Sou Operado de bariátrica à 4 anos, vida normal, praticante de atividade física, hemoglobina em 14 e

5 respostas
Sou Operado de bariátrica à 4 anos, vida normal, praticante de atividade física, hemoglobina em 14 e hematócrito 46, ou seja sem anemia, porém ferritina em 7.
Faço uso de multivitaminico diário (materna) + b12 injetável 1x / mês.
Preciso me preocupar com a baixa ferritina, mesmo tendo uma alimentação super equilibrada e fazendo atividade física regular?
Obs: sinto um pouco de cansaço. Pode ser a ferritina baixa ?
Olá!
A ferritina é um estoque do ferro no organismo e quando está baixa pode causar anemia.
Mesmo com a alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, é fundamental que os pacientes bariátricos tenham um acompanhamento multidisciplinar para toda a vida, avaliando os sinais e sintomas, readequando a suplementação para que as carências não aconteçam. Recomendo avaliação para melhor diagnóstico, tratamento e prevenção.
Abraços!

Sim. Valores baixos de ferritina estão associados a esses sintomas como cansaço, falta de fôlego, queda de cabelo e outros.
É importantíssimo fazer acompanhamento regular com suplementação, até mesmo em pacientes não bariátricos com níveis baixos.
Muito provavelmente seu cansaço tem relação com a sua ferritina baixa.
Em torno de 70% do ferro consumido é incorporado à hemoglobina e o restante é armazenado como ferritina que é uma proteina de estoque do ferro. Se o estoque está baixo, muito provavelmente você está na fase inicial de uma anemia. Sugiro que faça uma avaliação mais profunda com um profissional da saúde.
Mesmo com a alimentação equilibrada e estilo de vida saudável, o risco de anemia após a cirurgia bariátrica existe. A ferritina representa o estoque de ferro no organismo, como ela está baixa, a próxima etapa é começar a reduzir o que está na hemoglobina, pois o que está sendo ingerido não está suficiente.
É como se vc tivesse dinheiro no bolso, mas entrando valor insuficiente para suprir seus gastos, usa-se a reserva do banco, até que essa reserva esgota e seu saldo vai ficando negativo.
É preciso avaliar sua necessidade de reposiçao, antes que isso aconteça.
Olá. tudo bem?
Sim, pacientes bariátricos muitas vezes precisam fazer reposição de ferro, mesmo já fazendo uso de polivitamínico, esse nutriente tem menor absorção após a cirurgia, então mesmo que você tenha uma alimentação equilibrada, é necessária a reposição esporádica quando os níveis de ferritina estiverem baixos, já que a absorção nunca mais será a mesma de antes da cirurgia.
A ferritina baixa pode causar cansaço, falta de ar, tonturas e palidez.
É interessante voltar em consulta com seu cirurgião ou médico de confiança para que possa ser feita a reposição adequada, e talvez até ajuste do seu polivitamínico para um específico para bariátricos (geralmente tem maior teor de ferro, cálcio, ácido fólico e vitaminas do complexo B, nutrientes em risco de deficiência após a cirurgia).