Tomar somente o café quando acorda pra quem não tem apetite de manhã ajuda em alguma coisa?

6 respostas
Tomar somente o café quando acorda pra quem não tem apetite de manhã ajuda em alguma coisa?
Olá. A cafeína do café aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago, e quando tomada sozinha pode causar gastrite, azia e desconforto estomacal. E você deve avaliar porque você não sente fome no período da manhã, pode indicar alguma desordem metabólica ou um hábito seu. A refeição da manhã é a principal do dia.

Olá! Apesar da cafeína ajudar a melhorar o foco e a concentração e fazer você sentir-se mais alerta, existem algumas desvantagens em tomar apenas o café pela manhã.
O café não fornece os nutrientes essenciais que o corpo precisa para começar o dia. Pular a primeira refeição do dia regularmente pode levar a baixos níveis de energia, dificuldade de concentração e compensação da fome em outro período do dia. Além disso, para algumas pessoas, o consumo excessivo de cafeína pode aumentar a ansiedade e causar nervosismo ou tremores.

Vale dizer que não é necessário se forçar a comer logo que acorda, mas existem algumas saídas que podem te ajudar a otimizar a distribuição de nutrientes ao longo do seu dia e melhorar sua saúde.
Sugiro que procure um nutricionista para te auxiliar melhor com isso!
Espero ter ajudado!
Olá! Primeiramente, seria importante entender qual exatamente o seu questionamento. Ajuda no que, especificamente? Se a sua dúvida é quanto aos efeitos no metabolismo, depende do seu ritmo, da sua predisposição genética, dos seus hábitos alimentares, do seu hábito de vida. Se tem uma alimentação equilibrada nutricionalmente e pratica atividades físicas, existem estratégias alimentares que podem potencializar sua performance, melhorar seu estado de alerta e garantir um bom funcionamento metabólico. Se sua alimentação é deficitária em nutrientes, e possui uma vida sedentária, o primeiro passo seria ajustá-la através de um bom plano de reeducação alimentar e nutricional garantindo uma construção gradual de um novo hábito alimentar, com metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Se você não se alimenta apropriadamente no jantar da noite anterior, e na manhã do dia seguinte ingere apenas café com açúcar refinado por exemplo, você promove uma liberação rápida de insulina devido ao aumento rápido da glicose no sangue. A longo prazo se for uma prática alimentar constante, associada a um consumo elevado de alimentos com alta densidade energética, principalmente na proporção de carboidratos refinados, estará em maior risco de desenvolvimento de resistência insulinica, diabetes, e de outros transtornos metabólicos. O segredo é favorecer uma alimentação equilibrada, diversificada em qualidade nutricional, consumindo alimentos in natura o máximo possível, como frutas e verduras, sementes (fonte de fibras, prebioticos) e grãos integrais, alimentos fonte de proteína (animal e vegetal), e idealmente, mas sem rigidez, estabelecendo uma rotina alimentar com horários pré-estabelecidos, de acordo com a sua rotina geral, sem atravessar longos períodos de jejum desestruturado. Além disso, tão importante quanto uma boa alimentação (independentemente se seu objetivo é perda de peso, performance ou promoção geral da saúde) e frequentemente ignorado é o consumo de água diário. Nosso corpo é composto de 65-75% de água, e portanto, ela deve estar presente em uma boa dose distribuída ao longo do seu dia, devendo sempre aumentar seu consumo diante de situações adversas como doenças, infecções e distúrbios gastrointestinais - diarreia/constipação - visando favorecer a resposta metabólica, imunológica e de reabilitação em geral. Se seu objetivo for perda de peso, então o consumo de água é absolutamente fundamental. Um erro frequente que vejo em consultório é clientes que desejam perder peso e possuem baixíssimo consumo diário de água. Logo, a resposta é: depende. Depende da sua alimentação, da sua rotina, das suas características individuais, do seu metabolismo. Depende de como é consumido esse café (se com açúcar, puro ou adoçante; se com manteiga, leite, ou chantilly; quantidade de café, se 50ml, 500ml ou 1 litro). E sobretudo, primeiramente, importante entender qual o seu objetivo e se possui uma vida ativa ou sedentária, se possui histórico de ansiedade, ou outras questões de saúde mental ou geral, que podem prejudicar seu metabolismo no caso de um consumo expressivo de café pela manhã ou ao longo do dia, ou mesmo se possui histórico de transtornos alimentares (pessoalmente ou na família), em que a restrição alimentar por longas horas pode vir a desencadear episódios de compulsão alimentar nas refeições subsequentes. Bom, resumindo: são muitas variáveis a serem avaliadas. =) Espero ter ajudado! Qualquer coisa, estou à disposição remotamente ou presencialmente em Florianópolis, caso queira um acompanhamento que favoreça uma reeducação saudável sem sofrimento.
Ola, tudo bem?
Tomar somente o café puro de manhã não ajuda em muita coisa, apenas para te deixar em estado de foco, de atenção por ativar o Sistema Nervoso Central e, além disso, a cafeína pode aumentar os níveis de neurotransmissores como a dopamina, que está associada a motivação e ao prazer.
No mais, se tiver gastrite ou muita azia/desconforto no estômago, pode trazer irritação estomacal. O café é um irritante local que aumenta a secreção ácida do estômago e pode ser péssimo para quem sofre de sensibilidade estomacal, refluxo ou gastrite. Dependendo da dimensão do problema, consumir pouca quantidade pode ser tolerado, ou o consumo deve ser zerado
Olá, ingerir o café em jejum pela manhã não traz algum benefício específico. o café possui cafeína, e é um estimulante do sistema nervoso central, podendo lhe auxiliar a ficar `mais alerta`. Mas caso tenha alguma sensibilidade, refluxo, gastrite, pode acabar piorando. Se você acorda sem apetite, não precisa necessariamente comer algo, o mais importante é você ingera a quantidade de macro e micronutrientes necessários do seu dia. Fico a disposição para mais orientações.
Tomar apenas café pela manhã pode proporcionar um impulso inicial de energia devido à cafeína, que é um estimulante. No entanto, depender apenas de café e não consumir alimentos sólidos pode ter algumas consequências negativas:

Hipoglicemia: A cafeína pode aumentar temporariamente os níveis de açúcar no sangue, mas esses níveis podem cair rapidamente, resultando em hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Isso pode causar tonturas, fraqueza, fadiga e até mesmo desmaios.

Desidratação: O café é diurético, o que significa que pode aumentar a produção de urina e levar à desidratação, especialmente se não for acompanhado pela ingestão de água.

Impacto na Saúde Digestiva: Pular o café da manhã pode prejudicar o funcionamento saudável do sistema digestivo. O café em um estômago vazio pode aumentar a produção de ácido gástrico, o que pode levar a problemas como azia, indigestão e gastrite em algumas pessoas.

Deficiências Nutricionais: Pular o café da manhã pode resultar em uma ingestão inadequada de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas, minerais e fibras. Isso pode afetar negativamente a energia, a concentração e o humor ao longo do dia.

Portanto, é importante considerar a importância do café da manhã como uma refeição essencial para fornecer ao corpo os nutrientes e a energia necessários para começar o dia da melhor maneira possível.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!