Uma criança dislexica pode ler melhor umas vezes e outras nao?

19 respostas
Uma criança dislexica pode ler melhor umas vezes e outras nao?
Espondilite o sistema imune não funciona corretamente.
As células imunes agridem as articulações entre os ossos da coluna.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dependendo dos caracteres/letras envolvidas, sim. A dislexia envolve funções específicas, mas o cérebro tem uma capacidade extraordinária de recuperação, por exemplo por meio de processos sinestésicos (percepções associadas). Sons, cores, sensações táteis, podem ser associadas de tal maneira em atividades lúdicas, a ponto de as dificuldades tornarem-se imperceptíveis.
Existem, é claro, casos mais extremos e objetivamente contornáveis. Tom Cruise aprendeu a "resolver" sua dislexia lendo e gravando suas falas, para que só depois pudesse ouvi-las e interpretá-las.
O nível de ansiedade da criança frente ao desafio da leitura pode variar conforme o ambiente e vai interferir na forma como ela desempenha e tarefa de ler.
Complementando...A criança pode identificar palavras às quais se lembra. Porém, apesar de boa compreensão verbal, não identifica as palavras às quais não se lembra, palavras novas e pseudopalavras. Na criança disléxica, geralmente, há grande dificuldade de decodificação das palavras (transformá-las em idéias), a qual depende de uma rota fonológica de leitura. Entretanto, podem mostrar desempenho adequado no reconhecimento visual direto de algumas palavras, a qual depende da rota lexical de leitura.
Sim, o trabalho com esta criança deve envolver um equipe multiprofissional (psicólogo (a), psicopedagogo(a), professores(a), médico(a) e Fonoaudiólogo(a), porém a participação da família, se mostra de suma importância, em acompanhar a leitura e também ler para esta criança.
Quem poderia melhor responder é uma fonoaudióloga que vai ajudar no diagnóstico e prognóstico do caso. Procure um profissional que trabalhe com avaliação da dislexia. Cobrar da criança sem orientação profissional não é uma atitude coerente deixando traumas na pessoa com dislexia. Sugiro acompanhamento psicológico posterior para melhor a aceitação das limitações do paciente. Indico terapia Emdr ( Reprocessamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos) para o paciente e país.
Apesar da inteligência ser normal a dislexia é caracterizada pela dificuldade da leitura, pronunciar corretamente as palavras, ler rapidamente, em escrever palavras à mão, subvocalizar palavras, pronunciar em voz alta... Ou seja, pode haver oscilações. O trabalho envolve uma equipe multidisciplinar, ou seja de várias áreas da saúde.
Olá! A dislexia é diagnostica através de uma equipe multidisciplinar, através da exclusão de deficiências.
É uma dificuldade de linguagem em aprender a ler,escrever, ter compreensão de textos...
É bom prestar sempre muita atenção aos comportamentos, para não serem confundidos com desinteresse, má vontade, teimosia. Requer atenção e tratamento.
Sabia que temos muitos disléxicos famosos, como: Leonardo Da Vinci, Einstein, por exemplo?
Manter a criança motivada em todos os aspectos de sua vida, é fundamental. Não excluir das demais crianças, nem deixar que a mesma sofra qualquer tipo de molestamento a sua inteligência.
Tudo treinado e feito com carinho, com certeza vai adicionar sempre a uma melhor habilidade.
Cabe procurar tratamento com: médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e neurologista.
Olá! Cada individuo responde de uma forma específica, inclusive em momentos específicos. No entanto, para se responder de forma direcionada para a criança em questão, seria importante fazer essa pergunta para os profissionais que a acompanham. Eles saberão explicar o que vem acontecendo com essa criança. Boa sorte!
Olá,
A resposta mais simples seria "sim". Adversidades devem ser levadas em consideração quando determinado sintoma é apresentado, cada sujeito está a todo momento em constante mudança podendo demonstrar melhor ou pior desempenho. Inseguranças, medos e frustrações podem de fato atrapalhar a leitura e se caso necessário devem ser trabalhados em terapia.
Sim. E a "explicação" disso vai além do diagnóstico. É importante levar em consideração também o contexto, bem como a ansiedade, os medos e as inseguranças da criança.
Olá, sim. Em eventos em que a criança já tenho um conhecimento prévio da leitura, dos códigos envolvidos. Dislexia não envolve, necessariamente dificuldade integral da leitura.
Além disso, fatores externos contribuem.
É importante ser avaliado por um profissional. Seu relato é pouca informação para uma conclusão. Diagnostico de dislexia e complexo e deve ser realizado por um profissional. Procure um profissional de sua confiança e considere uma avaliação.
ola, Ler algumas vezes bem e outras nao nao é caracterisica da dislexia. Isso pode acontecer em outros casos tambem. A leitura depende de varios fatores.
Pode sim, depende de uma série de fatores como luz ambiente, tamanho da letra, formato da letra, humor e cansaço da criança, motivação, tamanho das palavras, dificuldade das palavras, entre outros fatores.
Pode ocorrer isso sim, vai depender se as palavras lidas são familiares a ela, assim como o nível de ansiedade em relação a essa tarefa e da própria expectativa dela e das das pessoas ao seu redor. E se for algo que envolva desempenho ou aprovação tende a ser pior para a criança gerando uma tensão diante da tarefa.
Pode variar bastante de criança para a criança e também de momento em que estas crianças estão vivenciando emocianalmente.
Sim. Depende do nível de ansiedade, se e algo novo ou se já tem familiaridade, se esta cansada (de ler no caso) ou não.
São diversas variáveis que fazem haver alterações no rendimento da leitura sim.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Avaliação para Despiste de Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.