Vários médicos dizem que a pressão alta favorece infartos, AVCs ,etc. Mesmo com a pressão alta controlada,

3 respostas
Vários médicos dizem que a pressão alta favorece infartos, AVCs ,etc. Mesmo com a pressão alta controlada, um paciente hipertenso pode vir a ter infarto ?
Bom dia!
Conforme colocado pela Dra. Bruna, a Hipertensão Arterial é um dos fatores de risco, e não o único.
Deixo claro, que a Hipertensão isoladamente, é um importantíssimo fator de risco para doenças cardiovasculares.
Cuide-se, e Muita Paz!

Sim, pode ter, pois o risco cardiovascular é calculado baseado na idade, niveis de colesterol total, HDL, niveis de pressão arterial sistolica, se usa medicações para hipertensão arterial, se é tabagista e se é diabetico, se ja teve algum evento cardiovascular, ou seja, existem varios fatores de riscos para a aterosclerose - doença que leva a infarto do miocárdio e derrame cerebral ( AVC). É importante manter todos esses fatores de riscos bem controlados, fazer atividade fisica, peso contrado e alimentação saudável, uso correto de todas medicações e seguimento com um bom Cardiologista.
Pode sim, todos estamos sujeitos. Porém as chances de desenvolvimento de complicações são significativamente diminuídas, quando você faz o adequado controle pressórico.
Por isso, o ideal é não deixar de tomar a medicação. E atenção também a dieta e atividade fisica, que são otimos aliados no contrle da pressão arterial.