O meu filho de 11 anos tem uma grande dificuldade em interpretar o que lê. Não teve dificuldade em

21 respostas
O meu filho de 11 anos tem uma grande dificuldade em interpretar o que lê. Não teve dificuldade em aprender a ler nem troca as letras, só não consegue entender o que lhe é pedido por exemplo nos testes e tem fracos resultados na interpretação dos textos.Será dislexia?
Concordo com a posição dos colegas. Precisamos ser cautelosos para com os diagnósticos. É preciso levar em consideração a dinâmica de vida da criança, o tempo que vivencia essa problemática, o nível de consciência dele sobre essa dificuldade e os prejuízos sociais experienciados por ele decorrente desse fator.

Assim como descrito pelos colegas, seria prematuro traçarmos um diagnóstico com base apenas nessas informações.

Sugiro que procure um(a) psicólogo(a), o(a) qual, por meio de entrevistas e, se for o caso, do uso de testes e outros procedimentos clínicos, poderá ajudar no entendimento do comportamento apresentado pela criança, bem como auxiliar nos devidos encaminhamentos do caso.
Temos que avaliar diversos fatores antes de assumir um diagnostico.
Primeiro: ele sempre teve essa dificuldade ou ela surgiu em um certo momento?
Segundo: Ele tem dificuldade ara interpretar os textos que ele lê ou também possui a mesma dificuldade se outra pessoa ler pra ele?
Além disso é preciso ver qual a conexão que ele fez com o aprendizado, se tem problemas com a auto estima, sua relação com colegas, professores e familiar, entre outros.
Por esse motivo é de extrema importância que ele passe por avaliação Psicológica para se definir os próximos passos.
Ainda que seja descartada a possibilidade de dislexia, ainda há um problema a ser resolvido, concorda?

Abraço
Não é possivel responder sua pergunta com precisão sem antes uma avaliação minuciosa do caso. Sugiro a realização de uma avaliação Neuropsicológica e/ou Psicopedagógica. A avaliação ajudará no diagnóstico, encaminhamentos e tratamento preciso. É necessário avaliar todo funcionamento cognitivo de seu filho como atenção, funcionamento executivo, intelectual, linguagem...assim como habilidades acadêmicas, aspectos comportamentais e emocionais. Procure um especialista nestas áreas.
Espero ter ajudado.
Para completar a opinião do colega, muito bem colocada. Precisamos levar em consideração a motivação e disposição da criança em se concentrar no que está lendo, o ambiente que a cerca, possíveis dificuldades visuais e/ou auditivas ou ganhos secundários com a dificuldade de leitura que são percebidos somente através da avaliação e intervenção de um profissional qualificado.
Acredito que dar o nome a essa dificuldade que seu filho apresenta não seja o mais importante. O nome dislexia pode, muitas vezes, rotular a criança, estigmatizando-o e afetar a confiança em suas capacidades. O importante e ajudá-lo nas dificuldades que apresenta, pois nem sempre problemas da leitura e escrita estão associados a dislexia.
Penso que algumas perguntas podem levá-la a refletir sobre a dificuldade dele em interpretar.
Como e o acesso de seu filho com a leitura?
Ele pratica a leitura com frequência?
Ele gosta de ler?
Ele tem procurado leituras que o agradam, ou e apenas aquelas que indicam a ele?
A ajuda de profissionais correspondentes a necessidade de seu filho o ajudará a identificar o que ele precisa para associar, simbolizar e interpretar nessa dificuldade momentânea. Um abraço.
Sugiro avaliação de linguagem e de processamento auditivo com um fonoaudiólogo e avaliação neuropsicológica, para chegar em um diagnóstico e receberem as orientações e estimulações corretas.
Pode ser que ele tenha uma dificuldade adquirida ao longo da alfabetização. é necessária uma avaliação de um especialista. indico, também, independente do diagnóstico, que ele frequente as aulas o KUMON de português para melhorar o desempenho escolar.
Diante dessa situação, indico como sugestão avaliar as funções cognitivas dessa criança referentes a linguagem através de testes neuropsicológicos e psicológicos.
Olá, para ter um diagnostico especifico faz-se necessário uma avaliação mais profundo sobre diversos aspectos inclusive o cognitivo. Importante que procure um psicologo que vai fazer uma avaliação mais detalhada e caso necessário encaminha-lo a outros especialista.
É preciso muita cautela com relação ao diagnóstico, muitas perguntas precisam ser respondidas. O que será muito importante é um tratamento interdisciplinar entre psicólogo e psicopedagogo.
É notável a preocupação que você está enfrentando nesse momento, porém, não é possível dar qualquer palpite sem olharmos, as condições que vive e sua vivência da situação. Procure um psicólogo e faça uma avaliação presencial.
boa noite meus colegas já foram bem amplos nas sugestões sobre como proceder para ter um possivel diagnostico, o que sinto de poder acrescentar é observar a forma de como está sendo encaminhado à leitura se é soletrando as silabas ou com metodo global, as vezes algumas criança não conseguem juntar as palavras quando são acostumados a soletrar. consulte uma psicopedagoga ou uma neuropsicologa.
Olá!!! É imaturo preescrever um diagnóstico somente com esses dados. Antes de tudo é de suma importância observar qual é a fase que seu filho está,como esta o ambiente qual é a rotina de leitura dele. Sao varias perguntas com atendimentos para poder fechar um laudo . Pois somente o que foi dito,nao dá para resultar no diagnostico Dislexia . É imaturo para isso.

É de grande avalia procurar profissionais psicologo e neurologista. Assim podera obter um resultado.
Que talvez NÃO seja este,podendo ser tantas outras coisas,pois rotular, sem um diagnóstico e muito complicado.
Boa sorte!!!
Importante procurar um Psicopedagogo, o profissional vai investigar como essa criança foi alfabetizada. o Profissional terá ferramentas e conhecimentos adequado no processo investigativo na alfabetização de base.
Boa noite, é necessário ele fazer uma avaliação Neuropsicológica com um Neuropsicólogo para poder a partir dessa avaliação verificar se tem ou não dislexia.
Uma consulta com um psicólogo pode ajudar a seu filho.
Olá, muito bom estar atenta e buscando informações a respeito. Seria mais prudente buscar especialistas para avaliar o caso de seu filho de forma precisa, e não um diagnóstico à distância, seja por aqui, ou em buscas na internet.
De qualquer forma, observar se a leitura está sendo colocada à ele como algo prazeroso, e não como imposição, afinal, ler conteúdos que não nos interessam realmente não nos prende a atenção, não é mesmo? :)
Ola
Somente a partir da averiguação de vários fatores é que o diagnóstico e prognóstico pode ser confirmado. É necessário recorrer a um especialista em avaliação de aprendizagem e linguagem.
Uma avaliação com um neuropsicólogo seria o mais adequado nesse momento.
Olá.
é necessário ele fazer uma avaliação Neuropsicológica com um Neuropsicólogo.
É imaturo prescrever um diagnóstico somente com esses dados.