Acompanhamento nutricional no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em acompanhamento nutricional no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

Encontre um especialista em Acompanhamento Nutricional no Pré e Pós-operatório da Cirurgia Bariátrica na sua cidade:
Juliana Pappi

Juliana Pappi

Nutricionista

Curitiba

Agendar uma visita
Ana Lúcia de O. Sales

Ana Lúcia de O. Sales

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Filipe Stüker

Filipe Stüker

Endocrinologista, Internista

Santa Maria

Agendar uma visita
Pedro Neviani

Pedro Neviani

Nutrólogo, Internista

Goiânia

Agendar uma visita

Especialistas falam sobre Acompanhamento Nutricional no Pré e Pós-operatório da Cirurgia Bariátrica

Acompanhamento médico nutrológico de pacientes no pré-operatório de cirurgias de redução de peso para correção de distúrbios nutricionais pré-existentes, e no pós-operatório para proporcionar emagrecimento de forma saudável, evitando e tratando possíveis deficiências vitamínicas, favorecendo melhora na composição corporal.

Debora Froehner

Nutrólogo

Curitiba


O acompanhamento na cirurgia bariátrica pela Nutrição é muito importante tanto antes quanto pós operatório. Antes será avaliado o estado nutricional e melhor preparar o paciente para as alterações alimentares específicas da cirurgia bariátrica. No pós operatório será acompanhada a evolução da dieta, a textura e tipo de dieta é evoluída gradativamente de acordo com a resposta do paciente. Todo o tratamento é individualizado e personalizado. Não será entregue laudo na primeira consulta.

Ana Cristina Freitas

Nutricionista

Rio de Janeiro


O acompanhamento pré operatório na cirurgia bariátrica visa orientar as quantidades e tipos de alimentos que podem ser ingeridos no pós cirúrgico, além de preparar a adaptação do paciente para a nova vida que o mesmo terá. Nos 15 dias que antecedem a cirurgia deve ser feita uma alimentação leve e desintoxicante a fim de minimizar complicação durante o procedimento. Deve ser realizada 3 visitas antes da cirurgia para esclarecer todas as dúvidas e medos.

Pollyanna Del Vecchio Morete

Nutricionista

Campinas


Acompanhamento nutricional no pré e pós operatório da Cirurgia Bariátrica. Preparo para a cirurgia, evolução da dieta fases líquida e pastosa, acompanhamento nutricional pós operatório tardio, inclusive no reganho de peso.

Gisele Vieira

Nutricionista


A cirurgia reduz o excesso de peso e diminui a incidência de reganho de peso à longo prazo, a incidência de doenças crônicas. A orientação nutricional é importante para que o paciente aprenda a escolher os melhores alimentos e que esteja ciente das possíveis deficiências nutricionais consequentes da cirurgia. O protocolo das visitas começa no pré-cirúrgico e continua 15 dias após a cirurgia, 30 dias após a cirurgia, com 3 meses, 6 meses pós cirurgico, com 1 ano e após este período serão visitas anuais.

Vanessa Marquezin

Nutricionista

São Paulo


O preparo pré-operatório otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica. Corrigir possíveis alterações laboratoriais e perder peso antes da cirurgia podem oferecer melhores condições à anestesia geral e à operação.O acompanhamento pós operatório também é de extrema importância , visando checar possíveis alterações laboratoriais e assegurar perda de peso.

Tatiana Valente

Endocrinologista

São Paulo

Agendar uma visita

Uma vez que a cirurgia bariátrica altera o volume gástrico – somado ou não a redução do trânsito intestinal – comumente ocorrem deficiências de macro e micronutrientes, que se perpetuarão por toda a vida sem os devidos cuidados. Por isso a importância do acompanhamento nutricional ao paciente submetido a essa cirurgia, que vai muito além da simples emissão do laudo. Podemos dividir então o papel do nutricionista em três períodos distintos: pré-operatório, pós-operatório imediato e educação alimentar contínua. Além do suporte alimentar, o nutricionista também atua na reposição vitamínica-mineral, recomendada para todos os procedimentos.

Daniela Fava

Nutricionista

São Paulo


Na tentativa de tratar a obesidade, os pacientes que realizam a cirurgia bariátrica evoluem para um estado de deficiência nutricional muitas vezes grave. Mas isso é totalmente revertido através de um acompanhamento médico e nutricional continuo e adequado. Através da suplementação de vitaminas e sais minerais, equilíbrio hormonal, qualidade de sono entre outras frentes de tratamento. Dessa forma o paciente se beneficia plenamente da cirurgia bariátrica.

