Quais são os alimentos ricos em vitamina H? e quais suas funções?

Pergunta sobre Vitamina H, Vitamina B8: Biotina

Quais são os alimentos ricos em vitamina H? e quais suas funções?

A Biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou Vitamina B8, é uma vitamina que funciona como uma coenzima, tendo importante função na produção de energia, participando do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Ela age diretamente na formação da pele, e tem como uma de suas funções neutralizar o colesterol.

A sua carência pode causar dermatite, pele seca e fina, alterações no sistema nervoso central, dores musculares, conjuntivite, aumento do colesterol, entre outros.

Dentre os alimentos fontes de biotina, podem ser citados: fígado de preferência orgânico, ovos inteiros, soja desidratada, amendoim, avelã, amêndoas, germe de trigo, aveia, acelga cozida, batata-doce, salmão, alguns vegetais, tais como couve-flor, ervilha, espinafre e frutas como banana, morango, melancia, mamão papaia e laranja.

O ideal é que você procure um profissional Nutricionista para lhe orientar melhor e elaborar uma dieta voltada para a sua real necessidade e tolerância.

A biotina é uma vitamina sulfurada, muito importante como coenzima para metabolismo proteico, lipídico e energético do organismo. Além de ter funcionalidade na estética, como recuperação de unhas fracas e quebradiças. Suas principais fontes é gema de ovo, fígado de galinha, levedo de cerveja, e figado bovino.

A Biotina, também conhecida como vitamina H ou vitamina B8, atua no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos. Age diretamente na formação da pele, unhas e cabelos, neutraliza o colesterol e tem função calmante por atuar no sistema nervoso.
Por ser uma vitamina hidrossolúvel, não se acumula no organismo, não havendo assim, toxicidade.
Deficiência:
Em adultos: dermatite seca, palidez, náuseas, vômitos, alopecia (queda de cabelos e pelos do corpo), furunculose, seborreia, eczema e aumento de fungos no corpo.
Em bebês abaixo de 6 meses: dermatite seborreica e alopecia.
Fontes (da mais rica para a menos rica):
Levedo de cerveja, figado de galinha, figado de boi, gema crua, amendoim, chocolate, noz pecã, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de aveia, (alimentos integrais), amêndoa, melado, carne bovina.
A faixa etária de cada indivíduo e praticantes de atividade física necessitam de quantidades específicas para o seu perfil.
Consulte sempre uma nutricionista!

Ver as 42 perguntas sobre Vitamina H, Vitamina B8: Biotina

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Vitamina H, Vitamina B8: Biotina ?

Nossos especialistas responderam 42 perguntas sobre Vitamina H, Vitamina B8: Biotina .

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.