Tomo frontal e mirtazapina, é notei que o frontal (alprazolam) Me dá dor de estomago. Ou será associ

4 respostas
Tomo frontal e mirtazapina, é notei que o frontal (alprazolam) Me dá dor de estomago. Ou será associação dos dois medicamentos que causa estes sintomas? Estou tomando Pantoprazol receitado pelo médico.
Obrigado
Medicações frequentemente irritam a mucosa do estômago e é possível que, tomando mais comprimidos, a irritação seja maior. Geralmente, quando se trata disto, a conduta geralmente não é suspender as medicações mas, eventualmente, prescrever medicações protetoras. Parece que é isto que seu médico está fazendo. Mas, se o desconforto continuar, fale com ele novamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Wilson Catapani
Gastroenterologista
Santo André
Bom dia
A ingestão de medicamentos pode irritar a mucosa do estômago, porém são necessarias mais informações. Não sabemos se vc fez uma endoscopia ou não, que seria obrigatória frente a sintomas persistentes em quem tem mais de 40 anos de idade, porque a dor pode não ser causada pelos medicamentos e sim por outras doenças. Sugiro procurar seu médico ou um gastroenterologista
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Os medicamentos, de modo geral, podem irritar a mucosa do estomago. Porém, os corticóides, os anti-inflamatórios e o ácido acetil salicílico tem uma probabilidade alta de faze-lo. Contudo: é importante conversar com seu médico(a). So ele(a) tem os dados de História Clínica, alergias, hábitos, uso de medicamentos, internaçoes e cirurgias, história dietética e pessoal, além dos exames. Munido dessas informaçoes ele poderá dar uma orientaçao precisa e personalizada. Medicina de alta qualidade é personalizada.
Dra. Lilian Muniz
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
Olá! Tanto o alprazolam (Frontal) quanto a mirtazapina não costumam causar dor de estômago como efeito colateral principal, mas em algumas pessoas mais sensíveis isso pode acontecer, especialmente no início do uso ou com estômago vazio. Avaliar alimentação concomitante.

A associação entre eles geralmente é bem tolerada, mas como cada organismo reage de forma única, é importante observar. O uso do pantoprazol pode ajudar a proteger o estômago, como seu médico indicou. Mas também importante a avaliação de um gastroenterologista.

Se os sintomas persistirem, é importante reavaliar. Não interrompa os medicamentos por conta própria — converse com seu médico e ajuste com cuidado, caso seja necessário.

Especialistas

Gilberto Peron Jr

Gilberto Peron Jr

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Kamila de Araujo Mathias

Kamila de Araujo Mathias

Generalista, Médico de família

São Paulo

Gizele Hank Vilariño

Gizele Hank Vilariño

Especialista em clínica médica

Uberlândia

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1639 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.