transtorno de ansiedade tem relação com medo de falar em público?

8 respostas
transtorno de ansiedade tem relação com medo de falar em público?
Dentre os transtornos de ansiedade existe a fobia social, onde uma das características é esse medo de falar em público, pois existe uma preocupação com o que as pessoas vão achar, e geralmente esses pensamentos são na maioria da vezes distorções cognitivas. A terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem da Paicologia mais indicada para tratar os transtornos de ansiedade.

O medo de falar em público pode desencadear sintomas físicos (taquicardia, sudorese, voz trêmula...) e gerar pensamentos disfuncionais ( não vou conseguir, o que vão pensar de mim....)que influenciem no desempenho da pessoa. Sendo isso constante, pode gerar um nível de stress elevado e a pessoa começar a evitar estas situações. O medo de falar em público, pode não estar relacionado somente com o falar em multidões, pode estar relacionado ao falar frente a frente com alguém, falar em reuniões de trabalho...
O importante é procurar um profissional que possa trabalhar o quanto seus pensamentos e seus sentimentos estão influenciando seus comportamentos nas situações em que tem que falar em público (fuga/esquiva/evitação....). Assim, conseguirá enfrentar seus medos, melhorar sua qualidade de vida....
Atenciosamente
Priscilla Sociale - psicologia, psicopedagoga e neuropsicóloga.
Transtorno de ansiedade pode levar ao medo de falar em publico devido a imprevisibilidade, exposição dessa circunstância (falar em público), falta de segurança, dentre outros. A grosso modo, seria uma consequência e sintoma de um transtorno de ansiedade, mas também pode ser apenas falta de "técnica", de afinidade, de segurança.
Se isto lhe incomoda e prejudica procure orientação de um profissional da psicologia que te ajudará a sanar este problema.
Olá!
É preciso identificar em que caso a pessoa se enquadra, pois temos o Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social, em que o indivíduo sente muito medo ao se expor em situações em que possa ser avaliado por outros, como comer, falar em público, ser o centro das atenções, temendo comportar-se de maneira vergonhosa. Quando é obrigado a se expor, tem graves crises de ansiedade, como falta de ar, aceleração dos batimentos cardíacos, tremor, sensação de desmaio.
O medo em falar em público pode ser algo pontual, que tenha a ver com a preocupação em se apresentar de forma clara e adequada ao público.
Para entender melhor em que caso você se enquadra, procure um psicólogo. Este profissional poderá apoiá-lo tanto no tratamento do transtorno, caso seja o caso, como também em trabalhar técnicas de coaching para desenvolvê-lo em uma melhor exposição em público.

Grande abraço.
Medo de falar em público é uma das manifestações de transtornos basais/emocionais que levam à produção deste tipo de energia, muito mais negativa do que positiva, na cultura social - a ansiedade, a qual entra num ciclo vicioso: conflitos-ansiedade-também medo de falar em público, conflitos... Esta energia é gerada devido a um nível alto de tensão, por causa dum nível alto de insegurança, deixando a incerteza. Não é certo acontecer o Bem... Pode acontecer mal, o pior... Tudo por falta de Compreensão=Consciência=Ciência=Luz: fica "embaçado", na obscuridade. Daí "cego guiando cego", a realidade existencial muito é quase só topada, batida, porrada. Dá medo, é normal (a norma do acontecer, "o que rola"). Um dos tipos é o de falar em público.
O sujeito da psicanálise, esse "falar-ser" é estruturado como a linguagem, assim um problema de fala é uma questão para a psicanálise e um bom motivo para fazer análise.

Att.

Danilo
São duas coisas distintas, mas que podem estar relacionadas. Transtorno de ansiedade pode estar uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa intensa por um período de tempo prolongado. O mais correto a fazer é procurar um especialista e entender qual é a dimensão do seu sofrimento.
A ansiedade na melhor e mais fácil tradução é "medo", medo de falhar em qualquer área ( social - profissional- sexual etc), portanto há a necessidade de procurar um especialista (psicólogo) para tratamento, e se possível um psiquiatra se necessário a medicação.

boa sorte

armando.