Transtorno de estresse causa labirintite ?

29 respostas
Transtorno de estresse causa labirintite ?
Um Transtorno Ansioso não está diretamente relacionado à causa da Labirintite, porém, uma pessoa com Labirintite pode apresentar maior sintomatologia ansiosa. É aí que as pessoas costumam confundir "causa" e "consequência".

Porém, existe grande confusão de uso do termo Labirintite, que pode ser empregado como queixa a uma "vertigem", a um "zumbido de força intensa no ouvido", "uma náusea intensa", etc.

Basicamente, o diagnóstico de Labirintite deve ser fechado por um médico (normalmente, um especialista)
que irá pelas seguintes possibilidades causais:

1) Questões relacionadas à alergias
2) Questões relacionadas ao uso de determinado medicamento
3) Vírus/Bactérias/Lesões

Outra coisa, o "Stress" como conhecemos, está dentro de Transtornos de Ansiedade.

Espero ter auxiliado

O estresse é uma reação psicofisiológica, ou seja, está relacionado a fatores psicológicos, sociais e físicos. O estresse por si só não pode ser considerado como causa da Labirintite, contudo uma pessoa exposta a estresse contínuo poderá apresentar sintomas da Labirintite.
Estes sintomas podem aparecer como consequência de uma série de mudanças comportamentais comuns em pessoas estressadas, tais como uso abusivo de substâncias como nicotina, álcool, cafeína, maconha, entre outros, ou alterações em hábitos alimentares e no sono, ou seja, o estresse não é o causador da Labirintite, apesar de influenciar.
A Labirintite pode ter inúmeras causas, como problemas vasculares, disfunções hormonais, envelhecimento, alergias, anemias, distúrbios psiquiátricos, doenças do sistema nervos central, infecções, entre algumas outras possibilidades. Sendo assim é importante que a pessoa com sintomas de Labirintite procure um profissional para fazer uma avaliação e realizar o tratamento mais adequado.
Sim. Um estresse agudo pode desencadear tonturas, vertigens, labiritinte e muitos outros desconfortos. Esta forte reação organísmica é um pedido de socorro de seu Ser. Mudanças na estruturação e administração da vida, dos tempos e movimentos bem como alimentação e realcionamentos deverão ser considerados.
O transtorno de stress não causa obrigatoriamente a labirintite, mas ela pode sim aparecer como um sintoma desse transtorno. Outros sintomas bastante conhecidos são: gastrite nervosa, enxaqueca, insônia, dores abdominais, palpitações, entre outros.
Os sintomas variam de acordo com o nível de stress do indivíduo e de sua pré disposição genética a algum desses sintomas, portanto, uma pessoa pode ter dores abdominais e não ter um quadro de labirintite, já outra, pode ter labirintite e jamais apresentar dores abdominais.
O mais importante é o indivíduo estar atento a esses sintomas, que atuam como sinais de alerta para que ele busque o equilíbrio entre mente e corpo, procurando um médico para trabalhar as causa orgânicas e um psicólogo para ajudar nas questões psíquicas.
A ansiedade produz muitos sintomas em nosso corpo... sejam eles físicos ou psicossomáticos.
A labirintite pode ser diagnosticada em teste em otorrinolaringologista porém sua causa pode ser sim emocional.
Acredito que no controle de seu stress sua labirintite tenda a ser controlada.
Procure um profissional da área médica e psicológica
Conforme já dito é possível que a labirintite traga ansiedade, converse com seu médico e aproveite para conversar sobe os efeitos colarerais, as medicações tendem a levar um tempo para agir no organismo
Att.
Eduardo
Boa tarde. Considerando que mente e corpo estão interligados, um não existe sem o outro, sim, nosso corpo responde ao estresse e, esta resposta pode vir através da labirintite.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
A labirintite é uma inflamação do ouvido ou dos nervos que conectan o ouvido ao cérebro. Alguns sintomas da labirintite podem ser comuns aos sintomas de um trasntorno de estress. Mas não significa que você tenha desenvolvido uma labirintite diretamente de um transtorno de estress. Melhor consultar um psicólogo e um otorrinolaringologista para ter um diagnóstico mais preciso.
Pode sim, ou você pode passar por uma terapia de estimulação de estimulação sensorial para melhorar a questao da labirintite
Boa tarde! Sintomas de Estresse e Ansiedade podem desencadear algumas doenças caso não tratadas desde o início. Acredito que a psicoterapia possa diminuir os sintomas do estresse bem como outros fatores psicológicos envolvidos. Antes de tudo procure ajuda médica e psicológica não somente para cuidar das doenças e sim como medida preventiva.
Estresse ele acarreta uma série de sintomas e um deles a tontura. E sempre bom realizar uma investigação com exames específicos para a patologia labirintite e buscar ajuda de um psicologo para ajudar a lidar com o estresse.

