preocupações e desafios específicos relacionados ao medo social.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 157
Você pode começar com a busca por um profissional para lidar com o medo social. Através da psicoterapia, você pode desenvolver estratégias para lidar com esse medo e ganhar confiança em situações sociais. Uma vez que se sinta mais confortável e confiante, você pode começar a procurar por oportunidades de trabalho. Trabalhar em paralelo com a terapia e a busca por emprego pode ajudá-lo a lidar com os desafios de forma mais eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Sugiro que procure primeiro um profissional para que possa compreender seus medos e aprender técnicas para enfrentar e, consequentemente, conseguir um emprego. Na psicoterapia irá desenvolver suas habilidades sociais, melhorando sua autoestima, modificando pensamentos distorcidos, controlando sua ansiedade. Procure um psicólogo.
Quando o medo começa a atrapalhar nossa vida de forma intensa é importante trabalhar na terapia geralmente acompanhada de medicação psiquiátrica. A
Fobia é um medo desproporcional ao estimulo. No caso da fobia social o paciente apresenta um medo intenso das pessoas rejeitarem e julgarem seu desempenho social. Na terapia Cognitivo Comportamental o tratamento consiste em verificar a forma como interpretamos determinada situação e sua influencia nos nossos comportamentos e emoções disfuncionais. Enfrentar com ajuda profissional poderia ajudar a fobia não ditar seus objetivos sociais e profissionais, de modo que apreenda a lidar com isso de forma mais adaptativa, contribuindo na sua qualidade de de vida. Espero ter ajudado, estou a disposição!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Se puder os dois ao mesmo tempo será ideal pois um vai contribuir para o outro quem tem medo de algo vai sempre fugir e se esquivar mas isso só piora o quadro por isso enfrentar aos poucos é fundamental, ansiedade social é um transtorno de Ansiedade que deve ser tratado com Terapia cognitivo comportamental hoje considerada padrão ouro.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 199
Olá. Já que essas duas necessidades estão evidenciadas por você, sugiro olhar paras as duas à medida de suas possibilidades. Caso tenha condições de buscar psicoterapia, seja particular em serviços públicos ou plano de saúde, o faça e vá buscando trabalho, se tiver forças e energia para fazê-lo. As dificuldades e desafios em buscar trabalho ou estar nele, socialmente falando, poderão ser trabalhadas em psicoterapia.
Se as duas possibilidades estão disponíveis neste momento, escolha ambas. Caso tenha apenas uma das opções, escolha a que estiver mais próxima. Cuidado para não criar falsos dilemas de escolha e acabar, assim, apenas evitando o contato social.
Olá, imagino o quanto está sendo difícil para você, recomendo buscar ajuda profissional, pois é muito comum em quadros de ansiedade comportamentos de fuga e esquiva o que dificulta tanto o diagnostico precoce, como o inicio do tratamento.
Olá! Como vai? Se possível começe os dois. Normalmente a psicoterapia tem uma periodicidade de 1 vez na semana com duração entre 50min a 60min, algo que é possível de ser encaixado na rotina de trabalho. Trabalhando é possível ter uma renda financeira maior, mais independência, autonomia e inclusive o contexto permite que você conheça pessoas e desenvolva repertório social. Além disso, te permitirá arcar com os custos do acompanhamento psicoterapêutico e psiquiátrico, se necessário. O importante é começar de algum lugar. Boa sorte!
Entendo que enfrentar o medo social é desafiador. Você pode procurar ajuda profissional e buscar trabalho ao mesmo tempo, já que um pode apoiar o outro. A terapia pode oferecer estratégias para lidar com o medo social, enquanto um ambiente de trabalho pode ser uma oportunidade para praticar essas estratégias. A escolha entre terapia e trabalho não é excludente; ambos podem ser complementares dependendo das suas circunstâncias pessoais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Lidar com o medo social pode ser desafiador, mas existem passos que você pode tomar para superá-lo. Primeiramente, buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou terapeuta, pode ser fundamental. Eles podem ajudá-lo a entender a origem do seu medo, desenvolver estratégias para lidar com ele e construir sua confiança social aos poucos. Além disso, praticar técnicas de relaxamento, desafiar pensamentos negativos, estabelecer metas realistas e buscar apoio de amigos e familiares são medidas importantes. Quanto à busca por trabalho, pode ser útil abordar simultaneamente a procura de emprego e de ajuda profissional, se possível. Assim, você pode trabalhar para superar o medo social enquanto avança em sua carreira.
Olá!
Se você não consegue estar perto de pessoas, ACONSELHO que busque ajuda terapêutica, assim consegue melhorar sua qualidade de vida acerca de sua interação social.
A questão do medo social e o que deve procurar primeiro o tratamento psicológico ou o trabalho, isso é muito relativo, pois vai depender de como cada um é capaz de suportar tal medo e se sentir que o mesmo está causando muitos prejuízos sociais, familiares e emocionais, será necessário antes de qualquer coisa buscar uma ajuda psicológica, o mesmo ajudará a desenvolver estratégias e dar suporte emocional, para lidar com isso. O importante é encontrar a melhor forma de vencer esses medos sem prejuízos e alcançar os objetivos.
É completamente normal que algumas pessoas não sonhem com seus parceiros, mesmo quando estão profundamente apaixonadas. Sonhar é um processo complexo e variável de pessoa para pessoa. Estou aqui contigo se necessitar. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Diante da sua preocupação com o medo social e seu impacto na busca por um emprego, é como se estivéssemos olhando para uma estrada cheia de obstáculos antes mesmo de dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos profissionais. Antes de embarcar nessa jornada, é importante abordar essa questão de frente. Imagine-se em uma entrevista de emprego, sentindo-se tenso e ansioso diante da presença de outras pessoas. Essa situação pode ser desafiadora, mas não precisa ser uma barreira intransponível. Buscar a ajuda de um profissional pode ser como adquirir um mapa para navegar por esses territórios desconhecidos. Um terapeuta pode oferecer estratégias personalizadas para superar o medo social, tornando-o mais confiante e confortável em situações sociais, tanto no ambiente de trabalho quanto em outros contextos da vida. Ao investir na sua saúde emocional, você estará preparado para enfrentar os desafios sociais com mais segurança e, assim, abrirá portas para um futuro profissional promissor.

