Tenho um filho de 12 anos que apresenta grande dificuldade de entender o que lê, sendo assim prejudicado em todas as disciplinas, todos os dias me aborreço pq ele n quer estudar e só entende se eu ler e explicar. Super agitado , perde tudo esquece de tudo. O que devo fazer?
Prof. Ana Larissa Marques Perissini
Prof. Ana Larissa Marques Perissini
Psicólogo, Sexólogo
São José do Rio Preto
Bom dia. Você precisa buscar uma avaliação com o neuropediatra (anamnese e exames específicos), com um psicólogo (anamnese com os pais, bateria de teste com a criança e avaliação do contexto escolar) e avaliação fonoaudiológica. Somente em posse dessas avaliações é que o tratamento deverá ser indicado. Abraço.

Dra. Priscilla Carolina Sociale
Dra. Priscilla Carolina Sociale
Psicólogo, Psicopedagogo
São Paulo
Procure uma avaliação neuropsicológica, já que através dela você poderá ser melhor orientada quanto a encaminhamentos para outros profissionais, receber orientação adequada para escola e família, identificar habilidades e dificuldades do seu filho e ajudar em um diagnóstico.

 Yara de Paula Picchetti
Yara de Paula Picchetti
Psicólogo
Novo Hamburgo
Primeiramente é preciso compreender melhor o contexto escolar. Ele gosta de ir na escola? Como é a relação com a professora? O que ela tem a dizer sobre o desenvolvimento do aprendizado da criança? Uma psicóloga pode ajudar a compreender o caminho escolar que percorreu a criança e entender o que a está impedindo de aprender neste momento. A partir disso, a profisisonal pode planejar intervenções futuras adequadas para o caso.

 Bruna Musselli
Bruna Musselli
Psicólogo
Campinas
Procure por profissionais de sua confiança, avaliação é feita por uma equipe multidisciplinar, maçom psicologo, neuropediatra, fonoaudiólogo e pedagogo, assim, possibilitando um diagnóstico correto e, a partir daí, começar um tratamento específico para o caso de seu filho.

Abraços

Dra. Barbara Ignácio
Dra. Barbara Ignácio
Psicólogo
Mogi das Cruzes
Olá,
Primeiramente precisamos entender se a criança sempre apresentou essa dificuldade na escola, em casa se perceberam se ela possue as mesmas dificuldades em aprender ou a interpretar, o primeiro passo é procurar um neurologista e explicar o que está acontecendo e assim a criança ser encaminhada para realizar alguns exames para identificar se existe alguma coisa na parte orgânico, após os exames tudo fica mais claro para dar continuidade e procurar os profissionais que seja correto para dar continuidade.

 Gisa Aquino
Gisa Aquino
Psicanalista, Psicólogo
Barueri
Boa tarde. O diagnóstico em casos de dificuldade na leitura deve ser feito por uma equipe multidisciplinar.

 Clarissa Lofgren
Clarissa Lofgren
Psicólogo
Rio de Janeiro
Então ele pode sim ter uma dislexia, um desenvolvimento atrasado ou ate mesmo uma hiperatividade somada a um ambiente escolar nao satisfatório, mas para saber ao certo o que está acontecendo precisa marcar uma consulta com o psicólogo pode ser mas simples do que está pensando, estou a disposição prazer

 Priscila Hazan
Priscila Hazan
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Acredito que você pode buscar um psicopedagogo que fará uma análise e contextualização mais abrangente dos aspectos cognitivos bem como irá te orientar em como lidar com essa dificuldade de maneira produtiva e sem reforçar comportamentos negativos ou tendo por consequência sua irritabilidade e prejuízo da relação de vocês dois. Em paralelo, buscar a psicoterapia se torna eficiente para que seu filho tenha um espaço dele, para que possa se sentir totalmente acolhido em falar sobre si, bem como se compreender no entendimento do que ocorre consigo mesmo. Espero ter ajudado. Abço

Olá, bom dia.
Como seu filho se sai com vídeo games? Ele aprende rápido? Também tem dificuldades?
Isso pode ser um termômetro rápido. Veja como ele se sai em assuntos do interesse dele. Talvez o maior problema seja não querer estudar, mas vale buscar uma avaliação profissional.
Forte abraço

Boa noite, a senhora já falou tudo, seu filho entende quando você lê e explica, isto pode se explicar com dificuldade de concentração, que pode ser originada por vários fatores, portanto é necessário realizar uma avaliação psicológica para saber se tem alguma dificuldade que impede o processo regular de aprendizado e depois encaminha-lo ao profissional adequado para ajuda-lo. espero ter ajudado.

ola, sugiro procurar ajuda psicologica e em segundo plano, psiquiatrica, caso seja constatado TDAH ou alguma outra patologia!

Nestes casos duas coisas precisam andar paralelas. Um neurologista para avalição dos aspectos neurológicos e um psicólogo para aplicação de alguns testes psicológicos.

 Joelma Guedes da Silva
Joelma Guedes da Silva
Psicólogo
Recife
Seu filho necessita urgente de uma avaliação em vários aspectos que o envolve, para quê dessa forma, possa encontrar o fator que está causando este prejuízo em sua vida. Busque ajuda de um profissional de saúde mental.

Olá! Como está?
Lamento pelo seu aborrecimento e pelo estresse em sua rotina.
Todavia, é importante ressaltar que, pelo informado, não é algo que esteja sob a vontade do seu filho; ele não faz isso porque quer.
É imprescindível que seu filho passe por uma boa avaliação neuropsicológica e médica. Após essas avaliações será possível iniciar o tratamento e, consequentemente, reduzir a sua sobrecarga e permitir que seu filho tenha um desenvolvimento saudável e adequado.
Um cordial abraço.

Ele pode fazer uma avaliação neuropsicologia com psicólogo ou fono.
Partir daí traçar linhas de atendimento necessárias, partir dos resultados.

Especialistas em Avaliação para Despiste de Dislexia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Avaliação para Despiste de Dislexia

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.