O estresse pode levar a tonturas, pois é uma alteração do estado normal do organismo, com mudanças na liberação de hormônios, das funções cardiovasculares e digestivas, do sistema nervoso e psicológicas que podem afetar secundariamente o labirinto, portanto pode ser uma causa secundária de labirintite, eliciitando uma crise de labirintite (ou agravando).
O estresse influencia no desencadeamento da sensação de tontura, o que, muitas vezes, acaba confundindo o diagnóstico do estresse com o de labirintite.
Ainda não sabemos com certeza se o estresse poderia causar a labirintite. No entanto, sabe-se que ele pode desencadear uma crise, assim como agravar seus sintomas.
O que ocorre é que o estresse, pode ser o gatilho para a crise de labirintite e ajuda na sua manutenção, gerando insegurança e retroalimentando a tontura e o estresse. É difícil fizer quem veio preimeiro: a tontura ou o estresse. E caso de apresentar sinais de tontura, procure um clínico para afastar doenças mais graves e procure um psicólogo para tratar o Estresse.
É importante descartar causas orgânicas antes de atribuir a labirintite ao estresse. Sugiro que consulte um médico especialista na área para que o diagnóstico possa ser bem estabelecido.
É importante buscar uma avaliação médica. Mais os sintomas de stress e ansiedade podem incluir tonturas e vertigem.
Olá, antes de relacionar a labirintite com o estresse é aconselhável uma consulta com otorrinolaringologista para descartar problemas físicos. A partir deste entendimento, podemos sim relacionar com esta reação no organismo, poiso o estresse sempre aparece de forma mental e física.
O stress não causa obrigatoriamente a labirintite, mas ela pode sim aparecer como um sintoma no stress. Na presença deste sintoma é importante buscar um profissional para fazer uma avaliação e se preciso este poderá fazer um encaminhamento mais adequado.
Bom dia, sim uma situação de estresse pode ocasionar vários "sintomas", nosso corpo funciona de forma integrada, existe um ditado muito verdadeiro: "Quando a boca cala, o corpo fala", então tente perceber o que pode esta vivenciando que ainda não conseguiu se dar conta de como esta te afetando, procure uma terapia vai te ajudar muito neste processo. Sucesso
A labirintite deve ser diagnosticada por um médico, que investigará suas causas. No entanto, dentre as possíveis causas, ela pode estar relacionada a questões psicossomáticas, ou seja, ser uma manifestação no corpo de algum sofrimento psíquico, como o estresse, por exemplo.
Talvez seja interessante observar em quais momentos você apresenta os sintomas e buscar ajuda profissional, tanto de um médico, para fechar o diagnóstico, quanto de um profissional psicólogo para cuidar das questões relacionadas ao que você chamou de estresse.
Olá! Primeiramente é muito importante consultar um médico. Mas pode ser ( hipótese) uma labirintite emocional. Diferente de uma labirintite comum, a doença possui causas emocionais que devem ser tratadas por um psicólogo ou psiquiatra.
A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio. Procure um médico para uma avaliação e posteriormente um psicólogo para te ajudar com o estresse. Será um prazer te ajudar! Abraço!
A labirintite assusta e gera um desconforto muito grande, gerando uma sensação de angustia na pessoa.