Conta comigo <3

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Se sentir preparado para encarar o desafio de buscar emprego, pode ser prudente iniciar o processo de procura de trabalho. No entanto, se a ansiedade social estiver impactando consideravelmente sua capacidade de desempenhar no ambiente de trabalho, pode ser benéfico procurar ajuda profissional antes de iniciar sua busca por emprego.
Em última análise, a escolha entre buscar emprego primeiro ou procurar ajuda profissional antes pode depender da intensidade do seu medo social e de sua disposição para enfrentar o desafio de encontrar trabalho. O fundamental é priorizar o cuidado com sua saúde mental e encontrar um equilíbrio adequado entre confrontar seus receios e procurar assistência quando necessário.

Olá, a ansiedade social pode limitar muito a qualidade de vida das pessoas podendo trazer inibição social; sentimentos de inadequação e medo de ser avaliado negativamente. Isso faz com que os eventos sociais sejam sempre permeados por muita ansiedade que pode interferir em todas as áreas de vida. A pessoa pode apresentar ter dificuldade para falar em publico; pedir informações; falar no telefone; em sala de aula; entrevista de emprego; reuniões; festas. Pode apresentar sintomas fisicos; ficar vermelho, ficar vermelho, suar, gaguejar, ficar com a boca seca ou ter tiques nervosos; quando fala, pode se atrapalhar com as palavras ou ter um branco. O individuo teme que os outros percebam esses sinais e o julguem por eles, o que intensifica a ansiedade. Como resultado tende a evitar os encontros sociais quando possível. Ficar só parece mais seguro do que interagir com outras pessoas. Pessoas com ansiedade social tem uma imagem negativa de si mesmos; são autocríticos; presumem que as outras pessoas estão sempre percebendo sua inadequação. A terapia cognitivo comportamental é um tratamento eficaz para essa dificuldade. Sendo assim acredito que você possa buscar um profissional da TCC para uma avaliaçào.
Olá, depende muito o tipo de trabalho e o nível da sua fobia social. O ideal é buscar o atendimento antes de buscar um emprego, já que o medo pode te atrapalhar no dia a dia. Estude a possibilidade de um emprego home office enquanto busca o tratamento. Mas o ideal é buscar um psicólogo o quanto antes.