Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade faz parte do autismo?

9 respostas
Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade faz parte do autismo?
É preciso que a pessoa que por ventura recebeu este diagnóstico do autismo de algum profissional, possa estar em tratamento para poder ser elaborada a questão particularmente, onde sim o autismo leve pode ter como o que apareceria nominado de uma comorbidade, neste exemplo do TDAH. Mas certamente cada pessoa precisa ser escutada na sua singularidade, independente dos diagnósticos já recebidos.

Olá!
Autismo e TDAH são transtornos distintos, porém em alguns casos de autismo, o indivíduo pode também ser diagnosticado com TDAH (neste caso) em comorbidade, ou seja, alguém que tem autismo leve pode ter os dois transtornos sim.
Boa sorte!
Olá,
Vamos lá, o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não faz parte do Autismo, ou seja, não é uma conclusão exata afirmar que todos os pacientes com o espectro autista apresentarão também o TDAH. O que ocorre são comorbidades mais frequentes, ou seja, a incidência de pacientes com espectro autista e TDAH é consideravelmente maior do que se comparado a outros transtornos.
Sendo assim, um não faz parte do outro, mas é comum termos essa comorbidade, um paciente com ambos.

Espero ter ajudado.
Autismo é um modo de falarmos sobre pessoas que organizam sua vida de um modo bem específico, destoando das demais (ditas normais) por diversos motivos. Uma das características deste modo de organizar a vida é fazendo um rechaço à presença do outro. Esse rechaço pode ser interpretado, por nós que estamos perto do autista, como uma diminuição da capacidade de se concentrar. Isso se aproximaria de uma afirmativa para sua pergunta. Por outro lado, não faltam exemplos de autistas que detém uma enorme capacidade de concentração, a exemplo dos que conseguem, a partir de uma pequena vista d´olhos, recriar, em desenho, toda uma paisagem.

Penso que, no fundo, tentar nomes aos bois a partir de um diagnóstico nos faz tentar ter alguma compreensão sobre o que se passa com um ente querido, mas a realidade do dia-a-a-dia no mostra que qualquer um é muito mais do que um simples diagnóstico. Ou um conjunto deles. Cada um de nós temos um modo único de estarmos no mundo e nenhuma sigla nos captura. Um abraço.
Pode ser tanto parte do sintoma do quadro de autismo a questão de ficar com esteriotipias e inquietuda mas pode também ser uma comorbidade, uma outra patalogia que um individuo autista também pode apresentar, é necessário o encaminhamento para um profissional para avaliar se o caso é comorbidade ou se faz parte dos sintomas do TEA
TEA e TDAH são transtornos distintos, o que pode acontecer é seu filho ser diagnosticado com TEA e ter como comorbidade (transtorno associado) o TDAH. O ideal é fazer uma avaliação neuropsicologica para saber exatamente quais transtornos e tem.
Oi, Transtorno do Espectro Autista (TEA)e TDAH são coisas distintas. Por vezes, no diagnóstico do TEA o TDAH pode aparecer como comorbidade. Boa sorte!
Não, porém existem pessoas com os dois diagnósticos, quando acontece os profissionais da área chama de comorbidade, mais não necessariamente acontece.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria atualizado em 2013, é possível fazer o diagnóstico de TDAH, caso uma pessoa também tenha um quadro de Autismo, anteriormente isso não era possível.