Consultórios (2)
R Campinas, 1135 - St Cs Misericordia, Setor Dos Funcionários, Goiânia
Santa Casa de Misericordia de Goiania (mapa)Consulta neurologia
R. C-148, 1280 (Esquina com Avenida T-63), Jardim America, Goiânia
Hospital E Maternidade Jardim America Ltda (mapa)Tratamiento conservador prolongado da hipertensão intracraninana
Consulta neurologia
Experiência
Sobre mim
Sou o Rodrigo Vargas, médico neurologista em Goiânia-GO. Concluí minha residência médica em Neurologia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Goiâni...
Mostrar a descrição completaTratar condições médicas
- Doença de Alzheimer
- Doença De Parkinson
- Acidente vascular cerebral (AVC)
Formação
- Médico, Universidade Federal do Acre (UFAC), 2011
- Residência Médica em Neurolgoia Clínica., Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, 2015
Idiomas
Português, InglêsOpiniões dos pacientes
Este especialista não tem nenhuma opinião dos pacientes da Doctoralia. Seja o primeiro em deixar uma!
Deixe aqui sua opiniãoServiços e preços
Consulta neurologia
R Campinas, 1135 - St Cs Misericordia, Goiânia
Preço não relatado
Santa Casa de Misericordia de Goiania
R. C-148, 1280 (Esquina com Avenida T-63), Goiânia
Preço não relatado
Hospital E Maternidade Jardim America Ltda
Tratamiento conservador prolongado da hipertensão intracraninana
R. C-148, 1280 (Esquina com Avenida T-63), Goiânia
Preço não relatado
Hospital E Maternidade Jardim America Ltda
Dúvidas respondidas
3 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Alguma dúvida sobre saúde?
Tire suas dúvidas aqui e em breve receberá a resposta da sua questão, de forma gratuita.
Faça aqui sua pergunta-
Pergunta sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
Meu pai com 83 anos,com estenose carótidas, já teve vários AVCs, tem lúpus e problema nos rins. O angiologista mandou levar a um neurologista. Que neurologista? Neuroclínico ou qual será o mais indicado?
Olá, o Neurologista Clínico é sim o profissional mais capacitado para acompanhar casos como o seu pai, assim como das doenças cerebrovasculares de um modo geral.
-
Pergunta sobre Cefaléia (dor de cabeça)
Existe algum tipo de dor de cabeça levissima que fica quase 24 horas por dia com a pessoa?
Sim, existem diferentes causas de cefaleia que podem cursar com dor contínua de leve intensidade, dentre elas pode-se citar a Cefaleia Tipo Tensional Crônica e a Cefaleia por Abuso de Analgésicos, no entanto, existem outras características na dor que devem ser observadas para o diagnóstico adequado, sendo fundamental o acompanhamento médico nos casos de cefaleia crônica.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.
Experiência
Sobre mim
Sou o Rodrigo Vargas, médico neurologista em Goiânia-GO. Concluí minha residência médica em Neurologia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Goiâni...
Mostrar a descrição completaTratar condições médicas
- Doença de Alzheimer
- Doença De Parkinson
- Acidente vascular cerebral (AVC)
Formação
- Médico, Universidade Federal do Acre (UFAC), 2011
- Residência Médica em Neurolgoia Clínica., Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, 2015
Idiomas
Português, InglêsArtigos
Acidente vascular cerebral (AVC)
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) representa doenças que cursam com lesões do sistema nervoso devido alterações vasculares, tanto isquêmicas (85%) quanto hemorrágicas (15%), sendo a principal causa de óbito na população adulta no Brasil. Dentre os sintomas mais comuns estão a fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; alteração da fala ou compreensão; na visão; do equilíbrio e coordenação; dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente. Na sua suspeita, é fundamental o acionamento precoce dos serviços de urgência, uma vez que é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação completa.
Doença De Parkinson
A Doença de Parkinson é uma condição comum que afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos. Tem evolução lentamente progressiva, apresentando sintomas como a bradicinesia (lentidão nos movimentos), o tremor de repouso, a rigidez muscular e a instabilidade postural, além de alterações cognitivas, do humor, do olfato e do sono. O diagnóstico é feito com base na história clínica, no exame físico, na boa resposta ao tratamento medicamentoso (levodopa ou agonistas dopaminérgicos) e na exclusão de outros diagnósticos. Embora não haja cura, o tratamento medicamentoso, multidisciplinar e as vezes cirúrgico traz grande alívio nos sintomas e melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Vertigem
A vertigem é um sintoma comum na população e que, em geral, traz muito desconforto e preocupação. É causada por uma diversidade de doenças distintas que podemos dividir, de modo geral, em causas periféricas e centrais. As causas periféricas são as mais comuns e, embora muitas vezes benignas, podem trazer grande prejuízo para a qualidade de vida, dentre as quais podemos citar a vertigem postural benigna (VPPB) e a doença de Ménière, entre tantas outras. Já as causas centrais são decorrentes de lesões intracranianas, estão associadas a outros sintomas neurológicos e podem ser, em alguns casos, de extrema gravidade. A avaliação médica é o principal instrumento na sua definição e tratamento.
Enxaqueca
É uma doença benigna que ocorre em adultos e crianças, sendo marcada por episódios recorrentes de dor de cabeça . A dor inicia-se de forma leve, com piora gradual, pode durar até 72 horas e tem características típicas, como o caráter pulsátil, náuseas, vômitos e o agravamento por sons, luz e esforço físico. Apresenta gatilhos que podem gerar as crises ou levar à sua cronificação, como o estresse, alterações hormonais e climáticas, certos alimentos, álcool, privação ou excesso de sono, falha nas refeições, sedentarismo e abuso de analgésicos. O tratamento deve ser individualizado, com uso de medicações, mudança de hábitos de vida e procedimentos específicos para o controle da dor.
Cefaléias
A dor de cabeça é um sintoma comum na população geral, afetando praticamente todos os indivíduos no decorrer da vida. É causada por uma diversidade de doenças que podemos dividir, de modo geral, em causas primárias e secundárias. As causas primárias são as mais comuns e, embora benignas, podem trazer grande prejuízo para a qualidade de vida, dentre as quais podemos citar a enxaqueca, a cefaleia tipo tensional, a cefaleia em salvas entre tantas outras. Já as secundárias são, em geral, associadas a lesões do crânio e pescoço ou decorrentes de fatores externos, sendo em alguns casos de extrema gravidade. A avaliação médica cuidadosa é o principal instrumento na sua definição e tratam
Doença de Alzheimer
O termo “Demência” engloba doenças associadas à perda das funções cognitivas superiores, como a memória, com perda gradual da funcionalidade e independência. Dentre as causas, a Doença de Alzheimer é a mais comum. No início os sintomas são leves, com esquecimento, dificuldades de linguagem, concentração e execução de tarefas. No avançar da doença pode haver mudança de personalidade, irritação ou agressividade e dificuldade para realizar tarefas básicas como alimentar-se, vestir-se, realizar a própria higiene. O tratamento é feito por equipe multidisciplinar, e tem vistas à melhoria da qualidade de vida, a investigação de tratamento de outras doenças comumente associadas e ao suporte familiar.