Uma criança dislexica pode ler melhor umas vezes e outras nao?

19 respostas
Uma criança dislexica pode ler melhor umas vezes e outras nao?
Espondilite o sistema imune não funciona corretamente.
As células imunes agridem as articulações entre os ossos da coluna.

Dependendo dos caracteres/letras envolvidas, sim. A dislexia envolve funções específicas, mas o cérebro tem uma capacidade extraordinária de recuperação, por exemplo por meio de processos sinestésicos (percepções associadas). Sons, cores, sensações táteis, podem ser associadas de tal maneira em atividades lúdicas, a ponto de as dificuldades tornarem-se imperceptíveis.
Existem, é claro, casos mais extremos e objetivamente contornáveis. Tom Cruise aprendeu a "resolver" sua dislexia lendo e gravando suas falas, para que só depois pudesse ouvi-las e interpretá-las.
O nível de ansiedade da criança frente ao desafio da leitura pode variar conforme o ambiente e vai interferir na forma como ela desempenha e tarefa de ler.
Complementando...A criança pode identificar palavras às quais se lembra. Porém, apesar de boa compreensão verbal, não identifica as palavras às quais não se lembra, palavras novas e pseudopalavras. Na criança disléxica, geralmente, há grande dificuldade de decodificação das palavras (transformá-las em idéias), a qual depende de uma rota fonológica de leitura. Entretanto, podem mostrar desempenho adequado no reconhecimento visual direto de algumas palavras, a qual depende da rota lexical de leitura.
Sim, o trabalho com esta criança deve envolver um equipe multiprofissional (psicólogo (a), psicopedagogo(a), professores(a), médico(a) e Fonoaudiólogo(a), porém a participação da família, se mostra de suma importância, em acompanhar a leitura e também ler para esta criança.
Quem poderia melhor responder é uma fonoaudióloga que vai ajudar no diagnóstico e prognóstico do caso. Procure um profissional que trabalhe com avaliação da dislexia. Cobrar da criança sem orientação profissional não é uma atitude coerente deixando traumas na pessoa com dislexia. Sugiro acompanhamento psicológico posterior para melhor a aceitação das limitações do paciente. Indico terapia Emdr ( Reprocessamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos) para o paciente e país.
Apesar da inteligência ser normal a dislexia é caracterizada pela dificuldade da leitura, pronunciar corretamente as palavras, ler rapidamente, em escrever palavras à mão, subvocalizar palavras, pronunciar em voz alta... Ou seja, pode haver oscilações. O trabalho envolve uma equipe multidisciplinar, ou seja de várias áreas da saúde.
Olá! A dislexia é diagnostica através de uma equipe multidisciplinar, através da exclusão de deficiências.
É uma dificuldade de linguagem em aprender a ler,escrever, ter compreensão de textos...
É bom prestar sempre muita atenção aos comportamentos, para não serem confundidos com desinteresse, má vontade, teimosia. Requer atenção e tratamento.
Sabia que temos muitos disléxicos famosos, como: Leonardo Da Vinci, Einstein, por exemplo?
Manter a criança motivada em todos os aspectos de sua vida, é fundamental. Não excluir das demais crianças, nem deixar que a mesma sofra qualquer tipo de molestamento a sua inteligência.
Tudo treinado e feito com carinho, com certeza vai adicionar sempre a uma melhor habilidade.
Cabe procurar tratamento com: médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e neurologista.
Olá! Cada individuo responde de uma forma específica, inclusive em momentos específicos. No entanto, para se responder de forma direcionada para a criança em questão, seria importante fazer essa pergunta para os profissionais que a acompanham. Eles saberão explicar o que vem acontecendo com essa criança. Boa sorte!
Olá,
A resposta mais simples seria "sim". Adversidades devem ser levadas em consideração quando determinado sintoma é apresentado, cada sujeito está a todo momento em constante mudança podendo demonstrar melhor ou pior desempenho. Inseguranças, medos e frustrações podem de fato atrapalhar a leitura e se caso necessário devem ser trabalhados em terapia.
Sim. E a "explicação" disso vai além do diagnóstico. É importante levar em consideração também o contexto, bem como a ansiedade, os medos e as inseguranças da criança.
Olá, sim. Em eventos em que a criança já tenho um conhecimento prévio da leitura, dos códigos envolvidos. Dislexia não envolve, necessariamente dificuldade integral da leitura.
Além disso, fatores externos contribuem.
É importante ser avaliado por um profissional. Seu relato é pouca informação para uma conclusão. Diagnostico de dislexia e complexo e deve ser realizado por um profissional. Procure um profissional de sua confiança e considere uma avaliação.
ola, Ler algumas vezes bem e outras nao nao é caracterisica da dislexia. Isso pode acontecer em outros casos tambem. A leitura depende de varios fatores.
Pode sim, depende de uma série de fatores como luz ambiente, tamanho da letra, formato da letra, humor e cansaço da criança, motivação, tamanho das palavras, dificuldade das palavras, entre outros fatores.
Pode ocorrer isso sim, vai depender se as palavras lidas são familiares a ela, assim como o nível de ansiedade em relação a essa tarefa e da própria expectativa dela e das das pessoas ao seu redor. E se for algo que envolva desempenho ou aprovação tende a ser pior para a criança gerando uma tensão diante da tarefa.
Pode variar bastante de criança para a criança e também de momento em que estas crianças estão vivenciando emocianalmente.
Sim. Depende do nível de ansiedade, se e algo novo ou se já tem familiaridade, se esta cansada (de ler no caso) ou não.
São diversas variáveis que fazem haver alterações no rendimento da leitura sim.