Transtornos ansiosos podem levar a cefaleia tensional? Qual a melhor forma de tratamento aliada à medicação?

6 respostas
Transtornos ansiosos podem levar a cefaleia tensional? Qual a melhor forma de tratamento aliada à medicação? Att
Existem vários tipos de dores de cabeça e boa parte delas é ocasionada por tensão devido a estresse e ansiedade. Normalmente as mulheres sofrem mais com esse tipo de dor de cabeça que os homens. É sempre importante caso as dores persistam muito e sejam intensas, procurar um neurologista para diagnóstico e tratamento. Se a causa for ansiedade e estresse o ideal uma terapia focada no manejo do estresse e técnicas para lidar com a ansiedade; técnicas de relaxamento, minfullness, etc. Dependendo da intensidade dessa ansiedade, talvez seja necessário o uso de medicação, entretanto, a medicação não muda o nosso jeito de pensar e ver o mundo. Nossos pensamentos e visão de mundo, nos trazem sentimentos e sensações físicas e nos fazem ter determinados tipos de comportamentos e reaçoes fisiológicas. Por isso é importante a psicoterapia em quadros ansiosos. A acupuntura também pode ser de grande valia. Um abraço.

A cefaléia frequente pode exigir um tratamento com um médico. Quanto a sua pergunta a cefaléia pode sim ter causas emocionais (a ansiedade), assim como outros transtornos psicossomáticos. A mudança de hábitos de vida e manejo do stress podem ajudar na frequência dos episódios dolorosos. Mas a origem dos conflitos emocionais (da ansiedade) precisam ser tratados e recomendo a psicanalise.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaléia cerca de 35% a 75% dos brasileiros sofrem com a dolorosa cefaleia tensional, sendo que a maior parte delas causadas por transtornos de ansiedade. Não há uma unica causa, mas inúmeras. Stress emocional ou mental, má postura, períodos de dor crônica, depressão, cansaço, fome, excesso de exercícios são muitos dos fatores, após terem sido eliminadas quaisquer hipóteses de tumor ou disúrbio neurológico com neurologista. Ainda problemas de relacionamento, familiar ou social, depressão, luto, separação emprego novo ou perda, má alimentação, dormir pouco, insatisfações com o corpo, pensamentos obsessivos, enfim..inmeros. Medicamentos se necessário e psicoterapia são o tratamento indicado. Exercícios físcos, acupuntura, yoga e relaxamento mindfulness serão perfeitos como aliados. A psicoterapia é essencial para rever crenças e reprogramar a vida.
Olá, pode sim. E pode desencadear também outros sintomas psicossomaticos. Junto com o medicamento a psicoterapia é importante para se trabalhar as causas da Ansiedade. BOA SORTE EM SUA JORNADA!
Uma ansiedade exacerbada pode gerar sim dorea tensionais, pois a preocupação excessiva com o que vai acontecer, o medo, a necessidade de controle típica de pessoas ansiosas pode gerar desconfortos físicos, entre elas a cefaleia tensional. Pode também gerar problemas como gastrite, falta de ar, entre outros, dependendo da intensidade da crise de ansiedade, por exemplo. Além da medicação para a dor, é importante ter acompanhamento psicológico para trabalhar tal ansiedade, identificar melhor suas causas e formas de trabalha-la, para que seja menos prejudicial. Dependendo da intensidade dos sintomas e do grau de prejuízo sentido no dia a dia, um acompanhamento psiquiatrico e medicamentos para ansiedade também podem ser necessários. Faça uma avaliação psicológica! Um abraço!
Cefaleias de diversas causas (em especial, as enxaquecas) são, em muitos estudos, mais comuns entre pessoas com diversos transtornos de ansiedade (como o transtorno de ansiedade generalizada ou o transtorno de ansiedade social).

Os transtornos de ansiedade são tratáveis com uma série de medicações, e dependendo das diferentes comorbidades (não só as cefaleias, mas outras características) os tratamentos podem diferir. Nesse caso, o mais importante é que você não deixe de informar os seus sintomas e dificuldades ao profissional que fizer o seu cuidado.

O uso da Terapia Cognitivo Comportamental, aliado à medicação, foi testado em uma série de estudos, demonstrando boa eficácia para o tratamento. Técnicas de meditação e relaxamento, mindfulness e a prática de atividade física também podem ajudar bastante.