Uma criança já pode nascer com tendência para depressão?

12 respostas
Uma criança já pode nascer com tendência para depressão?
Os transtornos depressivos sao multifatoriais e cuja etiologia ainda nao é completamente conhecida pela ciencia.

Sabe-se que fatores geneticos e gestacionais podem ser preditores de um desencadeamento (seja ele precoce ou futuro) - entretanto, questoes socio-ambientais e afetivas costumam ter grande relevancia no processo de adoecimento depressivo.

O diagnostico na infancia é complexo e deve ser conduzido por profissional experiente, afastando causalidade organica para os sintomas apresentados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Uma criança pode nascer com depressão, sobretudo se a depressão tiver uma etiologia (origem) orgânica, oriunda de uma herança genética. Mas as manifestações depressivas são praticamente imperceptíveis mesmo para os profissionais. Quando mais desenvolvidas os sinais da depressão ficam mais claros. Mas é importante saber que a depressão infantil difere em alguns aspectos da depressão adulta e um destes aspectos é a irritabilidade que muitas vezes é confundida pelos pais como um ato de "mera" rebeldia. Os pediatras são os profissionais mais aconselháveis quando há suspeita de uma depressão infantil. Outro aspecto é saber se o ambiente não a está deprimindo por algum fator relacionado à dinâmica e à estrutura familiar.
Att,

Sandro
Depressão é uma doença multifatorial, isso significa que muitas situações colaboram para uma pessoa desenvolver esta doença. A genética é um dos aspectos que estão envolvidos no surgimento da depressão, bem como aspectos relacionados a gestação, ao parto e os primeiros meses. Entretanto sabemos que só um dos aspectos não é suficiente para a instalação da doença. Uma criança com depressão deve ser avaliada por um psiquiatra infantil, bem como devemos observar as relações familiares, uma vez que muitas vezes é sintoma de alguma questão do núcleo familiar.
Acredito que antes de tudo ser muito importante fazer uma entrevista para se escutar psicanalíticamente essa mãe.
Claro que sim. A causa é devido a muitos fatores como genéticos e ambientais por exemplo. Então em uma família com pessoas deprimidas há mais chance de uma criança nascer com predisposição à depressão.
Existem muitas teorias diferentes que não foram comprovadas sobre o assunto . O que percebemos é que todos temos uma pré- disposição para a depressão, por fatores combinados a personalidade e experiências de vida. Qualquer um pode se encontrar em um quadro depressivo e o importante é que possa buscar tratamento sempre.
Olá!

Acredito que em famílias que existem pessoas depressivas, há maior probabilidade desse componente genético. Mas pode influenciar também o ambiente e as experiências vividas.
Procurar um médico Psiquiatra e Psicólogo se sua confiança é de suma importância.
O que é depressão? Depressão é não ver o mundo com o seu colorido? Depressão é baixa auto estima? Depressão é não ter uma vida familiar feliz? Depressão é não ter bom rendimento, seja no desenvolvimento da vida (escolar, por exemplo) ou profissional? Depressão é não ter ânimo? Muitos são os sintomas da depressão. Colegas acima colocaram ser uma doença multifatorial. Pode ser genética, embora essa genética esteja a nível de estimuladores da produção de serotonina, que estimula a zona do prazer, e nem sempre é detectada. A meu ver,, a maior parte das doenças depressivas estão envolvidas com a estruturação do sujeito.Vejo hoje em dia os pais valorizarem mais os filhos, sem repressão e elevando suas seguranças em seus desejos. Ouvindo-os, vivendo experiências lúdicas......Isso pode evitar muitos casos de depressão.
Existe uma sensível diferença entre depressão e temperamento melancólico. É muito precipitado se falar depressão em criança. Precisa-se investigar acuradamente, pois segundo a Antroposofia, há variados temperamentos e um deles é o MELANCÓLICO, que tem suas peculiaridades e pode ser confundido com depressão.

Att. Norma Góes.
A Pré disposição genética para Depressão é um fator, porém, mesmo a criança nascendo e recebe em seu DNA a Depressão, pode viver 100 anos sem sentir-se com a Depressão, o que vai atribuir o surgimento da mesma são diversos fatores relacionados ao estilo de vida e fatores sociais. Se os avós ou pais tem depressão, e a forma que lidam com a mesma favorece a criança aprender a lidar com a mesma, muitos casos, existe um ambiente muito propicio a desenvolver a depressão, mesmo não existindo a pré disposição.
Outras Fatores podem desencadear a mesma, bullying, obesidade, a rotina diária dos pais, ou pais separados com dificuldades de relacionamento, abuso sexual entre outros fatores que na criança as vezes passa despercebido. Muitos pais acham que a criança é quietinha, gosta de dormir muito, não brinca, não tem amigos, é o momento de preocupar-se.
Deve se avaliar a idade, pois a criança esta em desenvolvimento, formando-se, e também formando sua personalidade. Dificilmente pode se saber com precisão se é depressão devido a personalidade, ou mesmo desenvolvimento não estiver completo. Na maioria das vezes nem seja depressão. é dificíll saber. Se tratando de crianças muitas coisas pode ser prevenida e tratada e assim ter qualidade de vida. Abraço
Tendencia e uma palavra ruim, o q sabemos e q definitivamente ha o fator genetic nos transtornos de humor, isso sim ja nasce com a crianca, a isso vai se somar os primeiros contatos ;cuidados maternos e mais tarde paternos, a relacao familiar e com os colegas, os traumas psiquicos infantis e por vzs da propria vida adulta e voila, a vida adulta, e suas dificudades, tristezas,lutos e o maior vilao, o estesse, ou fator ambiental.
Claro, existe a depressao infantil, que normalmente so e diagnosticada por psiquiatra infantil.
Hipervalorizar sintomas eh o pior a se fazer, as criancas passam por diversas fases que sao faaases e nao doencas.
Converse com seu filho e respeite o momento dele. Se a partir desta idade comecar a haver declinio impt escolar, isolamento,retraimento social,recusa da cca em ir a escola, alteracoes de apetite , sono, se a cca comecar a perder interesse em suas atividades de lazer ou verbalizar sentimento freqente de tristeza,procure um psq infantil.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1128 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.