Melissa Garcia De Oliveira

Gastroenterologista, Nutrólogo

São Paulo

Agendar uma visita

A cirurgia bariátrica é uma terapia bastante eficiente para a obesidade e suas doenças associadas. Ainda assim é importante que se tenha um bom acompanhamento nutricional antes do procedimento, para garantir que o indivíduo entenda as limitações que haverão após a cirurgia e inicie o processo de reeducação alimentar e no pós operatório, para evitar piora nos quadros de deficiência de vitaminas e minerais e adaptação as alterações do sistema gastrointestinal. A cirurgia é um excelente impulso para mudar de vez o hábito alimentar, no entanto, só garantindo que as mudanças na alimentação sejam duradouras é que os resultados serão mantidos a longo prazo.

Fernanda Reis

Nutricionista

São Paulo


A popularização da cirurgia bariátrica gerou uma epidemia de distúrbios nutricionais devido a falta de orientação e seguimento adequado. Apesar de ser um tratamento efetivo para a obesidade e diversos distúrbios metabólicos, a cirurgia bariátrica predispõe a deficiência micro e macronutrientes, fazendo-se necessária a prevenção através de seguimento pré e pós cirúrgico com endocrinologista.

Lívia Mara Almeida Silveira

Endocrinologista

Fortaleza


A cirurgia bariátrica é atualmente o método mais eficaz no controle da obesidade, indicado para pacientes que não atingiram o sucesso com tratamentos prévios, como terapia medicamentosa e mudança de estilo de vida. O paciente obeso – devido a alimentação hiperlipídica e hiperglicídica e com baixo aporte de vitaminas e minerais – muitas vezes apresenta carências vitamínicas antes mesmo da cirurgia, que devem ser corrigidas no pré-operatório, visando melhorar a recuperação e a cicatrização. Além disso, o paciente deve ser conscientizado que simples mudanças nos hábitos alimentares necessitam ser incorporadas no período pré-operatório, como mastigação correta entre outros.

Hoje em dia a cirurgia bariátrica é considerada muito eficiente para combater a obesidade e as doenças metabólicas associadas. É importante que se tenha um bom acompanhamento nutricional PRÉ e PÓS procedimento cirúrgico, para garantir que o indivíduo entenda as limitações que surgirão após a cirurgia e inicie o processo de reeducação alimentar. O aporte adequado de vitaminas e minerais após este procedimento é indispensável, assim como acompanhamento da evolução gastrointestinal deste paciente. Esta evolução é caracterizada inicialmente pela dieta líquida, posteriormente pastosa e a depender do sucesso da evolução passa para dieta branda e por fim geral.

Tayná Ramos Terciano

Nutricionista

Barueri


Para ter total sucesso na cirurgia bariátrica é necessário um acompanhamento nutricional antes para preparar o organismo para a cirurgia. E depois para verificar as deficiências de vitaminas e minerais, corrigindo as. Além disso a Nutricionista vai ajudar o paciente a seguir um planejamento alimentar adequado para que o não volte a engordar.e consiga mudar seus hábitos alimentares.

Realizo acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica e colocação de balão gástrico. Experiência na prescrição de dietas e suplementação de vitaminas e proteínas nesta fase. Análise da composição corporal através de avaliação por Bioimpedância para verificar ganhos e perdas de massa muscular e de gordura corporal.

A cirurgia bariátrica (ou cirurgia de redução de estômago) é um procedimento adotado quando medidas anteriores de redução do peso não foram bem sucedidas. Ela precisa ser acompanhada por uma equipe multi-disciplinar, pois envolve diferentes especialidades e cuidados. Faço o acompanhamento da parte de endocrinologia e nutrologia tanto durante o pré quanto pós operatório, atuando para prover as condições de saúde necessárias para a realização da cirurgia e posteriormente para a boa recuperação do paciente. O pós-operatório, em particular, é muito importante para evitar retroceder aos maus hábitos que causaram a necessidade do procedimento, e as mudanças no estilo de vida são vitais.

Juliana Lara

Endocrinologista, Nutrólogo

Barueri

Agendar uma visita

Acompanhamento ao paciente bariátrico é fundamental, primeiro é feito a avaliação antropométrica para saber seu IMC(índice de massa corpórea), circunferências e pregas cutâneas, para saber se está apto a cirurgia. Depois o acompanhamento para dieta pré e pós-bariátrica. Por fim esse paciente devera ser suplementado, precisando de um auxilio de uma nutricionista.

Zenaide May

Nutricionista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Acompanhamento nutricional no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.