Um paciente pode ser uma pessoa normal e produtiva durante o dia e a noite ter alucinações auditivas,

8 respostas
Um paciente pode ser uma pessoa normal e produtiva durante o dia e a noite ter alucinações auditivas, mas no dia seguinte ter uma consciencia de que aquilo não é real e mesmo assim seguir ouvindo? Qual o primeiro passo: fazer check up clinico?
O primeiro passo é realizar avaliação psiquiátrica. Lá o médico irá avaliar se há necessidade de realizar os exames protocolares para diagnóstico diferencial de psicose ou não.
Caso se trate de alucinações hipnagógicas (que ocorrem quando a pessoa está adormecendo) ou hipnopômbicas (quando está acordando) não indica nenhum transtorno mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível. O psiquiatra pode auxiliar no diagnóstico diferencial e o psicólogo, na psicoterapia, pode auxiliar a que o paciente vá aos poucos, dando luz ao mal estar causado pelas alucinações.
Além do auxílio de diagnóstico psiquiátrico sugiro que procure um psicólogo(a).

A psicoterapia é útil não apenas em caso de doenças mentais, auxilia no suporte às questões emocionais e visa a qualidade de vida.
Recomendo procurar um Psiquiatra pra uma avaliação e um Psicólogo.
Considero as alucinações como um aviso dado pelo inconsciente. Aconselho avaliação com um psicólogo e psiquiatra
Procure um profissional da psiquiatria e um psicólogo. Primeiramente irá ser descartado, ou não, alguns sintomas físicos que irão indicar a necessidade ou não de medicação. O psicólogo irá te auxiliar no fechamento diagnóstico e dar andamento a um atendimento para compreensão de si mesmo, da sua patologia (casa exista) e lhe ajudará encontrar as melhores estratégias para lidar com suas dificuldades. Abraços e boa sorte!
Sim, se o que sente nao está alterando sua rotina diária, mas se isso o está incomodando, recomendo sim uma visita ao psicólogo, que não te receitará remédio, e caso necessário ele encaminhará a um psiquiatra.
O primeiro passo é procurar um psicólogo para avaliação e acompanhamento, provavelmente o psicólogo encaminhara para também uma avalição psiquiátrica.
Procure um espaço de escuta.

Especialistas

Gustavo Figueirêdo

Gustavo Figueirêdo

Psicólogo

Recife

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Vera Ribeiro

Vera Ribeiro

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Alucinações
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.