O transtorno de stress não causa obrigatoriamente a labirintite, mas ela pode sim aparecer como um sintoma desse transtorno. Outros sintomas bastante conhecidos são: gastrite nervosa, enxaqueca, insônia, dores abdominais, palpitações, entre outros.
Precisa verificar se existem outros sintomas, e também procurar um médico com especialidade em otorrinolaringologia.
A terapia ajuda bastante no alivio dessa sensação ruim. Ficarei feliz em ajudar! Camila
Olá! Primeiramente, deve-se efetuar uma avaliação com medico especialista como otorrino para verificar se não há nenhum problema físico que possa ter desencadeado a labirintite. O estresse pode sim causar variados sintomas e, dentre eles, a sua queixa. Se já investigou a parte física, procure um psicólogo para que possa ajudar a lidar com o estresse, efetuar as mudanças necessárias para que tenha qualidade de vida.
Sem dúvida a questão emocional está diretamente ligada aos sintomas de labirintite, além de outras causas como sono, alimentação, atividades diárias, etc. Procure um otorrinolaringologista para identificar a labirintite e indicar um tratamento e ao mesmo tempo, procure uma psicanalista para tratar as questões emocionais que pode estar envolvidas. Agende uma primeira entrevista em psicanálise, você só tem a ganhar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Sim, fatores emocionais podem causar efeitos de labirintite. Avalie como está o seu emocional. Ele pode impactar a sua saúde, sono, alimentação, causar sintomas de enxaqueca também. Mas procure um médico otorrinolaringologista para fazer um checkup antes. Espero ter te ajudado! Se precisar de apoio, me coloco à disposição.
Olá
Estresse pode causar esses sintomas sim, não que estejam relacionados. O estresse externo pode causar um estresse no nosso sistema orgânico. Seria interessante verificar se o sintoma de estresse não causou algum dano clínico.

Abs
Olá, espero que esteja bem. Sempre é interessante consultar um@ médic@ especializado para avaliar se não alguma questão de ordem biológica causando suas crises. Feito isso, caso não haja nenhum problema biológico, sim, podem estar sendo causadas por picos de estresse e ansiedade.

Estresse pode confundir diagnóstico de labirintite?
Algumas pessoas afirmam possuir labirintite por sentirem um sintoma típico da doença, a tontura. Porém, para se fazer este tipo de afirmação é importante que o indivíduo tenha recebido um diagnóstico preciso de um especialista. As tonturas são insuficientes para diagnosticar o problema, já que outras doenças apresentam o mesmo sintoma.

Alteração labiríntica compromete o equilíbrio e está ligada ao funcionamento do labirinto que é formado pela cóclea e vestíbulo e de suas ligações com o sistema ocular, proprioceptivo e sistema nervoso central.Os principais sintomas apresentados quando o labirinto é atingido são tonturas que podem acontecer de forma repentina e durar segundos, minutos, horas e até dias, além de desequilíbrio, surdez, zumbido e vertigem
A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.
O estresse pode afetar o equilíbrio do organismo e causar doenças como a gastrite, a úlcera, o infarto e o derrame. Ele também pode provocar transtornos emocionais, como ansiedade, depressão, fobias e pânico. Entretanto, ele frequentemente tem causado outro sintoma: o zumbido no ouvido, geralmente na forma de apitos ou chiados que podem ser percebidos no silêncio do quarto, antes de dormir, ou o dia todo em qualquer lugar.
Há várias suspeitas para explicar porque o zumbido vem se tornando mais comum: maior exposição a ruído (baladas e fones de ouvido) e a ondas eletromagnéticas (celulares e bluetooth), mais erros alimentares (jejum prolongado, abuso de cafeína e doces) e, certamente, maior estresse, sobretudo por motivos de trabalho.
Embora não haja uma relação direta entre TEPT e labirintite, é possível que o estresse e a ansiedade associados ao TEPT possam afetar a saúde física e aumentar o risco de desenvolver outras condições de saúde. Se você está sofrendo de sintomas de TEPT ou labirintite, é importante procurar ajuda profissional para avaliar a situação e receber o tratamento adequado.
Olá, tudo bem? Em um primeiro momento é importante você buscar avaliação com um otorrinolaringologista para avaliar se você tem mesmo labirintite. Alguns pacientes que sofrem com crises de ansiedade podem apresentar tontura, mas também existem problemas físicos que apresentam este sintoma, por isso é importante antes de tudo você consultar um médico. Caso seja descartado problema na saúde física, o apoio psicológico poderá te trazer benefícios ajudando a lidar com situações de elevado estresse e/ou ansiedade. Fico à disposição.
Bom dia! Pode acompanhar sim, procure seu psiquiatra caso você já faça algum tratamento medicamentoso para isso. Talvez mudar a medicação ajude. E recomendo também acompanhamento com Psicólogo! Um abraço!