Venlafaxina versus antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina; quando e como fazer a tro

2 respostas
Venlafaxina versus antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina; quando e como fazer a troca quando os últimos não estão sendo eficazes ?
Dr. Bruno Mendonça Coêlho
Psiquiatra
São Paulo
Olá, tudo bem?
Essa nano é uma pergunta simples, visto que cada medicação (mesmo os diferentes inibidores de recaptação de serotonina) apresenta um perfil farmacológico diferente.
Além disso, os motivos para uma falha terapêutica são inúmeros, passando pela gravidade do caso, subdose da medicação, tempo de uso insuficiente, diferenças na metabolização deles pelo paciente, dentre tantas outras causas que necessitam ser adequadamente avaliadas.
Não há uma regra absoluta para a escolha de qualquer uma dessas medicações e os médicos utilizam-se de sua experiência clínica, mas também, muitas vezes, usam algoritmos de tratamento para escolher qual medicação usar.
O importante é encontrar um psiquiatra de sua confiança e discutir francamente com ele suas dúvidas até que você fique confortável com a conduta escolhida.
Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há até o momento nenhum estudo demonstrando de maneira absoluta uma maior eficácia da venlafaxina frente aos ISRS. A Venlafaxina é um inibidor da recaptação tanto da serotonina quanto da noradrenalina, mas este efeito no aumento da concentração da noradrenalina somente ocorre em doses superiores a 150 mg. Abaixo disso, atua como qualquer outro inibidor da recaptação de serotonina. A troca por um outro antidepressivo deve sempre ser avaliada pelo psiquiatra, e está indicada quando a medicação não teve o efeito esperado ou os efeitos colaterais foram intoleráveis. Nem sempre a troca pela venlafaxina é a melhor opção.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 527 perguntas sobre Venvanse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.