Trabalho em casa, preciso passar muito tempo sentada, mas caminho todos os dias por volta de 40 minutos.

10 respostas
Trabalho em casa, preciso passar muito tempo sentada, mas caminho todos os dias por volta de 40 minutos. É o suficiente dentro da minha rotina para não ser considerada sedentária e evitar o ganho de peso e a obesidade?
PS.: Faço acompanhamento nutricional e procuro ter uma alimentação saudável.
A caminhada diária de 40 minutos é um forte aliado, assim como alimentação adequada, na busca por uma qualidade de vida. Mas é importante avaliar junto ao profissional físico se a intensidade da atividade está adequada à sua necessidade. Quanto a orientação nutricional já está sob orientação e pode perguntar ao profissional nutricionista se sua dieta está te oferecendo todo o aporte de nutrientes necessários e se está em equilíbrio ao seu objetivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma observação: tão importante quanto a frequência com que se caminha e o tempo de duração da caminhada é a intensidade da mesma. Para obter resultados, é importante que se caminhe com rapidez, de forma a realmente exigir um esforço do organismo. Se a caminhada for realizada com lentidão, será um passeio e não um exercício físico.
O sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividade física, que pode afetar a saúde. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) recomenda a prática de atividade física aeróbica moderada para adultos de pelo o menos 30 minutos, durante 5 vezes por semana (150min/semana). Assim, se sua prática diária de exercícios é de intensidade moderada pode-se dizer que você é ativa fisicamente. A atividade física auxilia no controle do peso, e para melhores resultados é importante que esteja aliada com uma alimentação saudável e acompanhamento nutricional.
A prática de atividade física é fundamental e traz inúmeros benefícios.

Melhora do bem-estar, sensação de felicidade, melhora da disposição, questões estéticas, treinamento cardiovascular.

Entretanto, a genética e a alimentação são muito mais determinantes na questão do peso corporal.

Faça atividade física pelos outros fatores listados acima. Focar o resultado apenas na perda ou não ganho de peso, pode lhe causar frustração!

Atenciosamente,

Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista
Olá! Caminhar por 40 minutos diários é muito interessante, porém nem sempre suficientes para inibir o aumento de peso. É importante analisar a velocidade em que você caminha, se faz muitas paradas durante o trajeto e a quantidade de calorias gastas e ingeridas. A matemática é simples: o valor calórico ingerido com a sua alimentacão deverá ser menor do que o gasto, portanto, a intensidade da caminhada deverá ser modulada por esta "matemática". Desta forma, você não ganhará peso e evitará a a obesidade. Abracos.
Boa noite e parabéns! Seu ritmo de atividade física diária não caracteriza sedentarismo, muito ao contrário, pois acumula mais de 150 min/ semana. Entretanto, se o objetivo é a manutenção do peso, é importante estar atenta à qualidade da alimentação e ao tipo de atividade física planejada para obter uma composição corporal mais satisfatória. Se for este o objetivo, sempre é bom consultar um profissional voltado para cada área específica. ????
Acredito que caminhar 40 minutos diariamente e manter uma dieta saudável seja suficiente para manter-se longe da obesidade. Conversar com um educador físico pode trazer mais tranquilidade. Acho que caberia também pensar sobre o porque desta sua preocupação com o ganho de peso e cuidar de seu lado emocional, o que lhe traria mais segurança e consequente qualidade de vida.
Estarei disponível se precisar.
Espero ter ajudado.
Elane Ximenes
Olá. Se você está sendo acompanhada por um profissional da nutrição, ele já deve ter te orientado sobre o conceito de obesidade que é o IMC acima de 25.
Índice de massa corporal, serve para dar o alerta sobre a qualidade de vida que a pessoa leva. Se você tema a dinâmica de se exercitar e mantém uma alimentação equilibrada não há motivos para se preocupar.
Estudos mostram que para uma pessoa não ser considerada obesa, ela precisa fazer 150min de atividade física por semana.Um acompanhamento nutricional, junto com uma terapia cognitiva comportamental, será excelente para ajudar quem deseja emagrecer.Desenvolvo em meu consultório um projeto chamado pense magro, para pessoas que desejam entrar em uma dieta que não seja tão pesada, com o uso da terapia cognitiva comportamental, o paciente consegue estabelecer metas, emagrecendo com saúde sem cortar o que gosta de comer.Qualquer coisa estarei à disposição!
Melhor que caminhar é correr se possível.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Fernanda Ribeiro

Fernanda Ribeiro

Nutricionista

São Paulo

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Vanessa Rezende

Vanessa Rezende

Nutricionista

São José dos Campos

Sabrina Da Silva

Sabrina Da Silva

Nutricionista

Rio de Janeiro

Raila Pontes

Raila Pontes

Nutricionista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.