Uma criança autista, que não quer almoçar, tomar café e jantar (não come), só quer lanches (especialmente

7 respostas
Uma criança autista, que não quer almoçar, tomar café e jantar (não come), só quer lanches (especialmente doces e salgadinho), qual profissional devo procurar? faz parte de seletividade alimentar?
Faz parte da seletividade alimentar muito comum em crianças com TEA. Entretanto, não podemos permitir que uma criança se desenvolva com alimentos de tão baixo valor nutritivo...não é mesmo?
Nesse caso, o treinamento de habilidades comportamentais pode ajudar. É necessário avaliar e realizar um programa específico para tais necessidades.
Indico que procure profissionais que trabalhem com a abordagem ABA (análise do comportamento aplicada).
Espero ter ajudado!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a seletividade alimentar é uma das características do transtorno do espectro autista. Pode ser melhorado com terapia ocupacional, trabalhando o perfil sensorial da criança. Lembrando que o seguimento do transtorno do espectro autista deve ser multiprofissional, orientado preferencialmente por um neuropediatra. Atenciosamente.
A seletividade alimentar é um dos sintomas do Transtorno do Espectro Autismo. A orientação é conversar sempre com a equipe que está cuidando desta criança, seja o médico, o nutricionista, psicólogo, entre outros, para encontrar alternativas mais satisfatórias para driblar esta questão.
Desde não comer alimentos de determinada cor, ou textura, ou mesmo preferir determinados gêneros alimentícios é a típica seletividade alimentar muito frequente em algumas pessoas com Tanstornos do Espectro do Autismo (TEA). A abordagem da seletividade alimentar que é sempre que possível e idealmente multiprofissional, envolvendo desde nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos. Não existe medicação que seja eficaz para esse comportamento que deve ser tratados com terapias multimodais, como as exemplificadas acima. O papel do médico, seja ele pediatra (neuropediatra) ou psiquiatra infantil é de orientar, encaminhar, compondo a equipe multidisciplinar
Eu trabalho com estratégia em ABA com a criança e família. Melhor tratamento! O trabalho com a nutricionista tmb e fundamental. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Olá! Sim, seletividade alimentar é muito comum no autista mas é possível de ser tratado com intervenções comportamentais. Você deve procurar um especialista no método ABA para ajudá-la aliado a um nutricionista, para o indivíduo não ficar com perdas nutricionais.
essa recusa alimentar pode ter causas nos hábitos familiares ou de manejo da alimentação da própria criança. recomendo a procurar de um psicanalista ou outro profissional que os oriente a partir do tratamento.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Caroline Dias

Caroline Dias

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 296 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.